Segunda graduação EaD: 5 dicas para diversificar sua carreira

Escolher uma carreira não significa assinar um contrato vitalício. Por motivos diversos, você pode se sentir atraído a iniciar uma nova profissão, seja por oportunidades do mercado, seja pelo fato de você ter identificado uma afinidade maior com outra área. No entanto, mesmo tendo interesse de mudar, sabemos que esse não é um processo fácil. Afinal, você tem contas a pagar, um emprego na sua área e, talvez, outras pessoas que dependam de você financeiramente. Então, para não ter que romper com tudo imediatamente, que tal cursar uma segunda graduação EaD e investir em outra área enquanto você permanece na atual?

O ensino a distância tem sido uma opção viável para muita gente. Ele permite que os acadêmicos assistam às aulas onde e quando quiserem, tornando possível cursar uma faculdade ao mesmo tempo em que se trabalha oito ou mais horas por dia. Essa modalidade de ensino também facilita para quem tem filhos e tarefas domésticas a cumprir. Além disso, uma segunda graduação EaD costuma oferecer mensalidades mais atrativas. Se tudo isso lhe pareceu atrativo, confira algumas dicas que poderão ajudá-lo a dar essa guinada na sua vida profissional.

Como investir melhor o seu tempo e dinheiro em uma segunda graduação EaD?

Você sentiu que chegou a hora de mudar de área. Que a sua carreira atual já não traz tantas perspectivas quanto você gostaria. Ou, então, você quer trilhar o caminho de uma área que tem ligação com a sua carreira atual, mas que seja complementar e que possa ampliar suas oportunidades de atuação.

Se você se identificou com qualquer uma destas frases, saiba que optar por uma segunda graduação EaD pode ser o caminho mais simples e fácil para conseguir se aprimorar. Todavia, como há muitas opções no mercado, o desafio é escolher um curso que realmente possa lhe trazer benefícios.

Caso você esteja nessa busca, vamos ajudá-lo. Confira algumas dicas que poderão auxiliá-lo a fazer a escolha certa de uma segunda graduação EaD:

1. Comece pesquisando os mercados em ascensão

Se você ainda não tem muita certeza do curso que gostaria de fazer, dê uma chance às áreas que estão em ascensão. Por exemplo: se você tem afinidade com os cursos da área de Humanas, pode ser interessante analisar a graduação de Recursos Humanos.

Cada vez mais o tema gestão de pessoas está em alta. As empresas estão preocupadas em garantir o bem-estar de seus colaboradores, o que faz com que esse departamento ganhe importância. Por isso, essa é uma área que precisa de profissionais qualificados e que demanda pessoas capazes de apresentar soluções para a atração e a retenção de talentos.

Por outro lado, se você gosta mais de lógica e de matemática, por que não investir em um curso de Tecnologia da Informação? A cidade de Campinas (SP), por exemplo, está com mais de 3 mil vagas abertas nessa área. O mesmo se repete em Curitiba (PR).

2. Saiba quais são as atividades econômicas mais importantes da sua cidade

Caso você esteja trocando de carreira para se destacar profissionalmente e não tem interesse em se mudar, é importante entender qual a atividade econômica mais importante da sua cidade. Para isso, basta buscar pela arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) da prefeitura municipal e verificar os setores que mais contribuem para o PIB da cidade.

Em Florianópolis (SC), por exemplo, os setores líderes em arrecadação são os da tecnologia, da construção civil e do turismo. Quem mora na capital catarinense, então, pode investir em cursos como Engenharia de Software, Sistemas da Informação, Turismo, Hotelaria, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Faça essa mesma pesquisa na sua cidade e foque em atividades econômicas que são relevantes ou que estão em expansão.

3. Confira quais cursos são oferecidos a distância

Se você quer fazer uma segunda graduação EaD, precisa antes verificar quais são os cursos oferecidos nessa modalidade. Existem algumas formações, como Farmácia e Psicologia, por exemplo, que só são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) quando ofertadas presencialmente.

Para tirar dúvidas sobre isso, acesse o e-MEC, vá em “consulta avançada” e pesquise pelo curso pretendido, selecionando “EaD” no campo “tipo de credenciamento”. É muito importante fazer essa verificação, porque há universidades que oferecem a graduação mesmo sem o credenciamento do MEC. Porém, nesses casos, o diploma que você irá obter após formado não terá validade no mercado.

4. Matricule-se em uma instituição de ensino de qualidade

Também no e-MEC é possível verificar a nota das universidades que oferecem a segunda graduação EaD que você deseja. Após escolher o curso que você irá fazer, procure as universidades que oferecem esse curso e se matricule naquela que tiver as melhores avaliações.

Na modalidade a distância, uma das vantagens é que você não precisará se preocupar com quão longe o campus é de sua casa. Assim, fica mais fácil escolher a melhor opção para você — tanto avaliando a qualidade do curso quanto a grade curricular, os professores e o valor das mensalidades.

Na Estácio, melhor universidade particular em EaD segundo o MEC, são diversas as opções de formação para quem deseja fazer uma segunda graduação EaD. Entre outras opções, podemos citar os seguintes cursos:

5. Pondere entre uma segunda graduação EaD ou uma pós EaD

Caso você ainda não tenha certeza de que é hora de fazer uma segunda graduação EaD e, talvez, começar tudo do zero, vale ponderar se o melhor não seria fazer uma pós-graduação a distância para alavancar a sua carreira.

Nesse caso, o melhor é escolher um curso lato sensu, que foca mais no mercado de trabalho, proporcionando aprimoramento profissional ao oferecer um conteúdo mais prático.

Porém, se você pensa em seguir no meio acadêmico, trabalhando com pesquisas ou se tornando um professor universitário, o caminho mais indicado será cursar uma especialização stricto sensu, ou seja, optar por cursos de mestrado e de doutorado.

Fique de olho em nosso blog e não perca as principais novidades sobre cursos de graduação, pós-graduação, processos seletivos e mercado de trabalho. Esperamos a sua visita. Até a próxima leitura!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *