Procurar especialização na sua área é um grande requisito para conseguir bons empregos. Hoje em dia, o diploma de graduação ajuda muito na entrada no mercado de trabalho, mas já não é suficiente, o que acaba influenciando numa procura maior de profissionais com pós-graduação. Porém, nem sempre sabemos como escolher as melhores instituições de pós-graduação EaD.

Aliás, o fato de ser EaD influencia bastante na dúvida também. Afinal, existem muitas ofertas em faculdades e pode acontecer de você escolher uma pós-graduação num local que não combina com você, para dizer o mínimo. E, convenhamos, estamos falando da sua vida educacional e profissional, é necessário o máximo cuidado nas escolhas nessa hora.

A boa notícia é que dá de perceber as boas alternativas de instituições de pós-graduação EaD. Continue lendo esse texto e vamos te mostrar como funciona essa modalidade de ensino e quais itens você deve ficar atento ao fazer sua escolha.

Vamos lá?

Leia também: 4 cursos de pós-graduação em TI para você ficar de olho

MATRICULE-SE EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO COM A QUALIDADE DA ESTÁCIO

Como funciona uma Pós EaD?

Uma pós-graduação é uma formação feita depois de concluir um curso de graduação. Ou seja, se você fez um bacharelado, tecnólogo ou licenciatura, pode realizar um curso extra, com foco específico em uma determinada área de conhecimento.

Geralmente, para ser aceito, o aluno precisa ter feito uma graduação com alguma ligação à pós. Mas não é algo tão fechado e restrito, só precisa ter similaridades. Por exemplo: um licenciado em Matemática pode fazer uma pós ligada à Pedagogia. As duas áreas acabam tendo conexão, pois são voltadas à sala de aula.

Quem procura essa especialização pode fazer por vários motivos, mas acontece de ser um a mais na hora de entrar em mestrados ou ao procurar um bom emprego. Muitas empresas olham com carinho para candidatos com especialização na área, por isso é importante considerar essa opção para dar aquela valorizada no currículo.

E onde entra o EaD?

O ensino a distância tem sido uma ferramenta muito útil para todos os envolvidos em educação. Para os alunos, os quais não podem se deslocar para uma unidade, o estudo remoto é uma forma de acesso a conteúdos pouco disponíveis. Para a universidade, é uma maneira de oferecer cursos sem precisar focar tanto em infraestrutura.

Por isso, normal a oferta e demanda do EaD ter aumentado, mesmo em pós-graduação. Essa modalidade funciona a partir de uma plataforma online, desenvolvida pela instituição, com a capacidade de passar os conteúdos, geralmente por vídeo e materiais de apoio online. Tudo com a melhor qualidade e base pedagógica, é claro.

Além do mais, o EaD possui uma plataforma que dá a possibilidade de conversar com outros estudantes e professores, além de consultar diversas produções acadêmicas, sejam livros ou artigos no formato digital.

Qual a diferença entre Especialização e MBA?

Uma pós pode ser dividida em duas modalidades: stricto e lato sensu. Nesse texto, vamos focar na última, a qual pode ser em formato MBA ou especialização tradicional. O Master of Business Administration (MBA) é voltado para quem quer aperfeiçoamento na área de gestão de negócios, ou seja, dá as bases para o aluno assumir cargos de liderança em empresas.

Já a especialização tradicional foca em um assunto específico, não possuindo uma intenção tão delimitada quanto a anterior. Você escolhe uma temática e aprofunda sobre ela de forma geral, como um complemento importante à sua formação original. Não é tão densa como uma graduação, mas agrega muito.

Como escolher as melhores instituições de pós-graduação EaD?

Agora que você já entendeu como funciona essa especialização, vamos te mostrar quais os itens para ficar atento ao escolher uma instituição. Ao pesquisar na internet, vai ver alternativas bem atrativas e nada melhor do que saber como identificar as melhores instituições de pós-graduação EaD.

Conheça a reputação da pós EaD

Primeiro passo ao escolher um curso, seja de graduação ou pós: verifique se o Ministério da Educação (MEC) aprova e avalia o mesmo com uma boa nota. Sim, essa é parte mais importante para evitar uma opção ruim. O MEC toma muito cuidado ao aprovar os cursos e é bem exigente em suas notas. Para ter noção das avaliações em questão, acesse esse link e pesquise a universidade e a pós desejada.

Outra possibilidade é se informar a partir de avaliações na internet, ou de conhecidos e amigos. Ouça a opinião de outras pessoas, especialmente se elas escolherem a mesma pós. O ideal é esgotar as possibilidades e garantir a melhor alternativa.

Saiba tudo sobre a grade curricular e o corpo docente

O estudante precisa estar atento aos conteúdos do curso. Sendo assim, você precisa checar quais temáticas vão aparecer nas aulas e se elas estão bem embasadas. Dependendo da universidade, o corpo docente mostra quais referências conduzem o curso, assim, dá pra perceber se eles usam bons autores e temas relevantes.

Falamos de professores e, claro, não dá pra deixar de abordar eles. Prefira uma pós com um corpo docente com predominância de mestres e doutores, pois isso é um indicativo da qualidade das aulas e de quão sério o curso é para a instituição de ensino. Lembre-se: bons professores fazem uma universidade, assim como alunos dedicados.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESTÁCIO E CRESÇA NA CARREIRA

Qualidade da infraestrutura

Você deve estar se perguntando: por que me preocupar com a infraestrutura, se as aulas são remotas? Bom, lembra quando comentamos da plataforma, a qual precisa ter vídeos e material de apoio de qualidade? Quando falamos de infraestrutura no método EaD, nos referimos muito ao layout e usabilidade da plataforma.

Se ela for ruim de usar e de baixa qualidade, vai prejudicar seu aprendizado e te desmotivar. Outra coisa: dependendo da pós, você vai precisar fazer provas presenciais ou até mesmo aulas práticas em laboratórios. Não dá pra escolher uma universidade com salas pouco equipadas e equipamentos ruins. Por isso, verifique esses detalhes antes.

Valor da mensalidade

Desconfie se o preço for muito baixo ou muito acima do esperado. É difícil determinar uma média, mas a pós-graduação costuma ter um valor menor na mensalidade, comparado à graduação. Com isso, se for algo fora da realidade, talvez não seja a melhor opção nesse momento.

Leia também: Pós-graduação a distância: faça uma especialização logo após se formar!

Pós-graduação EaD Estácio: uma das melhores

Pra te encaminhar para uma escolha certeira, nada melhor que considerar fazer sua pós na Estácio, não é? A universidade está no mercado há mais de 50 anos e conta com cerca de 80 mil alunos e 1.000 polos EaD espalhados pelo Brasil.

Com a Estácio, você tem ambiente virtual de aprendizagem completo, com conteúdo da disciplina quando e onde quiser. Além do mais, o aluno possui contato direto com professores, tutores e ajuda constante de monitores, se precisar de assistência caso algum problema apareça.

Ah, lembra da prioridade número na hora da escolha? Pois saiba: a universidade tem cursos reconhecidos e bem avaliados pelo MEC, com infraestrutura excelente e corpo docente preparado para passar seus conhecimentos a diante.

Alguns cursos oferecidos na pós

  • Acupuntura;
  • Administração e Marketing Esportivo;
  • Biomecânica e Fisiologia do Exercício;
  • Bioquímica do Exercício;
  • Cinema e Linguagem Visual;
  • Comunicação e Marketing em Mídias Sociais;
  • Design Digital;
  • Desenvolvimento de Jogos Digitais;
  • Educação 4.0;
  • Educação Infantil;
  • Farmácia Hospitalar
  • Gastronomia Vegetariana e Vegana;
  • Gestão de Projetos;
  • História do Brasil;
  • História e Cultura no Brasil;
  • Inteligência de Negócios;
  • Liderança e Coaching;
  • Língua Portuguesa e Linguística;
  • MBA em Assessoria Executiva;
  • MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
  • Panificação e Confeitaria;
  • Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada;
  • Sociologia;
  • Segurança da Informação;
  • Teologia;
  • Tradução de Inglês;

Leia mais: 4 dicas para valorizar um curso de pós-graduação no seu currículo

Faça sua matrícula numa pós-graduação EaD

E aí, deu de entender como escolher um bom curso de pós-graduação? Com certeza esse texto de ajudou a clarear a mente e evitar levar um senhor calote. Na hora de lidar com a nossa vida financeira e profissional, precisamos pensar com calma cada passo. Leve em consideração as orientações e defina bem o que quer estudar.

Gostou desse texto? Continue acompanhando nosso blog e leia outros conteúdos como esse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui