Se você tem a oportunidade de fazer um intercâmbio em inglês, não pense duas vezes. Há quem acredite que adiar a sua formatura em um ou dois semestres é tempo perdido ou que um intercâmbio não é um bom investimento financeiro. Mas, se você conversar com qualquer pessoa que tenha passado por essa experiência, verá que não é bem assim. Justamente no intercâmbio é que se colecionam algumas das melhores experiências.

Você também pode aproveitar o intercâmbio em inglês para aprimorar o domínio desse e até de outros idiomas, ampliar a sua visão de mundo e adquirir novas habilidades. Pense como um empregador: você preferiria contratar alguém que se formou seis meses antes do previsto para o seu curso ou um candidato fluente em inglês e com uma experiência internacional? Pois é. Além dos benefícios que o intercâmbio pode trazer à sua vida profissional, confira como ele pode transformar profundamente a sua experiência.

Quais as vantagens de fazer um intercâmbio em inglês?

Trouxemos para você, na introdução deste texto, alguns dos principais benefícios para quem opta por fazer um intercâmbio em inglês. Agora entraremos em detalhes sobre eles e a respeito do que você vai ganhar ao escolher essa forma de intercâmbio:

1. Domínio de outro idioma

O benefício mais óbvio de fazer um intercâmbio em inglês é aprender ou dominar melhor esse idioma. Passar seis meses em outro país costuma ser mais vantajoso do que passar dois anos em um cursinho de inglês, especialmente nas questões de falar e entender melhor o que é dito nessa língua.

Pense que durante o seu intercâmbio você irá conviver com nativos e possivelmente com pessoas de diversos outros lugares. Essas pessoas terão os mais diferentes sotaques, o que vai ajudar você a ter um conhecimento bem mais amplo e natural do principal idioma falado no mundo.

Além disso, durante a experiência de viver em outro país, você precisará se virar e utilizar o idioma para fazer as atividades mais simples do dia a dia, como pedir uma informação, buscar uma encomenda ou ir a um restaurante – tudo isso irá acelerar o seu processo de aprendizagem.

2. Conhecer outras culturas

Conhecer outras culturas ampliará a sua visão de mundo. Isso irá transformá-lo em alguém mais empático e aumentará sua capacidade de resolução de problemas. Também influenciará na sua habilidade de negociação e de gestão de pessoas, fazendo com que você possa virar um ótimo vendedor ou líder de equipe. Todos esses fatores, juntamente com o domínio da língua inglesa, serão diferenciais importantes para você no mercado de trabalho.

3. Um grande “plus” no seu currículo

Fazer um intercâmbio em inglês tem um benefício bem prático: será um grande diferencial que você terá para apresentar no seu currículo. As empresas precisam cada vez mais de pessoas fluentes na língua inglesa e ter no time alguém que morou em outro país será sempre um ganho para elas.

Esse destaque pode ser visto nas mais diferentes áreas de atuação, uma vez que as companhias muitas vezes buscam a internacionalização ou têm clientes de outros países que precisam de contatos dentro da empresa que sejam fluentes em inglês.

4. Oportunidade de trabalho no exterior

Saber falar inglês fluentemente e ter contatos de outros países com certeza fará com que você tenha mais chances de conseguir uma oportunidade de trabalho no exterior depois de formado.

Isso é válido não apenas em países que têm o inglês como língua oficial. Outras nações, como a Alemanha e a Holanda, recrutam constantemente engenheiros e desenvolvedores de software de diversas nacionalidades.

Nesses casos, geralmente, as empresas não exigem logo de cara que os profissionais sejam fluentes no idioma desses países; basta que os candidatos falem inglês fluentemente. Além disso, os contatos que você fez durante o intercâmbio em inglês poderão indicá-lo para vagas em seus países. Assim, ter um networking internacional poderá ser bem útil para você durante a sua carreira.

5. Experiência de vida memorável

Mais do que trazer diferenciais para o seu currículo e carreira, um intercâmbio em inglês será uma experiência de vida que você carregará para sempre, tanto pelo que aprendeu tecnicamente quanto pelos lugares que visitou e pelas pessoas que conheceu.

Alguma de suas melhores histórias serão sempre fruto desta experiência, assim como os #tbt do Instagram. Mesmo que você não consiga validar todas as disciplinas feitas em outro país na sua instituição de ensino, vale a pena adiar um pouco a formatura para viver essa experiência transformadora.

Como conseguir um intercâmbio em inglês?

Veja algumas dicas e caminhos que você poderá seguir para concretizar o sonho de fazer um intercâmbio em inglês:

– Guardando dinheiro

São muitos os benefícios de se fazer um intercâmbio em inglês, mas para realizar esse sonho é preciso ter dinheiro guardado. Para isso, você pode buscar um estágio remunerado e tentar guardar pelo menos 50% da bolsa recebida. Assim, você conseguirá juntar parte do valor necessário para a sua viagem.

Uma dica é que você não deixe esse dinheiro parado na conta corrente. Procure aplicá-lo na poupança ou no Tesouro Direto para fazer esse recurso render. Essas formas de aplicação são interessantes porque você poderá fazer o resgate da sua aplicação em um curto período de tempo. Você também pode economizar levando o seu lanche de casa e utilizando o transporte público.

– Encontrando a melhor oportunidade

Muitas instituições de ensino contam com programas de intercâmbio próprios ou têm convênios com agências especializadas. Procure a secretaria do campus da sua universidade e se informe sobre as oportunidades oferecidas para o seu curso.

A Estácio oferece algumas modalidades de intercâmbio no exterior. Para se candidatar a elas é preciso ter cursado entre 20% e 80% do currículo acadêmico, apresentar Coeficiente de Rendimento Acumulado (CR) superior a 7 e proficiência linguística comprovada para algumas das universidades parceiras.

Gostou deste post? Então acompanhe o nosso blog e confira dicas de estudos e informações sobre processos seletivos, bolsas de estudo e mercado de trabalho. Até a próxima!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui