Na hora de escolher uma faculdade alguns critérios devem ser analisados. Um dos mais importantes é se certificar se a universidade tem o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação). Desta forma, é importante escolher uma instituição de confiança. Por exemplo, a Estácio é reconhecida pelo MEC e você pode se matricular com segurança.

Portanto, para garantir o seu diploma você precisa procurar instituições de ensino reconhecidas. Caso contrário, o seu futuro profissional estará seriamente comprometido. Uma vez que sem a chancela do MEC é como se a sua graduação não tivesse acontecido. Isso mesmo, o seu diploma não terá validade e tampouco você poderá trabalhar legalmente na área que escolheu.

Então, vamos te explicar melhor como a Estácio é reconhecida pelo MEC. Também aprenda como analisar os critérios exigidos para uma instituição ser considerada de qualidade pelo Ministério da Educação.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia mais: Cursos online reconhecidos pelo MEC: 5 opções na Estácio

Sim, a Estácio é reconhecida pelo MEC!

Conforme já antecipamos, sim, você pode ficar tranquilo que na Estácio você encontra um ensino de excelência, com o reconhecimento do MEC. Ou seja, todos os cursos da instituição tem autorização para funcionar.

Não é simples obter a certificação do MEC e, para isso, cada instituição precisa atender a alguns critérios. Além da autorização para funcionar, é necessário ter boas avaliações e um parecer positivo de órgãos representativos do curso, como o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho Nacional de Saúde.

A Estácio, no caso, atende a esses critérios, que correspondem a uma nota, definida de acordo com dois indicadores avaliativos. O Conceito Institucional (CI) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Vamos falar um pouco mais deles a seguir:

Conceito Institucional (CI)

Primeiramente, refere-se à avaliação da estrutura física da instituição, com base em visitas aos prédios de cada unidade, como salas de aula, laboratórios e áreas de convivência.

Em segundo lugar, avalia-se a didática do corpo docente, com um levantamento do currículo dos professores e dos planos para desenvolvimento de carreira. Assim como os técnicos do MEC analisam os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos, e as atividades de pesquisa e extensão.

Índice Geral de Cursos (IGC)

Já o Índice Geral de Cursos avalia os alunos e o que lhes é oferecido em termos de conteúdo. Portanto, trata-se de uma nota obtida a partir da média das notas de todos os cursos oferecidos pela Estácio, já avaliados anteriormente pelo MEC.

Por exemplo, o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é que vai determinar a nota do IGC. Contudo, a prova é aplicada a cada três anos para alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação.

Qual a nota da Estácio no MEC?

As notas para o IGC e CI variam de 1 a 5 – sendo 5 a nota máxima. No conceito institucional, a Estácio obteve nota 3, considerada Bom/Satisfatório pelo MEC. Já no Índice Geral de Cursos, a nota foi 4, o que corresponde a ótimo.

Portanto, são consideradas ótimas avaliações dentro dos critérios analisados pelo Ministério da Educação. Esse reconhecimento na qualidade de ensino Estácio confere aos estudantes  a segurança de estarem fazendo a escolha certa para o seu futuro profissional.

Leia também: Estácio, qual a nota do MEC para a instituição?

Como saber se a universidade é reconhecida pelo MEC?

Para saber se uma instituição de ensino superior é credenciada pelo MEC, basta acessar o site http://emec.mec.gov.br/. Aqui você ainda confere como saber se o seu curso é válido dentro dos critérios do MEC.

Como faço para me matricular nos cursos da Estácio?

Agora que você já sabe que a Estácio é reconhecida pelo MEC, pode escolher com segurança entre os mais de 400 cursos oferecidos pelo Brasil. Nesses 50 anos de atuação, mais de 700 mil alunos já passaram pela universidade, que oferece opções de graduação e pós-graduação, em diferentes modalidades.

Existem duas formas de processo seletivo para quem está fazendo a primeira graduação. Se esse é o seu caso, você pode fazer o Vestibular Estácio ou usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No entanto, se você está estudando em outra faculdade, também é possível pedir transferência externa para a Estácio. Ainda existe o ingresso direto, sem vestibular, voltado apenas para quem quer fazer uma segunda graduação.

Além disso, a Estácio oferece diversas opções de bolsas de estudo e o parcelamento facilitado, o PAR, com juro zero e sem necessidade de fiador. Aqui você encontra todas as informações que precisa para se matricular.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Viu como a Estácio é reconhecida pelo MEC?

Acima de tudo, a instituição segue à risca os rigorosos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação. Portanto, se você ainda não é aluno, mas sonha com o seu diploma, aproveite para escolher entre os cursos disponíveis. São muitas as opções, todas com a qualidade de ensino Estácio.

Também não deixe de seguir acompanhando aqui no blog. Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui