Além de escolher um curso de graduação, precisamos escolher uma área de atuação. Por isso, futuros médicos se perguntam sobre que áreas da Medicina são mais promissoras. Desta forma, podem garantir mais oportunidades profissionais quando formados, de acordo com o seu perfil e aptidões.

Para conhecer quais são as áreas da Medicina que se destacam no mercado continue a leitura, que vamos te dar todos os detalhes. É natural ter dúvidas de qual especialidade seguir, mas conhecendo um pouco sobre elas, sem dúvida ajuda na decisão final. Então, vamos lá tirar as suas dúvidas!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Saiba mais: Biomedicina: áreas de atuação e mercado de trabalho

O curso de Medicina, o internato e a residência

Médicos, antes de obter o diploma de bacharel, estudam por seis anos. E durante o curso passam pelo internato, período em que entram em contato com as diversas áreas da profissão. O que é vantajoso, já que permite aos futuros profissionais da saúde entender o que gostam e não gostam na profissão. E, portanto, no momento da residência, já têm mais certeza da escolha feita.

A residência é um período de estudo e prática profissional que acontece depois da faculdade. Ou seja, é o momento em que os médicos se tornam especialistas em uma determinada área da saúde. As possibilidades de especialização são muitas, por isso fazer a escolha correta é importante. Afinal, algumas podem durar até cinco anos.

As áreas da Medicina mais tradicionais

No Brasil há três instituições responsáveis por regular a profissão, são elas:

  • Associação Médica Brasileira (AMB);
  • Conselho Federal de Medicina (CFM);
  • Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Em conjunto, elas formam a Comissão Mista de especialidades, que é responsável por manter a relação de especialidades existentes atualizadas de acordo com as normas vigentes. Atualmente, há mais de 55 especialidades existentes. E entre estas há diversas que tem tradição e devem manter a sua importância com o passar dos anos. Confira algumas delas:

Clínica médica

Médicos que optam por esta especialidade são generalistas. E, portanto, têm importante papel na atenção primária aos pacientes. Podem atuar como médicos da família no setor público, ou então optar pela telemedicina, área da medicina que ganhou destaque com a pandemia de Covid-19.

Urgência e emergência

Acidentes de diversos tipos acontecem e vão continuar a acontecer. Um bom atendimento logo após o acidente pode fazer diferença para o paciente e sua sobrevivência. Estes profissionais especialistas contam com a tecnologia e estão cada vez mais capacitados. Por isso é uma área tradicional que vai manter seu espaço nos hospitais.

Oncologia

Esta especialidade surgiu oficialmente em 1983. E desde então o número de profissionais especialistas tem aumentado. A população está vivendo mais tempo, e uma vida longa, para parte dos seres humanos, resulta no aparecimento de câncer. Por esta razão estes profissionais, os novos tratamentos e tecnologias desenvolvidos seguirão tendo importância para a saúde humana.

As áreas da Medicina do futuro

O mundo está mudando, e a medicina faz parte do mundo. Ou seja, não fica de fora da evolução. Há áreas que perdem destaque, enquanto há outras que têm grande número de pacientes e por isso necessitam de mais profissionais especialistas.

Veja algumas especialidades que devem ganhar forças nos próximos anos:

Infectologia

Com a pandemia de Covid-19 que começou em 2020 e ainda nos preocupa, muito já aprendemos. Mas há muito o que ser desvendado quando o assunto é o surgimento de novos vírus e as medidas preventivas. Por isso, cada vez mais profissionais infectologistas serão necessários. Apenas com pessoas dedicadas a compreender os mecanismos de ação de vírus ou bactérias que podem causar pandemias é que entenderemos como evitar ou reduzir as consequências negativas diante destas situações.

Cirurgia plástica

Os seres humanos estão cada vez mais velhos e vaidosos. Ou seja, preocupam-se com o aparecimento de rugas ou acúmulo de gordura em seus corpos. Portanto, há um aumento significativo na procura por procedimentos estéticos que prometem rejuvenescer ou corrigir o que muitos julgam de imperfeições.

A cirurgia plástica é uma área promissora na atualidade. E seu futuro está garantido. Novas tecnologias e produtos são desenvolvidos todos os anos. E é uma área da Medicina com alto retorno financeiro.

Reprodução humana assistida

Mulheres e homens decidem ser pais cada vez mais tarde. Esta é uma realidade cada vez mais comum entre os casais. Primeiro decidem desenvolver suas carreiras, depois querem aproveitar a disponibilidade financeira para viajar. E assim o desejo de ter um filho vai sendo adiado. Porém, com esta decisão, a dificuldade de engravidar pode se tornar realidade.

E por isso a reprodução humana assistida está cada vez ganhando mais espaço. Homens e mulheres, com o avançar da idade, podem precisar de serviços como fecundação in vitro para realizar o sonho de trazer um filho ao mundo. E é neste momento que estes profissionais são importantes. Podem orientar e ajudar a tomar as decisões corretas sobre que técnica utilizar, por exemplo.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Veja mais: 10 cursos na área da saúde para quem não quer Medicina

Qual destas áreas da Medicina você mais gostou?

Se o seu sonho é cursar Medicina, saiba que a Estácio de Sá tem uma excelente estrutura, melhores professores do mercado e reconhecimento do Ministério da Educação. Informe-se sobre as nossas bolsas de estudo e matricule-se!

Para mais informações sobre cursos, carreira e mercado de trabalho, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!