Você trabalha já algum tempo em uma certa empresa, superou os resultados esperados e recebeu a notícia do seu chefe que seu salário vai aumentar por conta disso. Só que não. Realmente, essa seria uma situação perfeita. No entanto, muitas vezes, mesmo cumprindo as metas, você terá que saber como pedir aumento de salário no trabalho. Mas não se preocupe, há algumas estratégias e alternativas para você obter sucesso nessa tarefa.

Se você quer um aumento de salário, o primeiro passo de todos é, certamente, buscar maior qualificação e conhecimento. Imagina você informar ao chefe que acabou de começar ou concluir uma especialização na sua área? Ou, ainda, um MBA que vai trazer resultados diretos à empresa? Aí, sim. Já é um grande passo para obter um aumento salarial.

Além de buscar capacitação – e a Estácio tem muitas opções para você, é preciso ter em mente que o seu chefe é também o seu cliente. Ou seja, você deve atender às expectativas do seu ou da sua superior, além de pensar no público final da empresa, claro. Mesmo assim, é natural bater a insegurança na hora de abordar o chefe sobre aumento salarial. Isso porque se essa aproximação não for feita com planejamento e cuidado, você poderá prejudicar toda reputação construída a seu favor.

Neste post, vamos listar 10 dicas cruciais para você saber como pedir aumento de salário na sua empresa. São atitudes bem práticas para facilitar a comunicação e o entendimento com a sua chefia, sem que para isso seja ultrapassado algum limite. Você está nessa situação? Acredita que já passou da hora de receber um aumento que não chega? Então fique atento às nossas recomendações.

Boa leitura!

MATRICULE-SE EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO COM A QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia também: Quais as vantagens de fazer uma especialização

Como pedir aumento de salário: por que é uma tarefa ingrata

A melhor coisa do mundo é receber um aumento salarial sem pedir por isso. Ou seja, apenas ser comunicado e ganhar um “parabéns” dos superiores. No entanto, essa situação é mais rara, muito por conta da situação financeira delicada das empresas e também por causa da concorrência interna e externa de profissionais. É comum pensar assim: não está satisfeito com o salário, outra pessoa estará.

Por essa razão, pedir aumento de salário não é nada fácil. É preciso saber muito bem o momento certo. É nessa hora que você precisa saber como valorizar o seu trabalho e também fazer uma abordagem correta aos seus superiores quanto ao seu pedido de aumento salarial.

Portanto, fique ligado nas 10 dicas abaixo e tome coragem para solicitar seu merecido reajuste.

Leia também: MBA ou Especialização: qual escolher para ter sucesso?

1 – Invista na sua qualificação profissional

Não tem saída: um profissional com melhor qualificação será na maioria das vezes mais reconhecido em relação a quem não busca mais capacitação. Sabemos que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, além de cuidar da vida pessoal e família, não é fácil. Mas é preciso enfrentar e sempre buscar a atualização dos conhecimentos por meio de cursos de graduação ou pós-graduação, entre outros.

Certamente, o profissional com maior qualificação e melhor preparado sempre será mais valorizado dentro das empresas. Portanto, investir em educação é imprescindível antes de fazer qualquer abordagem sobre aumento salarial à chefia. Ou seja, demonstra que você não está parado no tempo e está buscando se diferenciar entre os demais.

A Estácio pode ajudar nessa hora com dezenas de cursos de graduação e pós-graduação de qualidade.

Leia também: Capacitação profissional: convença a empresa a pagar pela sua faculdade

2 – Avalie como está o mercado de trabalho

Além de buscar qualificação profissional, é preciso observar como está o mercado de trabalho a sua volta e também as condições financeiras da empresa. Em primeiro lugar, é mais difícil pedir aumento no caso de uma carreira com o salário desvalorizado. Ou ainda com a oferta de profissionais muito maior do que o número de vagas de emprego. Isso faz com que as empresas mantenham o nível salarial na base.

Portanto, faça uma pesquisa de mercado para verificar o quanto estão pagando por um profissional que realize funções similares às suas. Em segundo lugar, é preciso verificar como está a situação da própria empresa. Não é muito prudente pedir aumento de salário em um cenário de crise interna, demissões, corte de custos etc. Nesse caso, você deverá ouvir um sonoro não como resposta.

3 – Reveja bem o seu desempenho na empresa

Sabemos que um aumento salarial pode resolver alguns problemas nas contas da casa. Porém, você realmente merece esse reajuste? Sim, é preciso avaliar muito bem o seu desempenho na empresa ao logo do tempo, analisar os últimos feedbacks da chefia. Você está cumprindo as metas? Se forem positivos, é um indicativo de que um pedido de aumento será bem recebido. Caso contrário, será um tiro no pé e pode até afetar a sua reputação na empresa.

Nesse sentido, para ganhar pontos com os superiores, assuma outras tarefas e responsabilidades, entregue resultados além do esperado. Ou seja, faça a empresa lucrar mais e reduzir custos e certamente você será recompensado.

Identifique também se a empresa tem um plano de cargos e salários. Isso quer dizer que há várias carreiras a serem ocupadas. De repente, uma mudança de carreira ou função é o pedido mais adequado, atrelado ao aumento salarial.

4 – Marque uma conversa com o seu chefe em um local adequado

Depois de passar pelas três primeiras dicas, chegou o grande momento. Como pedir um aumento de salário diretamente ao chefe? Não pode ser algo de qualquer jeito ou atravessado, ou em uma breve conversa de corredor. Em outras palavras, escolher a ocasião adequada contará pontos para que o chefe receba bem o seu pedido.

Portanto, a recomendação é marcar uma reunião com o seu superior, em um local particular, sem a presença de outros colegas de trabalho. Somente assim você terá o ambiente adequado para apresentar todos os seus argumentos com calma e precisão.

5 – Supere o medo e o constrangimento

É bastante comum profissionais que tenham qualificação, deem resultados acima da meta e ainda assim falta coragem para pedir por um aumento salarial. Mas saiba que é um direito dos funcionários em reivindicar melhores condições salariais, ou seja, não há pecado algum nisso ou motivo para sentir-se com peso na consciência.

No entanto, é um direito que deve ser calibrado com as primeiras dicas. Além disso, uma atitude arrogante ou de excesso de autoconfiança também pode prejudicar um pedido por aumento salarial ao seu chefe.

6 – Prepare bons argumentos e ouça seu chefe

A reunião com o seu chefe está marcada. Agora é hora de listar os argumentos que você vai utilizar para convencer seu superior sobre o reajuste salarial. Portanto, atenção! Evite utilizar motivos que de certo modo chantageiem seu chefe. Descarte argumentos que levem em conta assuntos pessoais (não consigo pagar minhas contas!), ou ainda ameaças de demissão ou mudanças para outra empresa.

O importante é usar o seu trabalho na empresa como o principal argumento. Ou seja, pontuar os resultados do seu trabalho, os projetos bem-sucedidos, e mostrar que você se importa com a empresa. Outra estratégia é pensar argumentos que mirem o futuro. Em outras palavras, o que você poderá entregar à empresa nos próximos meses? Não esqueça de citar se você concluiu ou está cursando alguma graduação ou pós-graduação.

Depois de expor seus argumentos, outro momento importante é ouvir o que o seu chefe tem a dizer. Estude tudo com cuidado e evite o enfrentamento ou a defesa. As palavras do gestor podem ser preciosas para o seu crescimento e reflexão sobre o desempenho na empresa.

7 – Esteja preparado para qualquer resposta

Mesmo após seguir à risca todo o planejamento, uma resposta negativa já de imediato pode ser um dos cenários. É importante saber encarar essa negativa sem demonstrar desmotivação na frente do chefe. Se for o caso, marque uma nova reunião em uma data definida por ambos. Depois disso, você pode fazer uma reflexão sobre suas atividades na empresa, sobre o feedback recebido na reunião.

A partir dessas informações, você terá condições de traçar um plano de permanência na empresa ou até de busca por novas oportunidades.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESTÁCIO E CRESÇA NA CARREIRA

Como pedir aumento de salário: entendeu os caminhos?

Como você pode ver, é preciso muita estratégia, planejamento e paciência para encarar o momento de pedir aumento de salário aos superiores na empresa. Podemos garantir que o investimento em uma graduação ou pós-graduação é meio caminho andado. E a Estácio pode ajudar com muitas alternativas para você.

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui