Estágio profissional: como encontrar o seu

Entrar no mercado de trabalho não é fácil. Por melhor que tenha sido a formação do profissional, há muita gente disputando as vagas disponíveis. Para os recém-formados, essa situação pode ser ainda pior, afinal, eles têm pouca ou nenhuma experiência e acumulam, na maioria das vezes, apenas conhecimentos teóricos. A melhor forma de aumentar as chances de conseguir um emprego logo após pegar o canudo é ter no currículo um estágio profissional.

Essa experiência é muito mais valiosa do que a bolsa que o estudante recebe como remuneração: ela costuma ser o pontapé inicial para a carreira escolhida. Ter feito um estágio profissional significa que você conhece as rotinas da profissão e que já sabe, pelo menos um pouco, como colocar a mão na massa. Sem contar que, muitas vezes, o próprio estágio se transforma em CLT logo após a formatura — se o estágio não for em órgão público e o empregador gostar das entregas e do perfil do profissional, ele com certeza terá prioridade no processo seletivo.

Como encontrar um estágio profissional?

Confira, a seguir, algumas dicas de como encontrar um estágio profissional e começar a trilhar a sua carreira. Estes são alguns caminhos que você poderá trilhar para isso:

1. Sites especializados

Existem diversos portais de vagas que reúnem oportunidades abertas para estagiários e outros tipos de contratação. Alguns dos mais conhecidos são:

  • Vagas.com.br: um dos principais sites de vagas do Brasil; concentra oportunidades de estágios, empregos e trainees;
  • Catho: outro grande portal brasileiro de classificados de empregos, que também traz estudos e informações sobre as mais diversas profissões;
  • CIEE: site governamental focado na divulgação de vagas de estágio em todo o território nacional;
  • Super Estágios: agência que integra estudantes, empresas e instituições de ensino para auxiliar na contratação de estagiários;
  • Nube: plataforma especializada na colocação de jovens no mercado de trabalho.

2. LinkedIn

O LinkedIn funciona também como uma ferramenta de anúncio de vagas e recrutamento de candidatos. Mas ele tem um papel maior do que esse na conquista de uma vaga de estágio: mesmo que você se candidate por outro meio, o empregador certamente visitará o seu perfil no LinkedIn.

Por isso, é importante mantê-lo sempre atualizado, colocando não apenas a sua formação, mas também experiências anteriores e certificados. O próprio LinkedIn divulgou recentemente algumas dicas para quem quer dar um upgrade na carreira com a ajuda da rede: ter uma boa foto de perfil; inserir um título profissional criativo; mencionar experiências como trabalhos voluntários, intercâmbios e cursos de idioma. Confira o material completo.

3. Portal da sua instituição de ensino

É comum que as instituições de ensino superior tenham um espaço para a divulgação de vagas, sendo um bom espaço para os seus alunos buscarem um estágio profissional. A Estácio, por exemplo, conta com o portal Vagas Estácio, exclusivo para estudantes da universidade. É possível se candidatar às oportunidades disponíveis diretamente por lá, bem como cadastrar o currículo para que as empresas possam encontrar o candidato.

A instituição também oferece o canal Estácio Carreiras, no qual acadêmicos e graduados da universidade têm um acompanhamento completo de sua vida profissional. Nessa plataforma são oferecidos serviços como orientação na criação de currículos e dicas para processos seletivos.

4. Conheça pessoas da sua área

Networking faz toda a diferença em todos os momentos da carreira. Você deve construir a sua rede de contatos ainda durante a faculdade, aproveitando as visitas que a instituição promove a empresas, por exemplo, para conhecer e conversar com profissionais. Além disso, os professores muitas vezes atuam ou conhecem quem trabalha no mercado, recomendando os melhores alunos para vagas de estágio profissional.

Este post foi útil para você? Em nosso blog, temos diversos textos com dicas para quem está começando agora no mercado de trabalho, além de conteúdos com dicas de estudos e produtividade. Fique de olho e não perca as novidades!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *