Os educadores têm assumido um papel cada vez mais importante em sala de aula durante o período de alfabetização das crianças. É praticamente unânime, no contexto atual, se priorizar um alfabetizar letrando. A alfabetização e o letramento devem caminhar juntos no processo de aprendizagem. Três aspectos são fundamentais: leitura, interpretação e escrita.

Por isso tanto se fala hoje em se alfabetizar letrando. Profissionais que investem em capacitações em alfabetização e letramento tem se destacado no mercado de trabalho pelas suas habilidades nesta área. Mais do que identificar letras, formar palavras, ler e escrever, a criança precisa compreender sobre o que está lendo. A leitura e a escrita devem ser funcionais.

A Estácio tem uma pós-graduação feita na medida para você que quer aprender mais sobre as técnicas de alfabetização e letramento e potencializar a sua vocação. Neste artigo, vamos te dar todos os detalhes do curso e muito mais informações sobre esta área tão importante da Educação. Confira!

MATRICULE-SE AGORA NA PÓS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA ESTÁCIO

Conheça a pós em Alfabetização e Letramento da Estácio

A pós-graduação em alfabetização e letramento vai ajudá-lo a compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a sua formação e capacitação dentro da área. São 12 meses de curso, realizado na modalidade a distância, totalizando uma carga horária de 360 horas.

Todos os profissionais graduados na área da Educação estão aptos a realizarem esta especialização, certificado pelo Ministério da Educação (MEC). O curso conta com professores mestres e doutores, com grande experiência na área educacional.

Alfabetização ao longo da história, gêneros textuais em práticas de alfabetização e educação inclusiva são alguns dos conteúdos contemplados no decorrer desta pós-graduação.

Esta formação em alfabetização e letramento é uma das mais requisitadas pelo mercado educacional. E sabemos que a educação está em transformação e modernização constante, tornando-se iminente que o educador busque assim novos caminhos e novas posturas de trabalho para a alfabetização.

A alfabetização é um processo. Não se limita apenas a ler e escrever o alfabeto. É necessário compreender como funciona a estrutura da língua e a forma como é utilizada. Portanto, o aprendizado da leitura e da escrita deve passar por um processo dinâmico.  A alfabetização é vista como a parte técnica, já o letramento diz respeito ao uso social.

Diante deste contexto, se faz necessária uma atualização constante dos profissionais que têm a vocação pelo educar e, sobretudo, que escolhem a alfabetização como caminho. Alfabetizar letrando requer um trabalho planejado, constante e diário.

Além disso, exige conhecimento sobre as teorias e atualizações, que você encontra na pós-graduação ofertada pela universidade Estácio.

Confira as disciplinas da especialização em Alfabetização e Letramento

Nestes 12 meses de curso, os alunos da especialização em Alfabetização e Letramento da Estácio de Sá terão acesso a conteúdo diversos para que possam desenvolver suas habilidades.

Vamos listar abaixo algumas das disciplinas oferecidas:

  • A Função Social da Leitura e da Escrita
  • Cultura e Diversidade e as Práticas Avaliativas no Contexto Educacional
  • Práticas Significativas no Processo de Alfabetização
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Alfabetização na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
  • Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas
  • Políticas Públicas, Currículo e Planejamento
  • Metodologia da Pesquisa Científica

Ao término da pós-graduação será realizado um encontro presencial para aplicação da Avaliação Final e Defesa Escrita do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A importância da alfabetização letrada no contexto da Educação

Ainda em dúvida se esta pós-graduação vai agregar de fato a sua formação e currículo? Vamos te ajudar falando um pouco mais sobre a importância da alfabetização e do letramento dentro do processo de aprendizagem. Quanto mais conhecimento você tiver na área, maiores as suas chances em se destacar.

Segundo a educadora Telma Weiz, “a leitura e a escrita são o conteúdo central da escola e têm a função de incorporar à criança a cultura do grupo em que ela vive”. Por isso é fundamental alfabetizar letrando para que a criança seja inserida no contexto cultural da sociedade, que diz respeito à leitura.

O seu papel como educador é essencial, visto que você atua como agente facilitador ao incentivar e guiar a criança ao longo de sua vida escolar.

Ao ignorar a importância de letramento e alfabetização serem conduzidos de forma conjunta, o educador pode prejudicar o processo de aprendizagem. Uma vez que uma pessoa alfabetizada pode não ser letrada. O que isso significa? Que ela não possui o hábito da leitura, não atendendo de maneira adequada aos anseios sociais da escrita e da leitura.

É importante destacar que cabe aos educadores e escolas inserirem em seus planejamentos pedagógicos brincadeiras e jogos de alfabetização na educação infantil. Tornar o momento de aprendizagem lúdico, prazeroso e construtivo com participação dos ensinados. Isso é fundamental.

Esse cenário pautado no “aprender brincando”. Conforme as necessidades de cada faixa etária, propicia uma aprendizagem mais efetiva e saudável no ambiente escolar.

Compreenda melhor as diferenças entre letrar e alfabetizar

Letrar e alfabetizar são conceitos diferentes, mas que precisam caminhar juntos quando falamos de aprendizagem escolar. O letramento transmite as habilidades necessárias e o hábito de ler e escrever. Todavia, a alfabetização integra técnicas para a compreensão da linguagem no que diz respeito a seus conteúdos gramaticais.

O letramento bem conduzido pressupõe que o indivíduo tenha contato constante com a leitura. Seja por meio de livros, letras de músicas, jornais, quadrinhos, poesias. Durante a alfabetização são abordados conteúdos embasados na ortografia e gramática, bem como a sua relação com os sons da linguagem falada.

Deu para entender porque é tão importante a arte de educar estar atrelada à alfabetização e letramento? Conforme enfatizamos acima, o processo de aprendizagem precisa unir estes três pilares: leitura, interpretação e escrita.

A pessoa precisa ter a habilidade de ler, escrever e, acima de tudo, compreender. Mesmo tendo disciplinas na graduação, uma pós na área com certeza te dará mais segurança e conhecimento para atuar no mercado de trabalho.

Por que fazer uma especialização na Estácio de Sá?

A Universidade Estácio de Sá é uma das maiores instituições de ensino do País, pertencendo a um dos mais respeitados grupos do setor educacional nacional. Presente em todos os estados brasileiros, a Estácio tem seus cursos reconhecidos pelo MEC.

Os seus cursos de pós-graduação são igualmente considerados os maiores do Brasil. As especializações da Estácio têm mais de 80 mil alunos, que destacam a qualidade da formação oferecida.

Um dos diferenciais da especialização oferecida pela Estácio é o processo de coaching e orientação de carreira pelo qual passam os alunos da pós-graduação.

Educação a distância

A modalidade de ensino a distância da Estácio possui uma plataforma interativa. Lá tem vídeos e outros materiais de apoio para tornar a experiência ainda melhor.

Uma das grandes vantagens da educação a distância é o valor das mensalidades, tendo em vista que a infraestrutura pode ser mais enxuta em um curso dessa modalidade.

Em relação ao perfil do estudante, o ensino a distância é ideal para quem tem maior facilidade de aprender estudando sozinho. Bem como é mais produtivo em horários flexíveis.

Já se imagina especialista em alfabetização e letramento?

Então para potencializar a sua vocação e estudar na melhor instituição do País, inscreva-se agora na pós-graduação em alfabetização e letramento!

Saiba mais sobre outros cursos que podem te interessar, além de super dicas do mercado de trabalho, navegando pelo blog Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui