Você sabia que a descoberta do raio-x é comparada à teoria da relatividade de Einstein no quesito importância científica? Pois é, daí já se pode tirar a magnitude de se trabalhar com radiologia nos dias de hoje.

A revelação tem mais de 100 anos e foi feita por Wilhelm Conrad Röntgen. A partir daí a ciência, a medicina e a indústria nunca mais foram as mesmas.

Grandes inovações surgiram após a descoberta do raio-x. Doenças e fraturas passaram a ser mais fáceis de detectar, consequentemente o diagnóstico e o tratamento adequados passaram a ser indicados com antecedência e mais precisão.

Novo aparelhos surgiram e até hoje passam por atualizações e ficam cada vez mais precisos, como a radiologia digital, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

O desenvolvimento tecnológico nessa área facilita o trabalho do radiólogo, que é o profissional responsável pelo manuseio dos aparelhos de raio-x e pela avaliação dos exames.

Se você se interessa por essa área de radiologia, confira este post. Confira como é o curso de Radiologia, a grade curricular, o mercado de trabalho e muito mais.

CONHEÇA O CURSO DE RADIOLOGIA DA ESTÁCIO

Como é o curso de Radiologia

O curso de Radiologia pode ser feito em duas modalidades: curso técnico ou tecnológico. Uma das diferenças é o nível de escolaridade. Enquanto o curso técnico é de nível médio, o tecnólogo é de nível superior. Outra questão é o tempo de formação, o curso técnico pode ser feito em até dois anos, já a graduação do curso tecnológico dura cerca de quatro anos.
A modalidade também faz toda diferença na hora de entrar pro mercado de trabalho. Enquanto no nível técnico as vagas disponíveis para serem ocupadas são mais operacionais, como manuseamento e conserto de máquinas de raio-x, a formação de tecnólogo possibilita ocupar cargos mais altos e com salários maiores, como gestão, supervisão e coordenação do setor de radiologia.
Para isso, a formação em tecnólogo prepara o aluno para desenvolver técnicas radiológicas, técnicas radioterápicas, técnicas radioisotópicas, técnicas industriais e de medicina nuclear.
Dito isso, a escolha entre o curso técnico e tecnológico depende do seu grau de escolaridade e do seu interesse profissional. A Estácio oferece o curso no nível tecnológico e é dele que vamos falar agora.

Grade curricular

Durante o curso, independentemente da modalidade escolhida, o estudante tem acesso a disciplinas nas áreas de ciências (exatas e humanas).

Confira as disciplinas oferecidas no curso tecnológico em Radiologia da Estácio:

  • Anatomia dos Sistemas Orgânicos;
  • Bases de Biologia Celular e Genética;
  • História da Radiologia;
  • Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional;
  • Práticas de Promoção da Saúde/Prevenção de Doenças;
  • Anatomia do Sistema Musculoesquelético;
  • Elementos da Radiologia;
  • Ética na Saúde;
  • Fundamentos de Física e Matemática;
  • Histologia e Embriologia;
  • Políticas e Estratégias em Saúde;
  • Anatomia Radiológica e Patologia;
  • Bioestatística;
  • Física das Radiações;
  • Fisiologia Humana;
  • Radiologia Convencional;
  • Saúde e Segurança no Trabalho;
  • Anatomia Radiológica Topográfica e Seccional;
  • Princípios de Radioproteção e Dosimetria;
  • Radiobiologia;
  • Radiologia Odontológica;
  • Controle da Qualidade em Radiodiagnóstico;
  • Gestão de Serviços Radiológicos;
  • Radiologia Industrial e Emergências;
  • Radiologia Intervencionista;
  • Radiologia Veterinária;
  • Radioterapia e Medicina Nuclear;
  • Legislação e Normas em Radiologia;
  • Mamografia e Densitometria Óssea;
  • Metodologia Científica;
  • Radiologia Digital e Qualidade da Imagem;
  • Ressonância Magnética;
  • Tomografia Computadorizada.

Como ingressar no curso

O curso tecnológico de Radiologia da Estácio de Sá é oferecido na modalidade presencial. A universidade conta com laboratórios de última geração para que o estudante pratique e tenha toda a base necessária para ser um grande profissional.

Para ingressar no curso é necessário prestar vestibular.

A nota do Enem também pode ser utilizada no ingresso do curso. Você pode conseguir uma bolsa de estudos que varia conforme a nota da prova. O mínimo de bolsa oferecida por essa modalidade é de 40% para todo o curso, podendo chegar a 100% no primeiro semestre + 50% nos demais conforme a pontuação. Portanto, quanto melhor for a sua nota, maior será seu desconto.

No entanto, se você já fez uma graduação e quer voltar para a faculdade, também pode ter vantagens no curso da Estácio. Dá para conseguir um desconto de até 40% de bolsa durante todo o curso.

Lembramos que o candidato necessita possuir diploma do Ensino Médio.

Áreas de atuação

A vantagem de trabalhar com Radiologia é a possibilidade de atuar em diversos setores, além de clínicas e hospitais que são os locais mais conhecidos da profissão, o radiólogo pode atuar nos setores alimentício, industrial, de engenharia nuclear e até em segurança pública.

Abaixo abordamos cada setor de radiologia em que o profissional pode seguir carreira:

Saúde

Os exames de raio-x têm um papel fundamental na medicina e é no centro de radiologia de hospitais e clínicas que o radiólogo passa o dia trabalhando. Os profissionais operam equipamentos com tecnologia avançada, fazem exames de radiografia e ressonância magnética.

O radiólogo, além de entender como manusear as máquinas, também precisa fazer reparos nelas, além de saber lidar com as emoções, já que nem sempre o diagnóstico obtido pelo exame é positivo.

Indústrias

Os setores alimentícios e de engenharia, por exemplo, fazem uso de equipamentos de raio-x para controlar a qualidade. A engenharia civil utiliza equipamentos de raio-x para mapear encanamentos em construções antigas.

Medicina nuclear

A medicina nuclear faz uso de radiação para detectar anomalias metabólicas e funcionais, além de aplicações terapêuticas. É uma área pouco conhecida pela sociedade, mas bastante utilizada na cardiologia, oncologia e neurologia.

Manutenção

Um radiólogo também pode trabalhar consertando máquinas de raio-x. Outra possibilidade é atuar em empresas que criam e montam esses tipos de equipamento.

Veterinária

Uma das áreas que mais crescem no setor de radiologia é o da veterinária, por conta dos aparelhos de raio-x específicos para os animais. Como nem toda clínica veterinária possui esse tipo de máquina, normalmente o radiólogo que tem o equipamento leva-o até o local e cobra por isso.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho em radiologia está crescendo por conta dos avanços tecnológicos na área de saúde e da sofisticação dos equipamentos usados em exames diagnósticos.

Ao mesmo tempo há uma carência de profissionais no setor. Por isso é uma profissão que tem bastante oferta de empregos até para quem é recém-formado.

A maioria das vagas se dá em unidades básicas de saúde, hospitais públicos e privados e clínicas médicas para operação das máquinas de raio-x.  Entretanto, como dito anteriormente, há diversos setores que o radiólogo pode explorar.

Salário

Antes de falar de salário, é importante entender que a remuneração de um radiólogo varia conforme a empresa. Há diversos concursos públicos em que se paga bem, enquanto existem empresas privadas em que a remuneração é bem abaixo da média.

A média salarial de um radiólogo é de R$2.500 reais. Esse valor sobe de acordo com a experiência do profissional: quanto mais tempo trabalhando no setor, maior é o salário.

Riscos da profissão

Muitos possuem dúvidas em relação aos riscos de se trabalhar com radiação. É importante salientar que o radiólogo passa muitas horas do dia exposto à radiação e que, mesmo com todas as recomendações e coletes de chumbo e materiais utilizados, há certo perigo em trabalhar com isso diariamente.

A radiação é uma grande causadora de câncer e outros tipos de doenças, mas os equipamentos atuais já não trazem grandes riscos aos profissionais como antigamente. Com o avanço da tecnologia, o nível de radiação emitida pela máquina tem sido menor e mais limitado.

Gostou de saber tudo sobre o curso de Radiologia?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o curso tecnológico em Radiologia, é hora de se preparar e garantir a sua vaga em uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil.

Faça já a sua inscrição na Estácio de Sá e garanta um diploma de Radiologia de qualidade. E mais: tenha a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudos de até 50%. Inscreva-se já!

Quer ler sobre outros cursos?

Então entre no nosso blog. Por lá disponibilizamos muitos textos sobre todas as graduações oferecidas pela Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui