Com o passar dos anos os diários foram trocados pelos blogs e depois pelas redes sociais. Mas quem gosta de escrever está sempre na ativa e fazendo o que mais gosta. Você também é uma dessas pessoas que se anima a expressar seus sentimentos, opiniões ou conhecimento através da escrita? Então conheça uma lista de cursos para quem gosta de escrever e encontre o seu favorito.

Existem diversos cursos na área de humanas que são ótimos para quem gosta de escrever. Principalmente aqueles que envolve linguagem ou comunicação. Dessa maneira, outros cursos como o de Direito ou Publicidade requerem do estudante saber passar uma uma defesa ou uma ideia através das palavras.

Conheça agora 7 cursos que separamos para você que gosta de escrever e pensa em colocar em prática essa habilidade durante a graduação. Todos eles são oferecidos pela Estácio. Confira!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS DA ESTÁCIO!

Leia também: Megavestibular: faça o vestibular online e garanta o seu desconto

7 Cursos para quem gosta de escrever

1. Ciências Humanas

Primeiramente, a graduação em Ciências Humanas é um dos cursos para quem gosta de escrever. O profissional é habilitado para atuar como pesquisador, consultor e mediador nos mais diversos setores vinculados às chamadas humanidades.

É necessário gostar de escrever pois esse profissional atua nos meios de comunicação, pesquisando e produzindo conteúdo em fontes e referências. Além disso, pode exercer a função de consultor em projetos educacionais e ambientais, públicos e privados, além de pesquisa para a área de produção literária e cultural.

Algumas disciplinas do curso de Ciências Humanas: Língua Portuguesa; Filosofia da Educação; História da Educação; Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Teoria do Conhecimento; Literatura Brasileira I e II; Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

A Estácio possui um curso de bacharelado em Ciências Humanas com duração de 3 anos, totalmente EAD.

2. Direito

Um dos cursos para quem gosta de escrever e também de ler! Para estudar Direito é preciso principalmente saber a fundo muitas leis, o que exige uma grande carga de leitura.

A capacidade de se expressar de forma escrita, com clareza e objetividade, faz parte da profissão do profissional formado em direito, principalmente quando atua como Advogado, Promotor ou Juiz.

Dos trabalhos de escrita que o profissional vai desenvolver, destacamos sem dúvida: contratos, petições ou pareceres para seus clientes. Sobretudo, a escrita deve ser feita de maneira formal.

Algumas disciplinas que o curso de Direito oferece: Filosofia; Língua Portuguesa; Métodos Adequados de Soluções de Conflitos; Teoria Constitucional e Direitos Fundamentais; Direito Civil – Contratos; Produção de Conhecimento Científico e Direito Administrativo.

A Estácio oferece o curso de bacharelado em Direito. O curso tem duração de 5 anos na modalidade presencial.

3. Filosofia

Um dos cursos para quem gosta de escrever, o curso de Filosofia envolve também um trabalho de reflexão do pensamento humano. Além disso, não só escrever, tem que gostar bastante de ler.

É um profissional com habilidade não apenas para o ensino como também para a pesquisa. Pode atuar como professor, pesquisador ou também como crítico.

Nesse sentido, a extensa literatura filosófica que vem sendo produzida desde os tempos antigos precisa ser conhecida e refletida.

Algumas disciplinas oferecidas no curso de Filosofia são: Filosofia da Educação; Língua Portuguesa; Filosofia da Linguagem; Antropologia Cultural; Prática de Ensino em Filosofia; Teoria do Conhecimento; História da Educação; Filosofia da Educação Brasileira e Pensamento Social Brasileiro.

A Estácio oferece o curso de licenciatura em Filosofia, com duração de 4 anos, totalmente digital (EAD).

4. História

Mais um dos cursos para quem gosta de escrever e ler. O curso de História é voltado principalmente para a educação e difusão social do conhecimento.

Seja licenciatura ou bacharelado, é preciso gostar de pesquisar sobre manuscritos, jornais e revistas, já que revelam a cultura de diversos povos. Dessa forma, o estudante também analisa documentos e interpreta acontecimentos por meio de disciplinas que trazem uma abordagem histórica da antiguidade à contemporaneidade.

O curso de História prepara profissionais para atuar em discussões públicas referentes à representação do passado já que contribuem no desenvolvimento do conhecimento histórico na sociedade.

A Estácio tem quatro cursos de História: Bacharelado, com duração de três anos presencial e digital; Formação Pedagógica, com duração de um ano e meio na modalidade digital; Licenciatura, presencial e digital com duração de quatro anos e Segunda Licenciatura, digital com duração de um ano e meio.

Algumas disciplinas do curso de bacharelado em História: Análise Textual; Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; Filosofia; Historiografia Brasileira; Semiótica; Propriedade Intelectual, Direito e Ética; Teoria da História; Fundamentos das Ciências Sociais e Filosofia da Educação.

5. Jornalismo

Uma das profissões que é totalmente ligada ao ato de escrever, já que o jornalista escreve notícias, informações e demais conteúdos para os meios de comunicação.

Algumas das disciplinas que tem a ver com escrita que o curso oferece: Narrativas Midiáticas; Língua Portuguesa; Redação para Mídia Impressa; Técnicas de Entrevista Jornalística; Redação e Produção para Áudio; Redação e Produção para Vídeo; Redação e Produção para Web.

A Estácio possui um curso de Jornalismo, presencial e à distância, com duração de 4 anos. 

Durante esse que é um dos cursos para quem gosta de escrever, o aluno aprende a se expressar oralmente e além disso, através de textos escritos. Tanto durante o curso quanto na profissão, o profissional deve estar preparado para ler e escrever bastante. Além disso, deve ter domínio da língua portuguesa.

São reportagens, entrevistas e artigos, que os jornalistas trabalham editando, adaptando a abordagem e a linguagem dos textos para o público a que se destinam.

6. Letras

Letras é antes de tudo um dos cursos para quem gosta de escrever. Seja o curso de Língua Portuguesa, os de língua estrangeira ou o de libras.

Quem faz o curso de letras estuda tudo o que diz respeito à linguagem, como: fonética, morfologia, sintaxe e semântica. Além disso, desempenha diversas funções que estão relacionadas à produção de textos.

Algumas disciplinas do curso de Letras – Língua Portuguesa – Licenciatura: Gramática Normativa; Fonética e Fonologia do Português; Teoria da Literatura: Conceitos Clássicos; Língua Portuguesa; Produção Textual; Literatura Portuguesa; Morfologia Portuguesa e Literatura Brasileira: Fundamentos.

Como resultado, o curso exige muita leitura e escrita. Dessa forma, o estudante adquire conhecimento aprofundado sobre linguagem.

A Estácio possui diversos cursos de Letras, são eles:

  • Espanhol: duração de quatro anos com opção de ser cursado à distância ou presencial;
  • Espanhol – Formação Pedagógica: um ano e meio à distância;
  • Espanhol – Segunda Licenciatura: também de um ano e meio à distância;
  • Inglês: presencial ou EAD com duração de quatro anos;
  • Inglês – Formação Pedagógica: um ano e meio à distância;
  • Inglês – Segunda Licenciatura: também de um ano e meio à distância;
  • Libras – Língua Portuguesa: quatro anos e meio, totalmente digital;
  • Língua Portuguesa – Licenciatura: quatro anos, presencial ou EAD;
  • Língua Portuguesa – Formação Pedagógica: um ano e meio, EAD;
  • Língua Portuguesa – Bacharelado: digital com formação em quatro anos;
  • Língua Portuguesa – Segunda Licenciatura: um ano e meio, na modalidade digital.

7. Publicidade e Propaganda

Mais um dos cursos para quem gosta de escrever, Publicidade e Propaganda é além disso, um curso de comunicação. O publicitário é o profissional que comunica ideias, divulga marcas ou produtos. Sendo assim, não só de imagens esse trabalho é feito, sendo necessária muita produção de conteúdo escrito.

A criatividade desse conteúdo depende totalmente do conhecimento de regras da escrita para que possam causar a impressão desejada. Dessa maneira, não basta somente a criatividade, mas sim gostar muito de ler e escrever.

Algumas das disciplinas cursadas em Publicidade e Propaganda: Língua Portuguesa; Português Instrumental; Comunicação e Semiótica; Redação Publicitária e Mídias Gráficas; Comunicação Comunitária; Redação Publicitária – Mídias Audiovisuais e Comunicação nas Empresas.

A Estácio conta com um curso bacharelado de Publicidade e Propaganda. É um curso de bacharelado disponível tanto presencial quanto EAD.

Cursos para quem gosta de escrever: já escolheu o seu?

E você? Gosta de ler e escrever? Se sim, escolha qual dos cursos para quem gosta de escrever você prefere e venha garantir um diploma de qualidade na Estácio. Faça já sua inscrição.

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui