Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Você até pode sonhar em morar fora do Brasil, mas esse ainda não é o foco do nosso texto de hoje. A proposta aqui é ensinar você a aproveitar oportunidades e estudar em país estrangeiro. Afinal, com experiências em terras desconhecidas você vai adquirir conhecimento e muita vivência cultural. Assim, terá um diferencial na hora de entrar para o mercado de trabalho ou ampliar suas buscas por uma boa vaga.
Existem várias formas de você estudar em país estrangeiro. Dá para estudar idioma durante as férias escolares, fazer um intercâmbio entre universidades, escolher um dos programas de trabalho e estudo e até conseguir uma bolsa auxílio para essa experiência. Só que para qualquer uma dessas oportunidades para estudar em país estrangeiro é preciso estar preparado. Aqui, vamos ensinar você a aproveitar as fases mais importantes e sair na frente dos concorrentes.
Conheça os cursos na Estácio!
- Graduações e tecnólogos
- EAD, Flex, Presencial, Semipresencial
- Unidades em todo o Brasil
- Financiamento e bolsas
- Entre pelo ENEM
Como é o processo para estudar em país estrangeiro
Se você escolher uma graduação ou mesmo uma especialização, dá para estudar em país estrangeiro com uma bolsa. Ou seja, é possível fazer a sua experiência fora do país de graça. Para isso, precisa avaliar aqui no Brasil se a sua instituição de ensino superior tem alguma parceria. Dessa forma, dá para participar do processo seletivo e conquistar uma bolsa.
Só para você ter uma ideia, o número de bolsas para estudar em país estrangeiro aumenta a cada ano. Dá para procurar oportunidades em universidades parceiras, fundações ou agências governamentais, por exemplo.
Além disso, para estudar em país estrangeiro é preciso dominar o idioma. Afinal, para conseguir uma vaga você terá que participar de uma prova de validação da língua. Isso significa que você precisa ter a capacidade de entender e aprender no idioma.
Outra necessidade para estudar em país estrangeiro é obter cartas de recomendação, preencher os formulários necessários e, claro, aguardar as respostas. Mas quais são as possibilidades? Vamos detalhar todas elas a partir de agora!
Intercâmbio universitário de seis meses ou de um ano
Para conseguir entrar nessa modalidade para estudar em país estrangeiro é preciso estar matriculado em uma instituição que tenha parcerias. Isso significa que é preciso estar matriculado em uma graduação no Brasil, por exemplo, para fazer o contato com outra universidade e conseguir um intercâmbio.
Então, no período de até um ano você poderá estudar em país estrangeiro sempre acompanhado pela coordenação de intercâmbio da instituição de ensino. Essa costuma ser uma boa alternativa, já que você mantém o aprendizado no Brasil e ainda ganha mais experiência internacional. Existem várias opções de intercâmbio.
De forma geral, esse tipo de método para estudar em país estrangeiro não tem custo para matricula e permanência no curso. No entanto, todos os outros gastos costumam ser bancados por você. Dessa forma, é preciso ter uma reserva financeira para encarar esse desafio.
Especialização
Dá sim para estudar em país estrangeiro e fazer uma especialização. Estamos falando aqui de cursos complementares para uma formação já concluída. Ou seja, você precisa identificar qual área de atuação prefere e como pode ampliar o conhecimento. A partir daí, deve procurar uma instituição que ofereça bolsas para estudar em país estrangeiro e preencha os requisitos da sua especialização.
Pós-graduação: MBA, mestrado, ou doutorado
As opções para estudar em país estrangeiro ainda não terminaram. É que várias universidades oferecem bolsas de estudo para cursos. Isso significa que se você estiver atento aos requisitos, preencher todas as necessidades como domínio do idioma e conseguir uma boa carta de recomendação, pode aproveitar. Normalmente essa pós-graduação não tem custo ou é oferecida por um valor bem inferior.
Para você ter uma ideia, existe a possibilidade de você estudar em país estrangeiro que ofereça vagas em escolas públicas. Temos exemplos na França, Alemanha, Suécia, Eslovênia e Noruega. Nesses casos é necessário pesquisar as regras da faculdade escolhida que regulam sobre a entrada de alunos estrangeiros e, ainda, quais são os requisitos para a aprovação. Se você preencher tudo, pode conquistar uma oportunidade no mestrado e até no doutorado, por exemplo.
Só lembrando que o mais importante mesmo é escolher um país que você tenha fluência no idioma. Afinal, você vai passar por um processo de avaliação do idioma.
Por fim, tenha em mente que ao realizar uma pós-graduação e estudar em país estrangeiro é preciso fazer uma revalidação do seu diploma no Brasil. Só assim conseguirá aproveitar o conhecimento adquirido de forma registrada e oficial em terras tupiniquins. Só que ara fazer essa revalidação você tem que fazer um requerimento de reconhecimento em uma instituição ensino superior do Brasil com as características citadas e pagar uma taxa.
Curso de curta duração
Se você não está muito interessado no diploma, dá para estudar em país estrangeiro e realizar um curso extra. Estamos falando aqui de aprender o idioma, mas também da possibilidade de realizar um curso que seja complementar a sua profissão.
Então, dá para escolher aprender idiomas como inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, chinês, japonês entre outros. Mas também é possível fazer um curso regular em uma área específica. Dessa forma, você terá a oportunidade de agregar o idioma a aprendizagem de algo mais aprofundado e diferenciado.
Existem opções para estudar em país estrangeiro e realizar cursos na de Negócios, por exemplo. Além disso, tem opções de Liderança que são ideais para quem ocupa cargos importantes de gerência e coordenação de equipes. Tem alguns cursos de marketing para aprender sobre metodologias de análise do mercado e do consumidor, técnicas globais para criar ações eficazes e práticas baseadas em desafios. Além de cursos de Recursos Humanos, para o gerenciamento de custos e administração de processos.
Turismo educacional
Ainda não acabaram as opções para estudar em país estrangeiro. Você pode fazer um turismo educacional. Existem várias possibilidades e com diferentes objetivos de turismo educacional. Dá para escolher um roteiro por Israel e o Vale do Silício, por exemplo. Esses espaços são considerados como berços das startups e são reconhecidos hoje como potências mundiais quando o assunto é tecnologia e inovação. Sendo assim, se você quer entender de perto como tudo funciona e como pode praticar aqui no Brasil, vale o investimento. Será possível fazer uma imersão em qualquer um desses locais e buscar muito conteúdo para aplicar no país.
Além disso, tem mais opções para estudar em país estrangeiro pelo turismo educacional. Você pode fazer viagens e receber instruções de professores durante os roteiros. Sendo assim, pode escolher, por exemplo, aprender sobre cultura, gastronomia, arte e muito mais. Tudo depende do seu objetivo e também da aula proposta pela escola ou agência que escolher. São inúmeras possibilidades que podem apoiar você na busca pelo conhecimento.
Vantagens de estudar em país estrangeiro
Ao concluir uma das possibilidades que falamos anteriormente para estudar em país estrangeiro, você terá um grande diferencial no currículo. Significa que muitas empresas e até universidades vão abrir portas para você. Dá para conseguir melhores oportunidades de emprego e fazer mais contatos profissionais.
Afinal, além de dominar fluentemente outro idioma, você ainda terá a chance de aprimorar seus conhecimentos culturais. Então, as companhias costumam valorizar essa experiência. Além disso, é mais uma oportunidade de você fazer uma especialização, ou seja, sair da zona de conforto. Portanto, pessoalmente a experiência de estudar em país estrangeiro é bastante enriquecedora.
Por fim, ainda terá uma grande networking internacional para fazer parcerias e voltar em futuras oportunidades. Portanto, aproveite o seu momento de vida e a estadia no exterior para fazer contatos.
Gostou das dicas sobre estudar em país estrangeiro? Temos vários conteúdos esperando por você no blog da Estácio. Dá para aprender muito mais sobre cursos, dicas de estudos, o mercado de trabalho e várias informações para você sair na frente dos concorrentes. Você pode sempre procurar pelos nossos conteúdos que são gratuitos. Aproveite!
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!