Para quem deseja ter um negócio, basta uma ideia genial e o sucesso está garantido, certo? Bem, a verdade é que a equação para o êxito não é tão simples assim. Além de uma boa sacada, de avaliar o mercado e de ter conhecimentos da sua área de atuação, será importante, para quem deseja empreender, a busca por cursos que mostrem os caminhos certos para isso. Mesmo quem já nasce com o DNA para montar seu próprio negócio precisa ter noções de contabilidade, administração, logística e marketing.

Uma das formas de ter acesso a todo esse conhecimento é procurar uma graduação que ajude você nessa caminhada. Apesar de não existir um curso que englobe todas as áreas comentadas acima, há muitas opções que possibilitam entender o mercado, ter conhecimentos sobre os processos e definir estratégias para empreender. Neste post, você irá saber quais são esses cursos e porque eles são importantes para garantir o sucesso de quem está procurando mais informações sobre como ser um empreendedor exitoso.

Quais cursos de graduação fazer para saber como ser um empreendedor de sucesso?

O caminho para ter seu próprio negócio nem sempre é fácil, mas buscar a qualificação certamente é um grande atalho para o sucesso. Confira alguns cursos de graduação oferecidos pela Estácio que podem ajudá-lo como um futuro empreendedor:

1. Administração

Esse curso de graduação é um dos mais conhecidos quando o assunto é empreendedorismo. Com uma grade curricular diversificada, a graduação em Administração consegue englobar conhecimentos de distintas áreas para quem quer trabalhar em uma empresa ou montar seu próprio negócio.

Com essa formação, o profissional será capaz de atuar e propor soluções em áreas administrativas, financeiras, de recursos humanos, marketing, logística e segurança do trabalho. Ao optar por essa formação, você terá quatro anos de curso com disciplinas como Economia Empresarial, Introdução à Contabilidade e Inovação e Empreendedorismo.

2. Ciências Contábeis

Uma das maiores dificuldades na hora de aprender a ser um empreendedor é a parte da gestão das finanças. Nem todos os profissionais sabem como manter as contas equilibradas, ter lucro e, então, tornar o negócio viável através de novos investimentos.

O curso de Ciências Contábeis pode ajudar nesse contexto. Isso porque o aluno aprenderá, nessa graduação, a lidar com orçamentos, contabilidade e auditoria, além de saber mais sobre empreendedorismo. Disciplinas como Formação de Preços e Gestão do Capital de Giro podem ser muito úteis para um planejamento financeiro eficiente.

3. Comércio Exterior

Os processos burocráticos para importar e exportar produtos são muito complexos e exigem conhecimento específico. Além de saber sobre operações de câmbio, despacho aduaneiro e logística internacional, o estudante do curso de Comércio Exterior aprende na prática a fazer negociações através de um laboratório de Gestão de Negócios.

Ou seja, ao optar por essa graduação, o acadêmico adquire conhecimentos fundamentais para efetuar transações comerciais, fazer contato com fornecedores e clientes de maneira eficaz e seguindo as boas práticas do mercado.

4. Gestão Comercial

Já imaginou um curso que possa ajudar no desenvolvimento de estratégias de venda e na gestão financeira do seu negócio? Pois essa formação, que auxiliará você na tarefa de ser um empreendedor, é o curso de tecnólogo de Gestão Comercial.

Em dois anos, esse curso possibilitará que você identifique oportunidades de negócios e defina custos para o seu empreendimento. Fazem parte dessa formação disciplinas como Análise de Investimento e Comunicação Organizacional.

5. Gestão de Recursos Humanos

Sabe-se que para uma empresa ter sucesso é fundamental o investimento no capital humano. Ter uma equipe alinhada, capacitada e comprometida ajuda – e muito – a atingir as metas da organização.

Nos dois anos do curso de Gestão de Recursos Humanos, o profissional se torna capaz de desenvolver e gerir planos de carreira. Esse ponto será fundamental no aprendizado de como ser um empreendedor.

6. Marketing

A propaganda é a alma do negócio. Esse bordão, apesar de batido, tem fundamento. Afinal, como impulsionar as vendas sem divulgar o produto? Como ser uma empresa reconhecida sem investir na sua imagem junto ao seu público-alvo?

Na graduação de Marketing, o aluno aprende sobre marketing digital, varejo, técnicas de negociação e comunicação empresarial. Assim, depois de formado, ele conseguirá divulgar a sua marca, os seus produtos e conversar com os públicos da empresa através de estratégias mais assertivas. Tudo isso ajudará no processo de tornar-se um empreendedor de sucesso e fazer a sua empresa crescer de forma planejada e eficaz.

Outros cursos

Além das graduações já citadas, há outras que podem auxiliar o futuro empreendedor. Logística, Negócios Imobiliários e Processos Gerenciais são algumas delas.

Além dos cursos, o que é preciso para ser um empreendedor?

O desejo de empreender costuma surgir cedo. Uma pesquisa do Sebrae mostra que um em cada três empresários (32%) já tinha planos de se tornar empreendedor antes de completar os 18 anos de idade.

Além de uma boa formação, quem quer seguir esse caminho precisa ter muita determinação para não desistir nos obstáculos que irão surgir na sua trajetória. Além disso, será fundamental ter afinidade e conhecimento em relação ao segmento de atuação, pesquisar o mercado, dedicar-se muito à empresa, ser arrojado e aprender com os erros.

Por que é importante aprender a como ser um empreendedor

Muitos acreditam que saber como ser um empreendedor é uma habilidade inata, algo natural ou intuitivo. Mas não é bem assim. A qualificação permeia a trajetória de boa parte dos empreendedores.

O levantamento do Sebrae que comentamos antes aponta que 33% dos empresários até 24 anos fizeram alguma capacitação antes de abrir o seu próprio negócio. Isso mostra que a formação é um dos pré-requisitos para lidar com os desafios de empreender.

Ultrapassar esses desafios, principalmente nos primeiros anos, não é tarefa fácil. Outra pesquisa do Sebrae, feita em São Paulo, mostra que aproximadamente uma em cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos no mercado. Para evitar esse resultado ruim, a saída é estar preparado com cursos que ajudem nessa caminhada.

Como você pode começar seu curso antes de empreender

Agora que você já sabe quais cursos podem ajudá-lo a entender como ser um empreendedor de sucesso, que tal tirar a sua ideia do papel e começar o seu próprio negócio? A Estácio tem duas formas de processo seletivo para alunos que estão fazendo graduação pela primeira vez: o Vestibular Estácio e o ingresso utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Caso você já tenha feito um curso de graduação, você pode ingressar em um curso EaD ou presencial sem vestibular através do ingresso de segunda graduação. E se você está estudando em outra universidade, pode optar pela transferência externa. A Estácio oferece bolsas de estudo para todas essas formas de ingresso, como você pode conferir aqui.

A Estácio conta ainda com parcelamento facilitado, o PAR, com juro zero e sem necessidade de fiador, bem como oferece diversas oportunidades de bolsas de estudo. Acesse o nosso site e verifique as opções disponíveis. A Estácio conta com mais de 500 polos de educação a distância no Brasil.

Acompanhe nosso blog e fique de olho nos conteúdos sobre processos seletivos, cursos de graduação e novidades do mercado de trabalho, além de dicas sobre empreendedorismo. Até a próxima!

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui