A hora de escolher um curso de graduação requer reflexão, autoconhecimento e pesquisa. O futuro acadêmico deve avaliar com quais áreas têm mais afinidade na mesma medida em que deve verificar como estão as tendências no mercado de trabalho. Procurar um curso superior com grandes perspectivas de empregabilidade é um fator que deve ser levado em conta nessa decisão.

Escolher uma graduação que dê aquele empurrão na hora de conseguir um emprego é o primeiro passo para uma trajetória profissional de sucesso. Além disso, se você estiver preocupado com a sua empregabilidade, outro ponto importante será escolher uma universidade que está voltada para o mercado de trabalho e em formar profissionais qualificados para ele. Neste post, listamos seis cursos de graduação que vão dar uma turbinada no seu currículo e que estão em alta no mercado.

Cursos em alta e características de uma universidade com alta empregabilidade

Na faculdade, não basta você escolher um curso com o qual você tem afinidade. Se você está preocupado com a sua trajetória profissional – e quem não está? –, será fundamental também estar atento com a empregabilidade das diferentes profissões.

Quais cursos estão em alta, são tendência, e quais formações, mesmo “tradicionais”, sempre apresentam uma boa empregabilidade por causa das características do mercado de trabalho? Confira alguns cursos de graduação que formam profissionais para um mercado concorrido mas que também apresenta muitas oportunidades:

1. Enfermagem

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) divulgou um estudo em 2018 com uma estimativa surpreendente para o Brasil: o país deve precisar de mais 4,5 milhões de enfermeiros até 2040. Ou seja, a área de atuação do formado em Enfermagem, que já é ampla, está em expansão e com perspectivas de aumento de empregabilidade.

O profissional formado em Enfermagem pode atuar em instituições públicas e privadas e é muito requisitado em unidades básicas de saúde (UBS). Em municípios menores, inclusive, costuma haver falta de enfermeiros disponíveis. Com o envelhecimento da população, esse profissional se torna ainda mais indispensável e pode atuar no tratamento geriátrico e em casas de repouso.

Nos cinco anos do curso de Enfermagem da Estácio o aluno tem contato com disciplinas como Ética na Saúde, Processo Gerencial em Enfermagem, Biofísica e Enfermagem em Saúde da Família.

CONHEÇA O CURSO DE ENFERMAGEM DA ESTÁCIO

2. Medicina

Com preços de mensalidade acima da média, o curso de Medicina é reconhecido como um dos mais disputados nos vestibulares. E não é à toa: depois de formado e ao passar pela residência obrigatória, o médico pode optar por fazer alguma das várias especialidades disponíveis no mercado. A maioria delas tem alta demanda e muitas opções de atuação, seja no segmento privado ou público.

Ou seja, quem escolhe Medicina tem grandes perspectivas de empregabilidade. Prova disso aparece no levantamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), publicado em 2018 e que mostra que o Brasil irá precisar de mais 1 milhão de médicos até 2040. Além disso, os médicos aparecem no topo da lista entre os melhores salários oferecidos pelo mercado. Segundo o Guia de Profissões da Catho, um clínico geral recebe em média R$ 6,6 mil por mês.

3. Administração

Profissionais versáteis e que podem atuar em áreas como logística, marketing, finanças e recursos humanos. Os administradores estão em alta e são requisitados em empresas públicas e privadas, assim como pelo terceiro setor.

A consultoria Robert Half elencou algumas funções que têm alto grau de empregabilidade. Algumas delas, como as de gerente de projetos, gerente de suprimentos, de contas e comercial podem ser exercidas por administradores.

No curso de bacharelado em Administração da Estácio o aluno sai preparado para atuar com planejamento e gestão estratégica de negócios, administração financeira e orçamentária e gestão de pessoas. Com todos esses conhecimentos, o administrador formado na faculdade poderá assumir cargos de liderança, assessoria e consultoria.

VENHA CURSAR ADMINISTRAÇÃO NA ESTÁCIO

4. Marketing

O Guia de Salários do PageGroup 2019 aponta alguns cargos e profissões que são tendência no mercado de trabalho. Uma das áreas em destaque é a do marketing. O levantamento, baseado em mais de 6 mil entrevistas, aponta uma mudança significativa nesse segmento. O foco do setor agora é de buscar por profissionais com perfil mais analítico e com áreas específicas de atuação.

Com o crescimento do marketing digital, por exemplo, quem domina ferramentas de experiência do usuário e desempenho da mídia, além de social media e e-commerce, sai na frente. No curso de graduação em Marketing da Estácio, o acadêmico aprenderá sobre Economia Empresarial, Planejamento e Gestão de Vendas, Marketing Digital e Mídias Sociais, entre outras disciplinas.

CONHEÇA O CURSO DE MARKETING DA ESTÁCIO

5. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A área de tecnologia da informação é uma das que mais cresce no Brasil e que, ao mesmo tempo, mais sofre com a carência de profissionais capacitados. Ao optar pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o acadêmico sai capacitado para criar, analisar, projetar e implantar sistemas de informação, informatização e automação de forma a suprir as demandas das empresas de todos os portes para esses serviços.

Os dois anos e meio de graduação na Estácio nessa área irão incrementar seu currículo e torná-lo muito mais atrativo. Além da alta empregabilidade para quem opta por essa formação, a área costuma oferecer bons salários e muitas oportunidades também no exterior.

6. Ciências Contábeis

Entre os cursos tradicionais, o de Ciências Contábeis é um dos que se destaca pelo seu alto índice de empregabilidade. Com o curso de quatro anos da Estácio, o profissional está apto para trabalhar como planejador tributário, analista financeiro, contador, auditor interno ou independente, consultor, perito contábil ou investigador de fraudes.

Essas funções são cada vez mais requisitadas por empresas de todos os portes. Essas organizações precisam se modernizar e se adequar às mudanças de legislação do País.

Na lista da consultoria Robert Half aparecem os cargos de gerente contábil e gerente de planejamento tributário como alguns dos mais ofertados pelas empresas atualmente. Ou seja, essa é uma área de atuação repleta de vagas e boas oportunidades.

CONHEÇA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA ESTÁCIO

 

 

Gostou deste conteúdo? Está procurando mais textos que possam ajudá-lo a escolher o seu próprio curso? Então acompanhe outros conteúdos do nosso blog. Por aqui você também poderá encontrar mais informações sobre cursos de graduação presencial e a distância, assim como dicas de produtividade e envolvendo o mercado de trabalho. Até o próximo conteúdo!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui