A Engenharia Mecânica é um dos cursos mais concorridos na maioria dos processos seletivos. E não é à toa: ele promete abrir um grande leque de possibilidades de carreira e ainda conta com remunerações altas. Mas, assim como em qualquer profissão, é preciso ter um diferencial para se destacar no mercado — e é fundamental não deixar para se preocupar com isso apenas na hora de procurar emprego, com o diploma em mãos. 

Um dos aspectos que mais faz a diferença na contratação de recém-formados é ter experiências profissionais durante a faculdade e não há dúvidas de que ter feito um estágio em Engenharia Mecânica contará muito a seu favor.

Neste post, mostraremos algumas das áreas em que você poderá conseguir um estágio em Engenharia Mecânica, bem como onde encontrar as melhores vagas. Confira!

CONHEÇA O CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA ESTÁCIO

Oportunidades de estágio em Engenharia Mecânica: quais são e onde encontrá-las


São diversas as indústrias que oferecem oportunidades de estágio em Engenharia Mecânica. O acadêmico pode aproveitar o período em que está na universidade para transitar entre suas áreas favoritas e, assim, saber para onde poderá direcionar a sua carreira após a formatura. 

Uma possibilidade é atuar na indústria metalúrgica, auxiliando no desenvolvimento e construção das ferramentas e equipamentos de metais não ferrosos. A indústria automobilística também tem uma grande necessidade de profissionais da Engenharia Mecânica, os quais acompanham todo o processo de fabricação dos automóveis. Nesse caso, o estudante poderá ter contato com toda a linha de montagem. 

O estágio também pode ser feito na indústria energética, na parte de pesquisa e desenvolvimento de soluções para a geração de energia. Já na indústria petroquímica, o aluno pode aprender como é feita a extração de petróleo e as etapas de processamento e distribuição. 

Para os que não têm interesse na indústria, o setor público pode ser uma alternativa. Ele conta com engenheiros mecânicos em departamentos de defesa civil, saneamento básico, planejamento e obras públicas. Também é possível optar pelo setor financeiro, atuando em bancos e outras instituições. O foco costuma ser em análise de investimentos, devido à formação analítica e matemática de quem faz Engenharia Mecânica. 

Como conseguir uma vaga de estágio em Engenharia Mecânica?

Existem várias formas de se conseguir uma oportunidade de estágio. Uma delas é mostrando aos professores que estão no mercado o seu interesse. Se você for um aluno dedicado e com boas notas, é bem possível que eles o indiquem para vagas na área. 

Outra maneira é selecionando as empresas onde você mais gostaria de trabalhar e enviando o seu currículo — ou mesmo entrando em contato com seus gestores pelo LinkedIn. 

Para facilitar a vida de quem busca um estágio, há portais que reúnem vagas. Alguns dos mais conhecidos são: 

  • Vagas.com.br: é um dos principais sites de vagas do País, concentrando oportunidades de estágios, empregos e trainees;
  • Catho: mais um grande portal brasileiro de classificados de empregos e estágios, traz ainda estudos e informações sobre as profissões;
  • CIEE: focado apenas em estágios, é governamental e concentra oportunidades de todo o território nacional;
  • Nube: plataforma voltada à colocação de jovens no mercado de trabalho. 

Os estudantes da Estácio têm à sua disposição o Vagas Estácio, uma plataforma onde é possível se candidatar às oportunidades disponíveis, além de cadastrar o currículo para que as empresas possam encontrá-lo.

O que você achou dessas dicas? Só não esqueça que ser selecionado para uma vaga de estágio é apenas o primeiro passo! Após conquistar a oportunidade, dê o seu melhor, tanto para aprender o máximo possível quanto para ser contratado (ou recomendado para outras companhias) depois de se formar. Navegue pelo blog da Estácio e confira também algumas dicas de como se sair bem durante o estágio em Engenharia Mecânica. Até a próxima! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui