A maneira como nos comunicamos vem mudando muito rapidamente. De uns anos para cá, trocamos os jornais, o rádio e as revistas pelo acesso à internet para obter informação e entretenimento. E para quem quer trabalhar com comunicação, como ficaram essas profissões com todas essas mudanças? É o que vamos falar aqui nesse post.

Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios de 2018, divulgado em agosto de 2019, o Brasil tem hoje 126 milhões de usuários de internet. Ou seja, 70% da população do país está conectada. Além disso, toda essa gente está consumindo conteúdo diariamente, principalmente notícias.

Uma das principais mudanças nessa nova era é a rapidez com que as informações chegam até os usuários. Muitas vezes sem filtro, inclusive, com o perigo de notícias falsas. Principalmente, pelas redes sociais.

Como resultado de todas essas informações, quem quer trabalhar com comunicação precisa estar atento a vários fatores. Deve se preocupar com a produção de seu conteúdo e para quem ele será produzido, além de também estar sempre atualizado. A Estácio oferece muitas opções de cursos nessa área.

Enfim, não é possível hoje em dia pensar em comunicação sem pensar em internet. E o que pode fazer quem quer trabalhar com comunicação nessa nova era?

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO OFERECIDO PELA ESTÁCIO!

Leia também: Habilidades do futuro: o que é esperado dos profissionais?

Como é trabalhar com comunicação na era da internet

Primeiramente, é importante saber que é fundamental para uma empresa estar nas redes sociais. Sem dúvida, hoje elas são uma ponte que aproxima empresas de seus clientes.

Por conta disso, quem produz o conteúdo para deve estar sempre ligado. É fundamental ter uma série de cuidados para não prejudicar a imagem da empresa.

A rapidez da internet não vale somente para o tempo que demora para chegar uma notícia. Do mesmo modo, a reputação de uma empresa pode mudar rapidamente quando quem comanda as redes comete alguma falha. Um comentário negativo por um cliente insatisfeito pode gerar uma reação em cadeia e em minutos uma marca ser prejudicada.

Na era digital os clientes são formadores de opinião. Isso faz com que a empresa tenha um compromisso de ser fiel ao seu propósito e ter muita coerência.

Quem quer trabalhar com comunicação de empresas tem que saber que é fundamental ter transparência. Deixar clientes sem resposta ou mentir sobre um produto é inaceitável. Quem administra as páginas precisa estar sempre a frente e preparado para resolver questões desse tipo que podem surgir a qualquer momento.

Bom relacionamento com clientes

Por mais que ter produtos de qualidade seja o principal objetivo das empresas, já deixou de ser um diferencial. É preciso ter um bom relacionamento com os clientes. Quando um cliente está satisfeito, ele é fidelizado. E sabemos que é mais barato manter um cliente que conquistar um novo!

Dessa maneira, quem quer trabalhar com comunicação deve aproveitar ao máximo essa proximidade com os clientes e estabelecer vínculos mais reais e próximos de quem realmente vai fazer a diferença na sua empresa.

Se você tem interesse em ingressar nessa área de comunicação na era digital, vamos te mostrar alguns cursos que você pode fazer que vão facilitar a sua entrada no mercado de trabalho.

Leia também: 10 profissões homeoffice mais indicadas para você trabalhar

Quais cursos mais empregam hoje quem quer trabalhar com comunicação?

De acordo com o LinkedIn em um estudo chamado Profissões Emergentes, há uma série de ocupações que estão em alta em 2020. Todas elas tem alguma ligação com a tecnologia, informação e internet. A principal na área da comunicação é a profissão de Gestor de Mídias Sociais.

Para quem quer trabalhar nessa área de mídias, a sugestão é fazer uma série de cursos, como Marketing, Publicidade e Propaganda, e Jornalismo. Além disso, existe também um curso de Gestão de Mídias que vamos te apresentar.

Outras profissões relativas à essa área que estão em alta, também são as que atuam com marketing digital. Área que essas profissões que citamos também podem atuar.

Em seguida vamos te apresentar um pouco sobre esses cursos para quem quer trabalhar com comunicação.

Marketing

Quem quer trabalhar com comunicação nos dias de hoje, antes de mais nada tem que entender sobre marketing.

Durante o curso, o estudante terá noções de estratégias de mercado; construção de imagem de marca ou produto, comunicação integrada; marketing de relacionamento e marketing digital.

A Estácio oferece o curso de Marketing. É um curso de tecnologia com duração de 2 anos. Pode ser feito tanto presencialmente quanto à distância.

Durante o curso, o estudante terá disciplinas como Inovação e empreendedorismo; Análise de mercado e projeção de cenários; Marketing digital e mídias sociais; e Neurociência e comportamento do consumidor.

Publicidade e Propaganda

Outro curso para quem quer trabalhar com comunicação, Publicidade e Propaganda também mudou com o passar do tempo em virtude de mudanças no mercado. Se antes, as agências de publicidade eram focadas em propagandas para televisão, rádio e outdoors, hoje elas sabem que se não investirem nas redes sociais, ficarão para trás.

Muitos profissionais do marketing digital e das mídias sociais são formados em Publicidade e Propaganda.

A Estácio possui o curso de bacharelado em Publicidade e Propaganda. Ele tem duração de 4 anos habilita o aluno o aprendizado sobre a concepção e idealização de campanhas de comunicação institucionais e publicitárias e de mercado.

Estas a partir de técnicas criativas e inovadoras, para veiculação tanto nas mídias mais tradicionais quanto nas novas mídias digitais.

Jornalismo

Outro curso que teve que se adaptar às novas necessidades do mercado, passando a incluir disciplinas voltadas para a geração de conteúdo digital. Tais como: Computação gráfica e edição eletrônica; Inovação e empreendedorismo;  Redação e produção para web; Jornalismo de dados e algoritmos e Práticas de projeto multimídia.

Com duração de 4 anos e oferecido tanto na modalidade presencial quanto a distância, o curso de Jornalismo da Estácio ainda está muito em alta para quem quer trabalhar com comunicação nos dias de hoje.

O curso é multidisciplinar e prepara os alunos através de técnicas essenciais para o exercício da profissão.

Gestão de Mídias Sociais

Totalmente voltada para quem quer trabalhar com comunicação pelas mídias sociais, essa é uma profissão que está muito em alta e só tende a crescer.

A Estácio tem um curso de modalidade livre de Gestão de Mídias Sociais, online e com uma carga horária de 60 horas/aula. Portanto, não exige pré-requisito e fornece ferramentas fundamentais para quem deseja ser um social media.

O curso oferece disciplinas diretamente voltadas ao mercado como: Panorama da internet no Brasil e no mundo; Principais ferramentas e plataformas; Desenvolvimento de projetos de mídias sociais; Produção de conteúdo para mídias sociais e Como utilizar os anúncios patrocinados no Facebook.

Letras

Por mais que trabalhar com comunicação não seja esse o objetivo do curso de Letras, você pode investir nessa carreira e atuar como revisor, por exemplo.

Todo o conteúdo que vai para um blog (esse aqui, inclusive), passa por revisão. Quem é formado em letras e tem habilidade na escrita, pode atuar em diversos meios de comunicação: jornais, revistas, sites e blogs.

A Estácio tem diversos cursos de Letras. Os cursos de Espanhol, Língua Portuguesa e Inglês tem duração de 4 anos e podem ser feitos presencialmente ou à distância. Os de Espanhol, Língua Portuguesa e Inglês – Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura, tem duração de um ano meio e podem ser cursados na modalidade digital (EAD).

Já o curso de Libras – Segunda Língua Portuguesa tem duração de 4 anos e meio e pode ser cursado EAD.

Qual curso tem o seu perfil?

Na Estácio você encontra todos os cursos apresentados neste artigo e conta ainda com cursos livres e pós-graduações que podem ajudar a você possa trabalhar com comunicação na era digital.

Não perca mais tempo! Venha para a Estácio e torne-se o profissional que sempre sonhou.

E acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui