O curso de Administração é uma das graduações mais voltadas ao mercado de trabalho, com conteúdos práticos para formar bons gestores ainda na universidade. Além de ter esse viés, esse curso fornece as ferramentas necessárias para quem quer abrir a própria empresa. Uma delas é a disciplina de Cultura Empreendedora.

Essa matéria, em específico, qualifica os estudantes que pretendem ter um negócio próprio. Se o estudante já tem uma ideia de empreendimento, ele pode validá-la em outra disciplina do curso, a que foca no Plano de Negócios, que é um dos primeiros passos que um empreendedor deve dar antes de criar o seu CNPJ. Abaixo, separamos algumas disciplinas da grade curricular da graduação em Administração para que você possa identificar se esse curso vai ao encontro do seu perfil. Confira!

Disciplinas práticas da Administração: de Cultura Empreendedora a Liderança e Coaching

O curso de Administração tem uma base teórica importante, que inclui disciplinas “clássicas” como Fundamentos das Ciências Sociais, Fundamentos de Matemática, Introdução à Contabilidade e Princípios da Gestão, apenas para falarmos do primeiro semestre do curso. Mas, além dessas e de outras disciplinas teóricas, o curso tem diversas matérias práticas.

Se você se interessa por esse curso, confira algumas das disciplinas práticas que fazem parte dessa graduação:

1. Cultura Empreendedora

Empreender se aprende. Ao contrário do que muitos defendem, ninguém nasce empreendedor. É claro que algumas características pessoais beneficiam quem quer criar e gerir um negócio, como proatividade, espírito de liderança, resiliência e boa comunicação interpessoal.

No entanto, as etapas que compreendem a criação de uma empresa, a construção de um time, a análise de mercado, entre outros aspectos, podem sim ser ensinadas e aprendidas. Por isso, a Cultura Empreendedora é uma disciplina hoje presente não apenas no curso de Administração, mas em diversas outras graduações — que vão desde as mais técnicas, como Sistemas da Informação, até as mais criativas, como Publicidade e Propaganda, por exemplo.

2. Liderança e Coaching

Ser um bom líder é uma habilidade essencial para quem quer crescer na carreira, já que eventualmente esse profissional precisará ocupar um cargo de gestão. Assim como no empreendedorismo, há quem já tenha uma aptidão natural para a liderança, mas as boas práticas na área podem ser aprendidas e desenvolvidas em disciplinas sobre o tema.

O coaching, por sua vez, está diretamente relacionado à liderança, por ser um processo que utiliza técnicas e conhecimentos de diversas áreas, como Administração, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, entre outras, para auxiliar na conquista de resultados, sejam eles profissionais, pessoais, financeiros ou de qualquer outro contexto.

3. Inovação e Empreendedorismo

Não é só na disciplina de Cultura Empreendedora que se aprende sobre empreendedorismo no curso de Administração. Outra matéria diretamente ligada a essa área é a de Inovação e Empreendedorismo. Essa disciplina é especialmente importante porque as empresas que não têm capacidade de inovar não conseguem ter êxito por muito tempo.

Prova dessa afirmação são os programas de inovação aberta que grandes companhias têm lançado para se aproximar de startups — como foi o caso do Bradesco, da Gerdau e do Grupo Iguatemi. Com isso, essas organizações transformam o mindset de seus executivos e incorporam tecnologias às suas operações.

A inovação também pode surgir dentro da própria empresa, quando ela já é criada ou se desenvolve com foco nesse tipo de cultura. Para isso, é importante incentivar o intraempreendedorismo nas equipes.

4. Governança Corporativa, Risco e Compliance

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), governança corporativa é o sistema como as empresas ou organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas. Esse sistema compreende desde o relacionamento entre os sócios, o Conselho de Administração, as diretorias, os órgãos de fiscalização e controle e as demais partes interessadas na organização.

Para funcionar, a governança corporativa deve ter como base a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa, sendo, por esse conjunto de fatores, indispensável para o funcionamento da maneira correta e efetiva de qualquer instituição.

Ao mesmo tempo, a Gestão de Riscos e o Compliance são extremamente importantes nas organizações. O primeiro tópico trata da metodologia utilizada para conseguir superar as incertezas dos negócios. Para isso, é feito o planejamento, a organização, a gestão e o controle dos recursos financeiros materiais e humanos visando reduzir os efeitos dos riscos e o aproveitamento mais eficiente das oportunidades. Já o Compliance existe para deixar a companhia em conformidade com as regras e as boas práticas do setor da organização.

Bons administradores precisam estar atentos aos três tópicos, que farão parte de seu dia a dia profissional. Por isso, esses temas são contemplados nessa disciplina extremamente voltada ao mercado de trabalho na faculdade de Administração.

5. Plano de Negócios

Complementando a disciplina de Cultura Empreendedora, aprender a montar um plano de negócios é fundamental aos novos empreendedores. Elaborá-lo antes de abrir a empresa e encontrar um local físico para a nova organização evitará riscos desnecessários.

No plano de negócios são colocados no papel dados como o perfil do mercado, características do produto ou serviço e as ações que serão necessárias. Também fazem parte do Plano de Negócios informações detalhadas do segmento em que o empreendedor quer atuar. Ele abrange, por exemplo, possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e pontos fracos e fortes do negócio.

O que você achou dessas disciplinas do curso de Administração? Vale ressaltar que outros cursos também contam com disciplinas de Cultura Empreendedora. Então se você quer criar um negócio mas não se identifica com a faculdade de Administração, pode focar na área em que quer empreender, como Farmácia ou Arquitetura e Urbanismo, por exemplo.

Visite nosso blog e veja mais detalhes sobre diversos cursos de graduação da Estácio. Até a próxima leitura!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui