Se você estiver num evento com jovens finalizando o Ensino Médio, provavelmente vai ouvir alguém dizer a seguinte frase “quero ser influenciador digital”. É inegável a importância desse profissional no mercado, mesmo com uma base intermediária de seguidores.

Na verdade, essa profissão está alinhada ao marketing de influência, uma estratégia de vendas onde ocorre uma parceria na divulgação de um produto. Além do mais, ser influenciador digital exige muitas habilidades e abre várias oportunidades de trabalho.

Nesse caso, faz sentido alguém dizer “quero ser influenciador digital”. Mas, como chegar lá? Quais as características e práticas necessárias para atingir esse ponto? Além do mais, existem cursos com a capacidade de ajudar alguém a ser influencer? Para saber as respostas, continue lendo o nosso texto!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia também: Estácio acesso simplificado: veja como ingressar de forma fácil

O que é um influenciador digital?

Em linhas gerais, um influenciador digital é um produtor de conteúdo, com a capacidade de influenciar seu público. A partir do que ele produz, engaja sua audiência e cria uma relação de confiança. Assim, os seguidores ouvem suas opiniões e seguem suas dicas. Com esse cenário, ele pode indicar produtos ou serviços, seguindo a linha do marketing de influência.

Claro, essa é só uma das maneiras do influenciador ganhar dinheiro. Ele pode utilizar as ferramentas de propaganda de plataformas como Instagram, Facebook e YouTube ou fazer eventos e participar de palestras. Porém, o que o torna influenciador é essa capacidade de instigar a audiência.

E essa habilidade é muito importante comercialmente. Segundo dados de 2020, do The Influencer Marketing Hub, para cada US$ 1 investido em marketing com influenciadores, as empresas ganham US$ 5,20.

Quero ser influenciador digital: o que é necessário?

É importante lembrar que ser influenciador digital é a consequência de um trabalho. Antes de qualquer coisa, a pessoa precisa produzir conteúdo para a internet. Pode ser humor, lifestyle, análise de produtos, você escolhe.

O importante é desenvolver conteúdo atrativo, com foco num público-alvo bem definido e com uma linguagem bem alinhada. Aí entra a criatividade, o conhecimento em como as mídias sociais funcionam e em elementos importantes como o algoritmo.

No fim, ser influenciador digital é um trabalho como qualquer outro. Exige estudo, dedicação e muita competência. Após estabelecer uma boa produção, terá o necessário para ser um influencer e ganhar dinheiro com a internet.

Precisa ter muitos seguidores?

Não! Esse é um mito bem grande sobre o trabalho com influenciadores. Segundo uma pesquisa de 2019, da ClickZ, 8 em cada 10 influencers são microinfluenciadores, com 15 a 100 mil seguidores.

Por isso, tire da cabeça a ideia de que apenas um Whinderson Nunes pode atuar na área. Se você tem uma base fiel de seguidores, pode focar em publicidade para produtos locais, por exemplo.

Na verdade, é bem comum as empresas firmarem parcerias com profissionais de cidades menores, para atrair atenção dos moradores. Afinal, faz mais sentido contratar alguém famoso da própria localidade.

Qual faculdade devo fazer para ser influencer?

Existem cursos livres, dos mais diversos tipos. Geralmente os próprios profissionais se dedicam a formarem outros influenciadores. Mas essas certificações não são aprovadas por órgãos como o Ministério da Educação (MEC). Veja bem, elas podem ser excelentes, mas não funcionam como um diploma.

Na prática, não existe uma faculdade apenas para atuar na profissão. É necessário buscar outras especializações, com a capacidade de tocar no assunto e mostrar temáticas relevantes para trabalhar na área. Veja a seguir algumas boas faculdades para futuros produtores de conteúdo:

Marketing

Uma opção da Estácio, o Marketing vai te mostrar como traçar estratégias para aumentar a visibilidade de uma marca e, consequentemente, ganhar seguidores. Com essa faculdade, você terá conhecimentos importantes sobre como atuar no mercado e uma boa noção de como o público consome produtos.

Hoje em dia, os melhores cursos mostram como atuar nas redes sociais, por isso é uma boa opção para o futuro influenciador.

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda forma profissionais com a capacidade de planejar e criar a comunicação publicitária de uma empresa. Eles também são responsáveis por ações promocionais e atividades de marketing e assessoria.

Com isso, o profissional entende como produzir o melhor conteúdo para atrair seu público ideal, sendo uma ótima ferramenta para um futuro influencer. Essa graduação você também encontra na Estácio, em diversos polos.

Gestão Comercial

A última opção é uma graduação em tecnólogo. A Gestão Comercial vai te ensinar como ser um empreendedor, a partir do ensinamento de diversas matérias. Nela, você aprende tudo sobre o comportamento dos consumidores, como fazer pesquisa mercadológica e planejamento estratégico.

E acredite, tudo isso é bem importante para o trabalho que você vai fazer ao longo do tempo, se quiser produzir conteúdo relevante na internet.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Saiba mais: Como entrar na Estácio em 2022? Conheça as maneiras

Quero ser influenciador digital: dê o primeiro passo

Pronto, agora você já sabe como começar. Escolha o curso ideal para você e vá à luta. Gostou do nosso texto? Então continue lendo o nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui