O sonho de conquistar o diploma do ensino superior pode se tornar mais próximo através de uma bolsa para faculdade. Isso porque muitas pessoas desejam cursar a graduação mas não conseguem pagar as mensalidades dos cursos.

É por esse motivo que iniciativas públicas e privadas disponibilizam bolsas de estudo. Elas permitem a ampliação do acesso ao ensino superior e dão aquela força para fazer a mensalidade caber no seu bolso.

Nesse post, nós vamos de te apresentar modalidades de bolsas para faculdade e te mostrar como aumentar as chances de conseguir a sua. Inclusive, para cursar universidades de qualidade como a Estácio. Confira!

Leia também: Bolsas de graduação: 5 formas para se matricular hoje mesmo

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Bolsa para faculdade pelo ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é o maior programa de bolsas de estudos nacional. Ele pertence ao Governo Federal e apresenta um grande número de selecionados em todo território nacional.

As bolsas do ProUni podem ser integrais ou parciais. Para ser selecionado é preciso ter um bom nível de conhecimento e não possuir renda para custear as mensalidades.

A seleção das bolsas para faculdades privadas através do ProUni é realizada duas vezes ao ano. O critério de classificação do ProUni é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São as notas do Enem então que permitirão ou não que o aluno ingresse numa faculdade particular.

Os requisitos mínimos para concorrer a esse tipo de bolsa para faculdade são: ter realizado o Enem mais recente, possuir média 450 nas provas e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso comprovar renda inferior a três salários mínimos e não ter diploma de curso superior.

Como conseguir bolsa para faculdade na Estácio

A Estácio é uma instituição privada que possui múltiplas formas de ingresso e concessão de bolsas para que você tenha uma educação de qualidade. Veja:

Utilize sua nota do Enem

Você pode ingressar em um curso da Estácio utilizando a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de qualquer ano. A bolsa para faculdade pode ser de até 100% do valor do curso.

O requisito mínimo é ter feito ao menos 300 pontos na redação e mais de 100 pontos nas demais áreas do conhecimento. O valor da bolsa será definido de acordo com a pontuação do estudante e os critérios de concessão estabelecidos através do regulamento.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Vestibular Estácio

Com o Vestibular Estácio você pode receber bolsa pra faculdade de 70% no primeiro semestre do curso e 60% até o fim da graduação. Para participar, é preciso fazer a solicitação pelo site da Estácio.

O vestibular é realizado tanto online quanto presencial. Você pode escolher qual modalidade deseja fazer. Para ser aprovado, é preciso ter nota mínima 3 (três). Também é possível utilizar a nota do Enem no vestibular Estácio e concorrer a bolsa.

Transferência durante o curso

É possível pedir transferência para a Estácio e receber uma bolsa para faculdade de até 90% de desconto se você já cursa a graduação em outra instituição de ensino.

Para executar a transferência é preciso comparecer a uma unidade da Estácio portando os seguintes documentos:

  • Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Documento que comprove vínculo com a instituição de origem (Histórico Escolar, situação acadêmica e disciplinas cursadas com aproveitamento ou a Declaração de Matrícula atualizada e com prazo de validade de 30 (trinta) dias).

Bolsas para indicados

A Estácio também abre campanhas para ingresso de estudantes através de indicação. Alunos indicados podem receber bolsa de estudos para faculdade com até 50% de desconto durante todo o curso.

Para isso, um aluno da instituição precisa indicar uma outra pessoa através da campanha da Estácio. A pessoa indicada deve acessar o link personalizado que recebeu, realizar o que for pedido e depois solicitar o desconto através do call center.

Segunda graduação

Se você está buscando cursar a segunda graduação a Estácio oferece bolsas de até 50% no primeiro semestre do curso. Sabe o que é melhor? Você não precisa realizar vestibular. É só realizar a matrícula na instituição como aluno que já possui diploma.

Os seus créditos de disciplinas também são aproveitados ao máximo. Isso significa que se na sua segunda graduação existirem cadeiras que você já cursou anteriormente, você não precisa cursá-las novamente.

PAR – Parcelamento Estácio

Além das opções acima, a Estácio ainda oferece o PAR, o Parcelamento Estácio. Essa é uma forma simples e fácil de parcelar as suas mensalidades sem juros.

Com o PAR você ganha o dobro do tempo para pagar sua graduação. Funciona da seguinte maneira: nos dois primeiros períodos você pagará apenas 30% da mensalidade e o restante será parcelado até após a conclusão do curso.

Todo aluno aprovado no Vestibular Estácio ou que ingressou com a nota do Enem tem crédito pré-aprovado no PAR. Para selecionar essa opção de financiamento é solicitá-la no momento da matrícula.

Você pode realizar a simulação dos valores das parcelas do PAR no site da Estácio, é só clicar aqui para acessar. Nele, você irá inserir o valor da mensalidade do curso, a quantidade de períodos e sua renda atual.

O simulador apresentará então as mensalidades do PAR durante a graduação e o que será pago após a formatura. Também é possível ver quanto o valor da sua mensalidade corresponde a porcentagem da sua renda.

Leia também: Mude para a Estácio: sua graduação com até 70% de desconto

Bolsa para faculdade ofertada por fundações

Fundações de incentivo ao estudo também oferecem bolsa para a faculdade. Elas não possuem fins lucrativos e trazem oportunidades de aprendizado em instituições nacionais e internacionais.

Um exemplo é a Fundação Estudar, que tem uma seleção própria. Nela, o candidato passa pelas etapas: inscrição e pagamento; testes de perfil, lógica e análise de trajetória; avaliação de vídeo; entrevista de competências; painel com ex-bolsistas e entrevista final.

3 dicas para aumentar a chance de garantir uma bolsa para faculdade

As modalidades de bolsas para faculdade são diversas. No entanto, existem algumas dicas que podem te ajudar a conquistar a sua. Veja abaixo:

1 – Realize um planejamento com antecedência

Se você ainda está no Ensino Médio, comece a pesquisar cursos e instituições que possuem bolsas de estudo. Dessa forma, você pode se preparar para os prazos e requisitos solicitados para receber o benefício.

Um bom planejamento ajuda a evitar surpresas e te coloca na frente dos concorrentes. É bom estar atento a que períodos do ano as instituições disponibilizam as bolsas, quais documentos solicitados e quais os critérios de seleção.

2 – Estude para ter um bom desempenho no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um critério seletivo mesmo em bolsas para faculdades particulares. Ter um bom desempenho na avaliação é requisito mínimo de algumas modalidades de bolsas ofertadas nas instituições.

Além disso, dependendo da faculdade, é possível que o valor das notas signifique um maior ou menor desconto. Esse tipo de critério varia entre diferentes instituições de ensino e você deve conferir o funcionamento nos respectivos editais ou regulamentos.

3 – Seja um aluno de graduação dedicado

Algumas bolsas para faculdade são concedidas através do mérito do aluno. Ou seja, é preciso ser um aluno dedicado, que apresenta bons resultados nas avaliações para conseguir um bolsa parcial ou integral.

Os critérios variam de acordo com a instituição, assim como a duração da bolsa. De qualquer forma, ter atenção aos estudos te ajuda a ter o histórico da graduação admirável e ainda pode garantir aquela ajuda de custo nas mensalidades.

Bolsa para a faculdade: vai garantir a sua?

Gostou das nossas informações e dicas? Matricule-se em um curso de graduação da Estácio utilizando uma das modalidades de bolsa!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui