O mundo da tecnologia atrai muitos interessados, especialmente aquele jovem que está finalizando o Ensino Médio e precisa decidir os próximos passos profissionais. Não à toa, o mundo tecnológico chama bastante atenção, especialmente a faculdade de Tecnologia da Informação. Mas quais os detalhes dessa opção? A faculdade de TI dura quantos anos?

No geral, existe um tecnólogo nesta linha, o qual te dá toda a base da área. Assim como outros cursos na modalidade, ele tem uma duração menor. Mas o legal é que esta não é a única opção para quem pensa em seguir no mundo da tecnologia. Existem outras graduações, igualmente importantes.

No fim, é preciso entender todos os detalhes. É uma decisão importante. Por isso, preparamos um texto com informações essenciais para quem está pensando em seguir em Tecnologia da Informação.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Saiba mais: Bacharelado e licenciatura: qual o melhor tipo de curso para você?

O que é TI?

A área de TI tem como intenção auxiliar no armazenamento e transmissão de dados. Basicamente, por meio de um computador, ela produz, transmite e armazena diversas informações, agregadas de forma organizada dentro de um sistema. Com isso, toda a parte de hardware, software e bancos de dados faz parte da Tecnologia da Informação.

Pense o seguinte: a informação é feita de dados, os quais devem ser organizados de uma forma lógica, para facilitar o entendimento. Com isso, a TI atua ativamente codificando e achando as melhores formas de transmitir e armazenar tais detalhes dentro de um sistema.

Com isso, a área de TI é bem ampla e costuma ser importante tanto para a parte de dentro do sistema, quanto a de fora, o chamado hardware. Empresas de smartphones, computadores, internet e servidores de uma forma geral empregam profissionais da área.

Curso Tecnologia da Informação

Mesmo sendo bem amplo, a TI possui um curso tecnólogo específico de Tecnologia da Informação. Nele, o aluno aprende a gestão de tecnologia para atuar dentro de empresas de diversos portes e estilos. Assim, ele aprende a auxiliar a gestão de recursos humanos, implementando softwares com a capacidade de ajudar todo o corpo de colaboradores.

O curso é bem voltado às matérias de exatas, então o ideal é gostar do estilo ou simplesmente ser capaz de tolerar as diversas contas e cálculos complexos. Porém, a graduação é muito interessante e engloba diversos temas relevantes na nossa sociedade.

E aí a parte mais legal do negócio: TI é um curso do futuro. Fazer a graduação é uma certeza de estar escolhendo uma profissão com possibilidades gigantes no mercado de trabalho. Não só no Brasil, mas todo o mundo necessita de formados na área.

Só para você ter uma noção, mostramos as principais matérias da faculdade:

  • Banco de Dados;
  • Comércio Eletrônico;
  • Contratos e Fornecedores;
  • Empreendedorismo;
  • Governança de TI I e II;
  • Gestão de Projetos;
  • Modelagem de Processos de Negócios;
  • Modelagem de Dados;
  • Organização e Arquitetura de Computadores;
  • Planejamento Estratégico de TI;
  • Redes de Computadores.
  • Sistemas Integrados de Gestão;
  • Sistemas Operacionais;
  • Tecnologia da Informação aplicada à Logística;
  • Técnicas de Desenvolvimento de Algoritmos;
  • Qualidade de Software.

Faculdade de TI: quantos anos leva?

Como estamos falando de um tecnólogo, a média é de dois anos de duração, sendo respectivo a quatro semestres. Durante a faculdade, o aluno entra em contato com temáticas relevantes para uma graduação de TI e sai pronto para o mercado de trabalho.

A ideia é formar profissionais com foco em atuar dentro de empresas. Com isso, você sai da universidade com plena capacidade de entender e atuar na sua área, mas também com conhecimentos na gestão de empresas e departamento pessoal.

Faculdade de TI: mercado de trabalho

Para atuar, é preciso ter diploma de uma universidade aprovada pelo MEC. Este é o primeiro passo. Porém, é legal entender os locais de trabalho de alguém formado em TI também. Já vamos adiantar que o mercado é carente de profissionais da área, então não será muito difícil arrumar emprego.

Via de regra, os melhores salários e oportunidades estão em cidades maiores, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. Veja a seguir algumas atuações em empresas:

  • Auxílio na gestão de equipes de TI;
  • Consultoria estratégica de TI;
  • Consultoria estratégica sobre o uso da tecnologia;
  • Gestão de processos, como análise de riscos, recursos e qualidade;
  • Gestão da tecnologia de organizações;
  • Plano de negócio.

Outras faculdades de TI

Deu de perceber que a faculdade de TI e quantos anos leva para se formar tem relação com o modelo, não é? A ideia do tecnólogo é preparar para gestão e o mundo dos negócios, além de considerar os conhecimentos sobre tecnologia.

Porém, se você não quer gestão, pode seguir na área de TI escolhendo cursos relacionados, como Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informações. Como são bacharelados, o tempo de duração aumenta para, no mínimo, 4 anos.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Faculdades para fazer: veja opções interessantes para sua carreira

Faça sua escolha e matricule-se na Estácio!

Entendeu quantos anos leva para fazer faculdade de TI e como funciona o curso? O bom é que se você não quiser o tecnólogo, dá pra optar por uma das outras opções de curso. No fim, escolha o melhor para você.

Continue lendo as produções do nosso blog e conheça todos os cursos da Estácio.