Depois da entrada na faculdade, chega a hora de encontrar o primeiro estágio em Engenharia Civil. Seja em um grande escritório de projetos ou em uma construtora, um estágio pode agregar muito ao seu currículo.

Essa será a oportunidade perfeita para você vivenciar na prática o que aprendeu na sala de aula, conhecer o dia a dia de uma empresa e dar os primeiros passos para a sua entrada no mercado de trabalho. Se você procura um estágio em Engenharia Civil mas não sabe como conseguir uma oportunidade, confira as 6 dicas que separamos para você neste post!

Dicas que vão ajudar você a conseguir um estágio em Engenharia Civil

 

1. Busque conhecimentos complementares

Ir além dos conteúdos que integram a grade do curso de Engenharia Civil é uma maneira de se destacar dos outros candidatos durante o processo seletivo. Isso porque o mundo de hoje, cada vez mais complexo, exige conhecimentos interdisciplinares e habilidades complementares para a resolução de problemas.

Por isso, ao longo da sua graduação, procure investir no aprendizado de outros idiomas, familiarizar-se com os softwares mais utilizados em sua área e desenvolver habilidades como gestão de tempo e liderança. Experiências como intercâmbio e trabalho voluntário também podem contar pontos. Tudo isso pode diferenciar você de outros candidatos, além de ser muito útil em sua carreira futura!

2. Capriche no currículo

Atualmente, os currículos podem ser mais digitais do que impressos em papel, mas continuam sendo importantes na busca por um estágio ou emprego. Por isso, quando estiver procurando uma vaga de estágio em Engenharia Civil, não esqueça de caprichar no seu currículo.

Invista tempo em um currículo que seja simples, objetivo e bonito. A internet facilitou muito esse trabalho com sites como o Canva, por exemplo, que trazem dezenas de modelos de currículos gratuitos para escolher e montar em poucos minutos.

É importante incluir no seu currículo dados como nome, telefone, e-mail, endereço, objetivo profissional, formação acadêmica (onde estuda, qual o curso, ano de início e previsão de término), qualificações (experiências e competências que domina e que podem contribuir para o seu objetivo profissional), cursos complementares, idiomas estudados e outras atividades realizadas, como intercâmbio, trabalho voluntário e prêmios recebidos.

Procure fazer com que tudo isso caiba em uma página ou, no máximo, em duas. Currículos muito extensos não chamam a atenção e pesquisas mostram que as informações da primeira página são as que costumam ser analisadas com maior atenção pelos recrutadores e selecionadores.

3. Conheça as diferentes áreas da Engenharia Civil

O leque de possibilidades de estágio em Engenharia Civil é amplo, indo desde a clássica construção civil até a geotecnia, passando por saneamento, transporte e cálculo estrutural. São muitas as áreas de atuação para você escolher! Por isso, saber quais desses campos mais interessam para a sua trajetória futura ajudará a refinar a sua busca por um estágio.

Uma maneira de conhecer algumas dessas áreas de atuação e de tornar seu currículo mais robusto para a procura de um estágio em Engenharia Civil é participar de atividades acadêmicas como empresas juniores e projetos de iniciação científica.

Se quiser saber mais sobre as áreas da Engenharia Civil e suas diferenças, falamos mais sobre esse assunto no post Mercado da construção: conheça a faculdade de Engenharia Civil.

4. Procure vagas nos lugares certos

Além de ter um bom currículo, é importante saber onde procurar vagas de estágio em Engenharia Civil. Mais uma vez, a tecnologia pode dar uma mãozinha para você. Sem sair de casa, é possível procurar por cargos na sua cidade em redes sociais profissionais como o LinkedIn – aliás, vale manter um currículo completo e aberto a recrutadores por lá. Sites como os do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e o Vagas também são boas fontes de oportunidades para quem está procurando por um estágio.

Você também pode visitar o site das empresas pelas quais se interessa, preenchendo cadastros de processos seletivos disponíveis nesses locais. Grupos em redes sociais voltados a estudantes e profissionais de Engenharia Civil são outra boa fonte, permitindo inclusive um intercâmbio de informações com outros alunos e engenheiros já formados.

Por último, mas não menos importante, aproveite as oportunidades oferecidas pela sua universidade. A Estácio, por exemplo, tem um programa de incentivo de estágios, o Estácio Carreiras, que facilita o contato entre empresas e alunos da instituição, além de oferecer orientação profissional.

5. Vá a eventos de Engenharia Civil

Palestras, feiras, congressos e outros eventos da área de Engenheira Civil servem não só para que você fique por dentro das novidades da área, mas também para que possa prospectar oportunidades de estágio. Nesses eventos, é possível fazer contato com quem já está no mercado e demonstrar interesse em determinada vaga ou empresa.

Algumas faculdades e universidades também organizam feiras de estágio e emprego nas quais empresas comparecem e apresentam oportunidades. Procure saber se a sua instituição de ensino promove algum evento desse tipo e aproveite a ocasião para buscar a sua vaga de estágio em Engenharia Civil.

6. Fique atento à entrevista

Depois de montar um currículo de sucesso, procurar e candidatar-se a uma vaga, certamente você chegará à fase da entrevista. Nessa etapa, é importante que a preparação comece antes do dia da entrevista. Não deixe para a véspera: informe-se sobre tendências da área, esteja por dentro do que a empresa faz e conheça a vaga para a qual está se candidatando. Reflita também sobre os seus pontos fortes e fracos, suas experiências e objetivos de carreira.

O objetivo do entrevistador é conhecer você e descobrir se o seu perfil se encaixa na posição desejada e na empresa de modo geral. Perguntas como “Por que você quer trabalhar em nossa empresa?”, “Quais suas principais qualidades e defeitos?” e “Como você pode colaborar com o nosso desenvolvimento?” são comuns nesse tipo de conversa. Você precisará estar preparado para respondê-las!

Já no dia da entrevista, escolha uma roupa que demonstre seriedade e comunique-se de forma clara e objetiva. Não utilize gírias. Seja pontual, demonstre interesse e seja verdadeiro em cada resposta que você der para o recrutador.

Essas foram nossas dicas para você conquistar uma oportunidade de estágio em Engenharia Civil e dar os primeiros passos para uma carreira de sucesso. E você, tem alguma dica para quem está procurando uma vaga? Então deixe aqui nos comentários! E se você gosta de estar por dentro das novidades sobre ensino superior, mercado de trabalho e bolsas de estudo para quem deseja estudar, fique atento ao nosso blog para mais informações!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui