Sair do Ensino Médio e encarar uma universidade é o sonho de muitos estudantes. Mas você já parou para pensar como é a primeira semana na faculdade?

Não vá pensando que a primeira semana de aulas é só diversão e festas. Pelo contrário: desde o primeiro momento é preciso que você se organize e tenha foco no seu futuro. Afinal, não foi fácil chegar lá!

Ao mesmo tempo, não precisa ter medo! O período da faculdade é um dos mais ricos da vida, pois você terá contato com conhecimentos novos, culturas diferentes e também terá a oportunidade de criar boas relações com colegas e professores.

Para ajudar você que está prestes a encarar a primeira semana na faculdade, preparamos nove dicas para tornar esse momento mais tranquilo e desde já organizado. 

Confira!

9 dicas para se preparar para a primeira semana na faculdade

1- Atenção ao cronograma de aulas

É comum que antes mesmo de iniciarem as aulas você receba a sua grade de horário e o nome das disciplinas que serão ministradas no primeiro semestre de sua graduação.

Fique atento a esse cronograma para que você não perca as primeiras aulas!

Além disso, pesquise um pouco sobre cada disciplina e os conteúdos relacionados. Essa preparação será fundamental para que você se sinta ainda mais envolvido na sala de aula e tenha um melhor acompanhamento das aulas.

É sempre bom lembrar que o ritmo das aulas em uma faculdade é bem diferente do ritmo das aulas do colégio. Por isso, organize-se e esteja preparado!

2- Conheça melhor o curso escolhido

Ao ter acesso à grade curricular de seu curso, você também tem acesso ao nome e muitas vezes ao e-mail  do coordenador de sua graduação.

Aproveite bem essas informações e procure o coordenador para agende uma conversa sobre a graduação escolhida. 

Essa conversa, com foco na sua educação, servirá para que você esclareça algumas dúvidas sobre o curso, conheça em detalhes seus aspectos e entenda de que forma a graduação colaborará para sua formação profissional.

Tenha certeza de que esse encontro com a coordenação do curso ajudará você a ter uma visão mais clara da profissão que escolheu e o ajudará a se preparar melhor para os próximos anos na faculdade.

3 – Conheça a bibliografia de apoio

Durante a primeira semana na faculdade, os professores costumam passar para os alunos uma lista de livros e leituras, a chamada bibliografia de apoio.

Esses conteúdos são de extrema importância e servem para complementar as aulas e trabalhos solicitados da disciplina em questão.

Conheça essa bibliografia e organize-se para que consiga fazer a leitura dela. 

A organização é necessária pois a carga de leitura durante os primeiros semestres da faculdade costuma ser bem extensa, principalmente se o seu curso for da área de humanas.

Assim, organize seu calendário de leitura, que pode ser semanal ou quinzenal, e evite atrasar essas atividades.

Todos esses materiais são essenciais para que você possa fazer uma boa prova e, principalmente, assimilar todo o conhecimento que lhe foi transmitido.

4 – Caso se sinta à vontade, participe do trote dos calouros

O trote dos calouros é uma das atividades que mais encantam e ao mesmo tempo assustam os novos alunos durante a primeira semana na faculdade.

Por isso, não se sinta obrigado a participar dessa atividade, mas, caso você esteja à vontade com isso, participe!

O trote é uma excelente oportunidade para conhecer colegas e também alunos veteranos, além, é claro, de ser uma ótima oportunidade de diversão.

Algumas faculdades têm adotado o trote solidário. Com isso, além de promover a integração dos alunos, é possível participar de boas ações, como arrecadação de roupas e mantimentos para ajudar instituições ou mesmo realizar visitas solidárias em asilos e creches.

No entanto, é sempre bom deixar o alerta: não se sinta coagido a participar de trotes que comprometam seu bem-estar ou que provoquem constrangimento. 

Caso isso aconteça, busque imediatamente a coordenação do seu curso.

5 – Conheça as entidades estudantis

Muitas faculdades possuem entidades estudantis como grêmios, centros acadêmicos, atléticas e empresas juniores.

Esses espaços são fundamentais para a formação dos alunos, já que é ali que os estudantes têm a oportunidade colocar em prática muitos dos ensinamentos vistos na sala de aula.

Além disso, as entidades são lugares nos quais você tem a oportunidade de conhecer novas pessoas, mesmo de cursos diferentes do seu.

6 – Conheça as atividades complementares a seu curso

Cursos de extensão, pesquisas de iniciação científica e programas de estágio são apenas algumas das atividades oferecidas pelas faculdades e que podem acrescentar muito à sua formação.

Por isso, não perca tempo. Já na primeira semana da faculdade busque conhecer quais dessas atividades a instituição oferece, quais as características e o que é preciso fazer para participar.

Dessa forma, você poderá desde já colocar em prática uma estratégia para que sua vida acadêmica se torne cada vez mais rica e cheia de oportunidades que podem ir muito além dos anos de formação na faculdade.

7 – Conheça os meios de transporte

Muito já falamos sobre a primeira semana dentro da faculdade. Mas como chegar até lá?

Uma dica é se preparar antecipadamente para sua primeira semana de aula e conhecer o melhor trajeto para chegar à faculdade.

Com o início das aulas, busque informações com os colegas sobre os meios de transportes mais utilizados, grupos de caronas ou transportes alternativos.

É comum que nas secretarias das faculdades você também encontre algumas dessas informações. 

8 – Converse com seus professores

Aproveite a primeira semana de aula para se aproximar de seus professores e esclarecer dúvidas sobre a formação profissional, opções de carreira, grade curricular e determinados aspectos das disciplinas.

É bom que você faça essa aproximação na primeira semana da faculdade, pois geralmente é um período mais tranquilo antes dos trabalhos e provas.

9 – Peça ajuda

Lembre-se de que, sempre que tiver alguma dúvida, peça ajuda, seja na secretaria da faculdade, seja na coordenação, com professores ou colegas.

 A primeira semana na faculdade geralmente vem acompanhada de muitas dúvidas e ansiedade, mas não deixe que isso paralise você! Tenha certeza de que muitos de seus colegas também se sentem assim.

Além disso, busque apoio também em casa e entre os amigos fora da faculdade.

Esse é um momento único na sua vida e que você merece desfrutar com muita alegria!

Se você ainda não entrou na faculdade, que tal aproveitar e conhecer mais sobre os cursos e quem sabe até se inscrever? Aproveite!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui