A internet deu espaço para o surgimento de diversas formas de comunicação e afetou muitos aspectos da sociedade, incluindo a educação. Atualmente, muitas faculdades oferecem o modelo EAD e ajudam a desmentir a ideia de que o mesmo tem uma qualidade inferior. Assim, muitas pessoas querem saber o que significa EAD.

Quando pensamos em aprender, talvez a primeira coisa a passar na nossa cabeça seja uma sala de aula, cheia de colegas, com um professor. O modo EAD veio mudar essa perspectiva. Com ele, as aulas não são presenciais e dependem de uma boa plataforma online.

Ou seja, o EAD possui relação com a tecnologia, mas também é um dos responsáveis por aumentar o acesso à educação. Com isso em mente, preparamos um texto bem interessante para te mostrar o que significa EAD e quais suas principais características. Vamos lá?

Leia também: Confira 5 vantagens de escolher os cursos EAD Estácio

Veja o que significa EAD

A sigla EAD significa “Ensino a distância”. Ou seja, faz referência aos cursos ofertados em formato online, diferente daquele modelo clássico, onde o aluno vai ao local e tem contato com professores e colegas.

Dessa forma, no EAD as aulas acontecem de forma virtual, sem necessidade da presença física dos alunos e professores. Assim, o estudante acompanha as temáticas de onde quiser e no seu tempo de aprendizado.

Isso não significa que ele não tenha obrigações a cumprir. O modelo também exige do aluno boas notas em provas e presença nos módulos das matérias. A diferença é que o estudante pode assistir as aulas no horário desejado.

Como funciona a modalidade EAD?

Similar à presencial, o EAD também possui várias maneiras de ingresso. Dependendo da universidade ou curso, o aluno precisa ser aprovado no vestibular e possuir boas notas para entrar na universidade. Ainda assim, existem outras formas de ingressar, como o processo seletivo e outros programas de bolsas de estudo.

Após ser aprovado e fazer a matrícula, você poderá usar a plataforma digital da instituição. Nesse local, você assiste aulas, faz exercícios e provas e também terá contato, de forma remota, com colegas e professores.

É legal lembrar que, mesmo de longe, você tem todo o suporte da universidade na plataforma. Vai poder pedir ajudar caso algum erro esteja acontecendo e se precisar de um documento, poderá avisar o suporte.

Como são as avaliações?

Isso varia de faculdade para faculdade, mas no geral você tem até um certo período para fazer sua prova, logo após finalizar os estudos de um módulo. As avaliações podem mudar conforme o curso, mas o modelo múltipla-escolha ainda é um dos mais comuns.

Porém, muitas vezes as provas podem ser presenciais. Isso acontece dependendo do modelo do curso. Alguns exigem presença do aluno em sala de aula em determinado período (uma vez ao mês, por exemplo), outros somente quando há aulas práticas.

Antes de fazer sua matrícula e pagar a primeira mensalidade, pergunte como é a modalidade do curso. Assim, vai evitar dores de cabeça.

Qual a vantagem do EAD?

A primeira delas já comentamos: a flexibilidade. Como as explicações dos professores estão gravadas, o aluno pode acessar os módulos quando quiser. Você não se adapta aos horários exigidos pela faculdade, faz tudo no seu tempo.

Isso ajuda na hora de controlar seus horários. Por exemplo, se sempre estuda de noite, mas por um motivo teve que mudar para as manhãs, o EAD possui essa flexibilidade. Além disso, você estuda conforme seu aprendizado. Uma matéria está muito difícil de entender? Não tem problema, revise todo o material antes de fazer os exercícios e provas.

Outra qualidade do ensino a distância é sua capacidade de ser mais economicamente acessível. Nele, as mensalidades são mais baratas, podendo chegar a R$ 200, dependendo do curso e universidade. Isso é ainda mais importante considerando que o diploma do EAD vale o mesmo de uma graduação presencial. Além disso, já pensou no quanto vai deixar de gastar em transporte, materiais ou alimentação? É muita vantagem.

Por fim, o EAD é uma ótima forma de testar métodos inovadores de educação. Isso ocorre devido ao modelo ser muito baseado no uso da tecnologia. Sendo assim, as instituições vem testando novas maneiras de engajar os alunos nas aulas, com vídeos, jogos e outros conteúdos.

O que pode ser oferecido na modalidade EAD?

De forma geral, os formatos de curso não mudam muito, em comparação com o modo presencial. Com ele, você fazer uma faculdade ou várias especializações. Aliás, hoje em dia é bem comum universidades com foco no ensino presencial oferecerem a modalidade a distância para programas de pós-graduação.

Antes de escolher, verifique se o curso é aprovado pelo Ministério da Educação e qual a avaliação do mesmo.

A seguir, algumas formas de estudar online:

Conheça as modalidades da Estácio

A Estácio possui alguns dos melhores cursos EAD do mercado. A plataforma virtual da instituição é moderna e possui biblioteca virtual e contato direto com professores e outros estudantes. Além disso, os preços são os mais acessíveis.

Para ingressar na Estácio, você pode fazer o vestibular, usar a sua nota do ENEM ou se transferir de uma outra instituição. Outra opção é fazer sua segunda graduação lá e garantir um bom desconto.

Independente da sua escolha, poderá fazer sua faculdade de quatro maneiras: presencial, EAD, Flex ou Semipresencial. Cada uma tem sua especificidade e vantagens.

Leia atentamente sobre cada uma e defina a melhor para você:

Presencial

Essa já é clássica e bem conhecida, não é? Com o curso presencial você acompanha as aulas juntamente com outros alunos e tem toda aquela experiência clássica de uma sala de aula, o contato e diálogo com professores e colegas.

Além disso, se escolher o modo presencial, vai conseguir a experiência completa de estar em uma universidade. Salas de aula modernas, laboratórios equipados com os melhores materiais e momentos de contato direto com outras pessoas. Sem falar na qualidade do ensino, já que a Estácio conta com ótimos professores e didática.

EAD

Como comentamos, o EAD da Estácio é um dos melhores do país. Isso acontece por muitos motivos, mas um deles é o fato das aulas serem renovadas constantemente.

O aluno pode acompanhar a matéria quando quiser e fazer seus próprios horários e rotinas de estudo. Além disso, não tem pressão para avançar e entender tudo junto com o resto da turma. Você vai no seu ritmo.

Vale lembrar do valor da mensalidade, menor em comparação ao modelo tradicional. Isso ocorre devido a infraestrutura ser mais enxuta. Assim, a Estácio ofereço preços mais acessíveis e tranquilos de pagar.

Semipresencial

Essa modalidade é um tipo híbrido, misturando o ensino a distância com o presencial. Nele, o aluno tem a maioria das matérias na plataforma EAD, mas por duas vezes na semana precisa ir ao campus assistir aulas presenciais.

O legal dessa modalidade é a possibilidade de ter as duas experiências. A praticidade e flexibilidade do EAD e a experiência em sala de aula do presencial.

Flex

A Flex é similar à semipresencial. Nela, o aluno acessa boa parte das aulas no formato digital, mas conta com encontros presenciais para atividades práticas.

Esses exercícios presenciais são marcados com antecedência para que o aluno possa se programar para ir ao campus. Assim como a semipresencial, a Flex une o melhor dos dois mundos: o ensino a distância e o presencial.

E ai, entendeu o significado de EAD?

Ficou bem fácil de entender o que significa EAD, não é? Esse formato é um dos mais interessantes hoje em dia e ajuda muita gente que não teria acesso a um diploma de graduação.

O estudo remoto exige muita concentração e disciplina, mas se você for responsável e se dedicar, terá um futuro brilhante pela frente. E com um belo diploma em mãos!

Não esqueça de seguir algumas das orientações do texto e escolher o seu curso dos sonhos. Para mais conteúdos como esse, continue acessando o nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui