Como ser social media: uma das profissões mais procuradas

A internet mudou a vida das pessoas nos últimos 20 anos. Junto com essa tecnologia, outras mídias surgiram e passaram a influenciar o dia a dia das pessoas. Um exemplo muito claro disso são as redes sociais. Pesquisa do We Are Social e Hootsuite de 2020 mostrou que os brasileiros passam mais de quatro horas por dia nas redes sociais. Por isso, profissionais de marketing especialistas em social media hoje são tão bem avaliados no mercado.

Além de ser um ótimo canal de vendas, as redes sociais são canais importantíssimos para o marketing pessoal. O poder que a internet tem em transformar e influenciar as pessoas é incrível e as redes sociais utilizam muito bem todo esse potencial.

Para saber como é a profissão de social media ou como estudar para atuar nessa área, leia esse post até o final. Descubra qual formação pode levar você a trabalhar com redes sociais ou até mesmo explorar esse campo na internet.

E saiba como a Estácio e sua infraestrutura diferenciada pode ajudar.

Boa leitura!

MATRICULE-SE EM CURSO DE GRADUAÇÃO DA ESTÁCIO PARA SER UM SOCIAL MEDIA

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Curso de social media

A profissão de social mídia está dentro da área de comunicação. Portanto, se você deseja ingressar nesse mercado, uma boa dica é buscar uma formação que seja calcada pela vertente da comunicação, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Marketing, por exemplo.

Embora essa seja uma profissão bastante aquecida, não existe um curso de graduação específico. No entanto, na Estácio, você encontra o curso de Gestão de Mídias Sociais.

Esse curso é oferecido na modalidade livre, online e com uma carga horária de 60h. Portanto, não exige pré-requisito e fornece ferramentas fundamentais para quem deseja ser um social media.

Embora seja um curso de rápida conclusão, uma graduação na área da comunicação pode ser uma boa estratégia para trabalhar com as plataformas digitais.

Disciplinas do curso de Gestão de Mídias Sociais

Confira a seguir algumas disciplinas do conteúdo programático:

  • Introdução às mídias sociais;
  • Panorama da internet no Brasil e no mundo;
  • Conceitos e introdução às mídias sociais;
  • Principais ferramentas e plataformas;
  • O perfil do analista de mídias sociais (social media);
  • O mercado de trabalho para o analista de mídias sociais;
  • Diagnóstico inicial para projetos de social media;
  • Desenvolvimento de projetos de mídias sociais;
  • Como fazer contratos de prestação de serviços de social media;
  • Aprenda a utilizar a planilha de ações de marketing em mídias sociais;
  • Como definir e segmentar seu público alvo;
  • Produção de conteúdo para mídias sociais;
  • Transforme um perfil em uma fanpage e una duas ou mais fanpages;
  • Como utilizar os anúncios patrocinados no Facebook.

Vale ressaltar que existem outras disciplinas que são ensinadas nesse curso e elas ajudarão a conhecer ainda mais as ferramentas necessárias para trabalhar em diversas plataformas.

A vantagem de fazer um curso de especialização é justamente a dinâmica que ele funciona. Pois é possível aprender de maneira mais leve e com menos exigência e cobrança do que um um curso de ensino superior.

Mas mesmo assim, vale a pena investir em uma graduação para ter mais embasamento teórico e atuar com mais qualificação nesse mercado.

Existe algum outro curso que forneça ferramentas para trabalhar com mídias digitais?

Sim, existe. Uma ótima opção para se tornar um analista de mídias digitais pode ser fazer uma pós-graduação lato sensu em Marketing Digital, pois ele aborda as transformações nos ambientes digitais através do marketing.

Portanto, esse curso acaba sendo muito promissor para esse mercado de trabalho, porque reforça as ferramentas utilizadas nas diversas plataformas do ambiente digital e ajuda o profissional a ter uma dimensão de como funcionam os negócios nas redes.

Além disso, o curso de Marketing Digital aborda de forma direta de plataformas como o Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, entre outras. Essa abordagem permitirá que o aluno aprenda estratégias do marketing 2.0, podendo combiná-las com aquelas que já existem.

Confira as unidades do conteúdo programático desse curso:

  • Marketing: conceitos e definições;
  • As Transformações do Ambiente de Marketing;
  • Marketing Digital: Conceitos e Definições;
  • Tecnologias e plataformas digitais;
  • Modelos Integrados – Marketing Direto e Marketing On-line;
  • Estratégias de marketing digital;
  • E-commerce – vendas na internet;
  • E-business: como realizar negócios na internet;
  • Plano de marketing na era digital.

Como é possível perceber, as possibilidades que a internet garante aos seus usuários são muito amplas, o que exige foco para não se perder e tentar abraçar o mundo de uma só vez.

O que faz um social media

O social media também pode ser chamado de analista de redes sociais. Suas atividades consistem em administrar conteúdos, produzir ou fazer projetos para a captação de um público-alvo.

Ele é o principal responsável pela ativação de canais, para pessoas públicas, jurídicas ou até mesmo para si. A rotina de atividades desse profissional consiste em selecionar e planejar os conteúdos que devem ser publicados ou compartilhados nas redes sociais.

Além disso, o trabalho de um analista de redes sociais é muitas vezes interativo. Pois é possível que algumas vezes seja preciso fazer a mediação entre os clientes e a empresa ou canal que é administrado por ele.

Para ter sucesso nessa profissão é preciso ter facilidade de comunicação, pois o objetivo da profissão é de buscar uma conexão eficiente entre o público e a empresa ou instituição.

Portanto, é preciso algo mais do que simplesmente saber navegar nas redes e para isso, é fundamental conhecer as ferramentas digitais para saber como fazer uma administração correta das plataformas.

Como é o mercado de trabalho?

De acordo com uma pesquisa publicada pelo LinkedIn, rede social destinada a perfis profissionais, entre as 15 profissões emergentes no Brasil em 2020, a que aparece em primeiro lugar é a de gestor de mídias sociais. Além disso, a pesquisa revelou que entre as 15 profissões emergentes para 2020, 9 delas são da área da tecnologia da informação.

Portanto, essa mídia acaba sendo um termômetro muito eficaz para saber como está a demanda de uma determinada profissão. Pois o relatório é feito baseado nas informações dos usuários com perfil público e com ocupação em um ou mais cargo no período de 5 anos.

Desse modo, a empresa fez a análise de acordo com as profissões que tiveram maior movimentação de acordo com o número de contratações e taxa de crescimento para cada profissão.

Crescimento expressivo

De acordo com a pesquisa, a taxa de crescimento anual de um gestor de mídia foi de 122%. Portanto, uma alta bastante expressiva para uma profissão relativamente nova.

Além disso, a pesquisa indica alguns conhecimentos gerais como: Marketing Digital, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Marketing. Esses conhecimentos também podem ser informações relevantes para você buscar um curso para incrementar ainda mais a carreira profissional.

Conclusão

Se você é da área da comunicação e está procurando uma nova frente de trabalho ou uma atuação mais abrangente, a profissão de social media pode ser bastante indicada.

Se você quiser fazer uma pesquisa e tirar conclusões do número de vagas ofertadas para quem quer trabalhar como analista de mídias digitais, uma boa dica é digitar social media no campo de pesquisa do LinkedIn. Certamente, você irá se surpreender como número de resultados que irá aparecer.

Portanto, se você deseja trabalhar na web saiba que pode ser bastante promissor e isso pode garantir a você bons frutos. Para isso se tornar realidade, basta procurar a formação e qualificação profissional mais adequada para o seu perfil. E essa formação, sem dúvida, está na Estácio!

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