Traçar metas a partir da nota de corte do Enem é uma necessidade para muitos candidatos. Afinal, o número indica a possibilidade de cursos que você pode escolher. Aí você deve se perguntar: 400 pontos no Enem dá para qual curso?

Essa nota não dá a chance de passar nos mais concorridos, como Medicina, Odontologia ou Direito. Porém, ainda é possível garantir vaga num curso interessante e com boas possibilidades de trabalho e salário.

Para isso, separamos as opções possíveis de fazer ao tirar 400 pontos no Enem. Levamos em conta a nota de corte a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma das melhores formas de entrar em universidades públicas de todo o país. Se interessou? Continua lendo o texto.

Saiba mais: Enem digital ou impresso: conheça os dois formatos da prova

Nota de corte: como funciona?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é feito todo ano, com milhões de candidatos. Por isso, é normal várias pessoas concorrerem por uma vaga, especialmente se o curso for muito visado.

Nesse caso, em cada ano é calculada a nota mínima para passar em um determinado curso. Por exemplo, em 2021, quem queria entrar em Medicina pelo Sisu precisava alcançar o mínimo de 797 pontos. Outros casos, como Odontologia, exigiram o mínimo de 750 e Biomedicina, 730 pontos.  

Por isso, como existe um número limitado de vagas para determinada graduação, entra em cena a nota de corte. Cada processo seletivo, seja o Sisu ou o Prouni, define o mínimo para as faculdades. E pode mudar conforme o ano, tudo depende da performance dos alunos.

400 pontos no Enem dá para qual curso? Veja quatro opções

Conseguir mais de 700 pontos é um desafio muito grande. É preciso um conhecimento considerável em todas as matérias e ir muito bem na redação. Por isso, quem tira uma nota menor acaba se perguntando quais as opções de entrar numa universidade pública, a partir do Sisu.

Por exemplo: tirar 400 pontos no Enem dá para qual curso? Essa pontuação é mais realista para muitos e ainda garante uma boa chance de conseguir vaga num curso legal. Pensando nisso, separamos quatro boas opções.

Cada curso recebeu uma nota de corte a partir do desempenho dos candidatos no ano de 2021. A ideia aqui é mostrar como existem possibilidades, mesmo sem acertar tudo na prova. Vamos conferir:

Engenharia Sanitária e Ambiental – 399,98 pontos

Um dos cursos mais atuais e importantes na área de Engenharia, a Sanitária e Ambiental, obteve nota de corte de 399,98 pontos no Sisu 2021. Isso mostra como existe a chance de fazer essa faculdade, sem precisar ir super bem no Enem.

A Engenharia Sanitária e Ambiental é uma graduação complexa, onde os estudantes entendem como preservar os recursos naturais e reduzir os impactos das atividades humanas no meio ambiente. Com isso, o profissional pode ser o responsável por analisar a poluição no ar, solo ou água, assim como no planejamento e gestão ambiental.

Engenharia de Pesca – 379,59 pontos

Quando se perguntar: “400 pontos no Enem dá para qual curso?”, uma das respostas mais interessantes é a de Engenharia de Pesca. Mesmo sendo uma graduação mais específica, é uma ótima possibilidade para quem quer unir conhecimentos técnicos, mais voltados a área de exatas, com biológicos.

O Engenheiro de Pesca planeja e desenvolve atividades relacionadas ao cultivo, captura e comercialização de peixes e outros frutos do mais. Com isso, a graduação mostra como aproveitar os recursos naturais disponíveis, considerando também como preservar a fauna aquática.

Letras – Português – 400,99 pontos

Outra boa opção é o curso de Letras – Língua Portuguesa. Para conseguir vaga fazendo o Enem, e disputando bolsa no Sisu, o aluno precisará alcançar 400,99 pontos, uma média mais tranquila, se comparada às outras faculdades.

Nessa graduação, o estudante entra em contato com o universo complexo do Português, considerando desde a gramática até a literatura escrita na língua. Depois de formado, há a chance de atuar como professor ou no desenvolvimento de livros didáticos, assim como em editoras de livros.

Ciências Biológicas – 417,07 pontos

Por fim, pegamos uma alternativa na linha das ciências biológicas, com o curso de Biologia. Para ter acesso à graduação, é preciso bater os 417,07 pontos. Nesse sentido, é uma ótima pedida para quem curte a área e quer atuar como biólogo.

Na faculdade, você verá tudo sobre as formas de vida na terra e como elas se comportam. Depois de formado, é possível arranjar emprego com licenciamento ambiental, em projetos de pesquisa ou empresas de grande porte.

Enem 2022: detalhes para lembrar

Agora você já sabe como usar os 400 pontos no Enem e para qual curso. Tá faltando saber detalhes sobre a prova de 2022, não é? Bom, o prazo para inscrições iniciou em 10/05, então ainda dá tempo de garantir sua vaga para fazer a avaliação.

O Enem 2022 acontece em 13 e 20 de novembro e neste ano, assim como nos anteriores, você tem a chance de fazer a prova digital. Mas tem que correr para garantir sua vaga, pois as inscrições são limitadas.

Leia também: Sisu 2022: veja as datas e prepare-se para participar

Nosso texto te ajudou? Segue lendo tudo que postamos no nosso blog e continue acompanhando detalhes sobre vestibulares, graduações e tudo relacionado à Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui