Antes de descobrir se a faculdade que você quer cursar tem uma nota alta na avaliação do MEC (Ministério da Educação), você precisa saber se ela é reconhecida por ele. Infelizmente, existem instituições de ensino superior (IES) que oferecem graduações sem esse reconhecimento – ou seja, mesmo que o aluno conclua o nível superior, seu diploma não terá validade no Brasil.

Buscar um curso de graduação que caiba no seu orçamento é importante, verdade. Mas não comece a sua trajetória escolhendo o seu curso apenas pelo valor da mensalidade. É claro que é necessário pesquisar preços, mas tão importante quanto conseguir pagar a faculdade é ter seu diploma reconhecido depois de formado. Por isso, opte por uma universidade que tenha qualidade reconhecida e que ofereça condições favoráveis para você começar o ensino superior. É possível encontrar cursos com boa avaliação do MEC e preços atrativos. Neste post, trazemos algumas opções para você.

Escolhendo um curso com avaliação positiva do MEC e mensalidades em conta

Depois de ter escolhido o seu curso de graduação, o passo seguinte é decidir em qual faculdade você vai estudar. É importante, como comentamos antes, verificar se a instituição de ensino é reconhecida pelo MEC. Depois de ter essa informação, será a hora de optar por um curso que tenha uma avaliação do MEC favorável para os seus planos de progressão na carreira.

Confira algumas dicas que poderão ajudá-lo a acertar nesse momento tão importante da sua vida:

1. Veja como consultar a avaliação do MEC do curso que você deseja

Para saber se um curso de graduação de determinada instituição de ensino superior é reconhecido pelo MEC, acesse o site e-MEC e siga os seguintes passos:

  1. Abra a aba “Consulta Avançada”;
  2. Escolha “Curso de Graduação” no campo “Buscar por”;
  3. Logo abaixo, digite o nome da IES que você quer consultar;
  4. Informe o curso específico sobre o qual você está procurando mais informações;
  5. Informe o estado e o município do campus;
  6. Selecione a modalidade de ensino, que pode ser presencial ou a distância;
  7. Escolha a situação do curso como “Em atividade”;
  8. Coloque o código de verificação solicitado e aperte em “pesquisar”;
  9. O preenchimento de diversos campos que fazem parte do formulário é opcional.

Ao encontrar o curso que você deseja, será possível verificar também qual foi a nota dele nas últimas edições do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além de informações como a data de início de seu funcionamento, a carga horária mínima, o atual coordenador, a quantidade de vagas que podem ser disponibilizadas anualmente e o histórico dos índices da faculdade.

Quando você estiver no formulário de pesquisa do e-MEC, você poderá selecionar um índice específico, como CC (Conceito de Curso), CPC (Conceito Preliminar de Curso), Enade ou IDD (Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado) – ou deixar esse campo sem ser selecionado para ter acesso a todos esses índices, quando eles estiverem disponíveis.

Ao optar por outra opção de busca, por “Instituição de Ensino Superior”, você poderá verificar outros indicadores, como CI (Conceito Institucional), CI-EaD (Conceito Institucional EaD) e IGC (Índice Geral de Cursos).

2. Cursos na modalidade EaD

Por demandar uma infraestrutura mais reduzida, os cursos na modalidade de educação a distância (EaD) muitas vezes apresentam custos menores do que os cursos similares na modalidade presencial. Mas, assim como nos cursos feitos diretamente na instituição de ensino, será importante que você observe também o reconhecimento dos cursos EaD.

Se o curso que você deseja fazer não existe na modalidade presencial perto da sua casa, uma boa opção para você será fazer essa formação na modalidade EaD. Dependendo do curso, a diferença na mensalidade pode ultrapassar os R$ 300 na comparação entre ensino presencial e a distância. Essa é uma das vantagens dos cursos EaD. Outra é a flexibilidade que esses cursos dão para você encaixá-los na sua rotina atribulada.

Vale lembrar que os diplomas dos cursos de graduação presencial ou a distância são iguais, assim como as oportunidades de trabalho para quem se forma neles. Segundo a Regulação da Educação Superior do MEC, a educação a distância não é de segunda grandeza. Isso é garantido pelo fato de que o MEC tem o mesmo rigor ao avaliar esses cursos e os presenciais.

Se, ainda assim, você tem dúvidas sobre os cursos de graduação a distância, basta seguir o roteiro que apresentamos antes e verificar a avaliação do MEC da graduação que você deseja fazer.

3. Licenciatura

Você já pensou em ser professor? Devido à necessidade de formar bons profissionais nos cursos de licenciatura, essa área conta com vários incentivos para quem quer fazer uma graduação.

Em muitas universidades, por exemplo, o vestibular para licenciatura não é cobrado ou tem uma taxa menor. Além disso, há mais facilidade de conseguir bolsas de estudos e as mensalidades costumam ser mais em conta. Confira as opções de cursos de licenciatura da Estácio e veja como as mensalidades são acessíveis.

4. Verifique as oportunidades de bolsas de estudos

A questão econômica tem se tornado cada vez menos um impeditivo para ingressar no ensino superior. São diversos os incentivos para quem sonha com o diploma mas não tem condições de pagar as mensalidades na íntegra.

Além do Fies e do ProUni, a Estácio tem bolsas de estudos próprias. Essas oportunidades podem ser acessadas por meio da aprovação no vestibular, com a utilização da nota do Enem, optando pelo ingresso por segunda graduação ou por meio de transferência externa.

A instituição de ensino também oferece parcelamento facilitado, sem juros e sem necessidade de fiador, e o DIS, opção que permite que o aluno pague apenas R$ 49 nas primeiras mensalidades do curso de graduação. Acesse o site da Estácio para verificar todas as opções.

Encontrou um opção de curso com boa avaliação do MEC e que não vai pesar muito no seu bolso? Se você ainda está indeciso sobre qual curso de graduação pretende fazer ou sobre como escolher a sua profissão, navegue pelo nosso blog e confira outros conteúdos sobre esses temas. Você poderá conferir, ainda, mais sobre mercado de trabalho, processos seletivos e até dicas de estudo e produtividade. Até os próximos posts!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui