É bem importante pensar no futuro e numa carreira com possibilidade de ser duradoura. Especialmente depois da experiência da pandemia, quando muita coisa mudou no ambiente de trabalho. Por isso, vamos ver quais as profissões em alta em 2022 e porque elas são tão apreciadas.

Na maioria das vezes, uma carreira em ascensão tem relação com a situação do pós-pandemia e com o mundo globalizado e digital que vivemos. Ainda assim, há espaço para outros segmentos.

Pensando em te ajudar a escolher entre as profissões em alta, separamos dez cargos bem requisitados no mercado de trabalho atualmente, e quais cursos você deve fazer para atuar na área. Vamos lá?

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia também: Entomologia Forense: conheça mais sobre essa área de atuação

10 profissões em alta em 2022

Desenvolvedor de Softwares

Iniciando nossa lista na área de tecnologia, começamos com os desenvolvedores de sistemas, os chamados Devs. Sua importância é bem autoexplicativa: eles são responsáveis por montar e supervisionar o funcionamento do software de diversos aparelhos, seja computadores ou celulares.

Convenhamos, hoje em dia é bem difícil viver sem esse tipo de tecnologia. Por isso, o mercado para o desenvolvedor é um dos mais promissores. Além do mais, é possível achar faculdades na área, como a graduação DevOps da Estácio.

Analista de Big Data

Outra das profissões em alta é o Analista de Big Data. Na prática, esse profissional categoriza e analisa informações obtidas por dados, sendo responsável por lidar com o grande volume de informações na internet. Como muitas empresas precisam desses dados, o Analista é bastante requisitado.

Você pode fazer vários cursos para atuar na área, seja como graduação ou especialização. Entre eles estão o de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação.

Técnico de Informação

O profissional da Tecnologia da Informação, chamado de TI, é um coringa nas grandes empresas. Ele é comumente associado à resoluções de problemas técnicos em computadores ou impressoras, mas seu trabalho não fica só nisso.

Além do suporte técnico, ele faz toda a parte de programação, atuando na construção de softwares ou na administração de bancos de dados. Percebeu como é um profissional multifacetado? Por isso sua importância no mercado de trabalho.

Se quiser atuar na área, pode ir direto para o curso de Gestão da Tecnologia da Informação.

Terapeuta Alternativo

Entrando na saúde, precisamos lembrar como a pandemia e a vida dentro das redes sociais aumentou o debate sobre o bem-estar físico e mental. A rotina corrida e a exigência profissional também acrescentam muito à questão.

A partir desses cenários, muitos procuram ajuda de pessoas com formações em terapias alternativas, como auriculoterapia, aromaterapia e terapias termais.

Geneticista

Unindo áreas da saúde, biologia e tecnologia, está o geneticista. Ele é um especialista com a capacidade de modificar o mapeamento genético de seres vivos, incluindo animais, plantas e seres humanos.

A ideia da área é melhorar os aspectos genéticos, sendo uma ferramenta importante até mesmo no desenvolvimento de alimentos geneticamente modificados. Por isso, é comum ter uma grande demanda em laboratórios, empresas do ramo agropecuário ou em hospitais.

Para ser geneticista, você pode fazer mestrado ou doutorado depois de uma graduação em Biomedicina ou Biotecnologia, por exemplo.

Psicólogo

Lembra quando falamos do grande debate sobre bem-estar? Então, aqui entra o trabalho mais tradicional do psicólogo. O número de casos de depressão e ansiedade têm aumentado e com isso cresceu também a procura por profissionais da área.

Porém, o psicólogo também é muito importante na parte de Recursos Humanos de empresas, no recrutamento. Por essas e outras é uma das profissões em alta.

E já sabe né? Dá de fazer o curso de Psicologia em diversas universidades, públicas ou privadas, como a Estácio.

Arquiteto e Engenheiro 3D

O arquiteto ou engenheiro 3D cria projetos em três dimensões. Assim, eles entregam resultados mais inteligentes para o ramo de construção civil e melhoram toda produtividade do projeto.

Durante a graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura e Urbanismo, os alunos entram em contato com a matéria. Porém, é possível se especializar com uma pós-graduação.

Analista de Marketing Digital

Ficou clichê falar como as redes sociais mudaram tudo, não é? Para o posicionamento de marcas então, já cansamos de ouvir isso. Porém, isso está longe de ser mentira e o profissional responsável por ajudar nisso é o Analista de Marketing Digital.

Logo, é fácil ver a profissão como uma grande possibilidade para o futuro. E tem mais: há várias formas de atuar na área, como se formar em Marketing e ir se especializando, ou depois de fazer Jornalismo.

Gestor de Sustentabilidade

Indo para a parte ambiental da nossa lista de profissões em alta, está o Gestor de Sustentabilidade. Ele estuda formas eficientes de usar os recursos naturais de maneira equilibrada e consciente, diminuindo os danos ao meio ambiente.

Como o debate acerca da questão ambiental está muito em voga, as indústrias têm se esforçado para diminuírem os impactos de suas ações. Por isso, precisam de trabalhadores qualificados para isso.

Se interessou? Que tal fazer Engenharia Ambiental e seguir essa linha de atuação?

Gestor de Resíduos

Quem é formado em Engenharia Ambiental também pode seguir carreira como Gestor de Resíduos. Ele é o responsável por dar o destino correto aos materiais eliminados por fábricas e por incentivar práticas como reciclagem.

No Brasil, existem diversas regras que indústrias precisam cumprir quando falamos de descarte de materiais. Com isso, o trabalho do Gestor de Resíduos é sempre bem importante no meio.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESTÁCIO E CRESÇA NA CARREIRA

Saiba mais: Gestão em e-commerce Estácio: veja o que estuda e o mercado

Qual profissão em alta você escolheu?

Sem dúvidas há espaço em vários segmentos. Agora é só escolher o melhor para você e fazer o curso. Gostou do texto? Continue lendo nosso blog e siga bem informado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui