3 maneiras pelas quais a transformação digital está mudando o ensino

A transformação digital é uma realidade em todos os setores da sociedade, incluindo a educação. O conceito, de forma geral, refere-se ao aprimoramento de atividades por meio da tecnologia. Como as crianças já têm acesso muito cedo a ambientes digitais, foi necessário incorporar essa realidade à sala de aula.

A partir disso, surgiu a Educação 4.0, que é quando o ensino se relaciona com os aspectos da quarta revolução industrial, envolvendo programação, internet das coisas, inteligência artificial, entre outras bases tecnológicas. Se você se interessa pelo tema do ensino, conheça neste post alguns exemplos de como a transformação digital está revolucionando a educação e a forma com que aprendemos hoje em dia. Confira!

Transformação digital: como a tecnologia se tornou uma aliada dos estudos

A tecnologia pode ser inserida no ensino muito cedo, como é o caso das lousas digitais para crianças que estão entrando na escola. Por outro lado, pode servir como recurso para complementar a educação formal, quando são utilizadas plataformas que permitem que professores e alunos se aprofundem em determinados temas.

Quer saber mais sobre a transformação digital nos ambientes de ensino? Verificar como a tecnologia influencia no aprendizado nas escolas e nas universidades? Então veja algumas das principais mudanças provocadas pela tecnologia em relação ao ensino:

1. Educação a distância

Um dos principais avanços trazidos pela transformação digital à educação é o aluno não precisar mais sair de casa para assistir às aulas de um curso de graduação ou de pós-graduação.

Entre os benefícios da educação a distância (EaD) está a democratização do ensino. Isso acontece porque as mensalidades dos cursos EaD costumam ser mais atrativas, pois a infraestrutura necessária para oferecer essa modalidade de ensino é menor.

Além disso, com as aulas online, mesmo quem mora longe dos grandes centros pode ter acesso ao ensino superior sem precisar gastar horas no deslocamento até a instituição de ensino escolhida para fazer a sua qualificação.

Apesar de ter como ponto central do aprendizado as aulas online, a modalidade EaD propicia o contato dos alunos com os professores e com os seus colegas. Essa interação é garantida por meio dos fóruns online e das ferramentas de chat.

O ensino a distância é ainda mais vantajoso para alguns perfis de pessoas, como aquelas que têm mais facilidade de estudar sozinhas e são disciplinadas para seguir o cronograma criado por elas mesmas.

2. Metodologias ativas no ensino

As metodologias ativas no ensino, um dos tópicos mais debatidos pelos educadores na atualidade, só existem graças à transformação digital.

Confira as principais aplicações dessas metodologias:

  • Sala de aula invertida: quando o professor passa um material, que pode ser em vídeo, texto ou podcast, para o aluno estudar em casa antes de ter aula sobre o tema;
  • Gamificação: inspirada nos jogos virtuais, a gamificação ocorre quando existe uma competição saudável entre os estudantes visando um resultado como “prêmio” ao acadêmico ou grupo de estudantes que “vencer” o desafio;
  • Aprendizagem baseada em problemas: metodologia que estimula os alunos a encontrarem soluções para problemas difíceis podendo utilizar a tecnologia e outros recursos para isso.

Essas metodologias ativas visam proporcionar aos estudantes autonomia, aptidão em resolver problemas, colaboração, senso crítico, confiança, empatia, além de responsabilidade e participação.

3. Realidade virtual e aumentada

Uma das tendências no ensino atualmente é a utilização da realidade virtual e da realidade aumentada para proporcionar uma imersão dos alunos nos assuntos estudados.

Alguns exemplos de aplicações dessa metodologia são fazer com que o estudante “caminhe” por uma cidade medieval, em uma aula de História, e proporcionar que um acadêmico de Medicina conheça as partes do corpo humano sem que, para isso, precise estar em um laboratório de anatomia.

Você já ouviu falar sobre realidade virtual e realidade aumentada, mas ainda não sabe a diferença entre elas? Então aqui vai: a realidade virtual simula todo um ambiente criado por computador, enquanto a realidade aumentada projeta conteúdos e informações complementares no mundo real.

Já o que ambas têm em comum é que tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada precisam de uma ferramenta intermediária para serem acessadas. Essa ferramenta pode ser um hardware, como um óculos ou um smartphone, ou um aplicativo.

Vantagens da transformação digital: conhecimento disponível a qualquer momento

Com a transformação digital, a educação formal torna-se apenas parte da formação de um indivíduo. Isso porque, com ajuda da tecnologia, o indivíduo tem à sua disposição conhecimentos de todas as áreas, em todos os momentos, através de e-books, vídeos no YouTube, cursos online, entre vários outros formatos e recursos.

Pela internet, é possível aprender a programar, tocar flauta ou falar mandarim. Tudo vai depender da dedicação e do interesse de cada usuário, assim como da finalidade dos estudos.

Diante dessa realidade propiciada pela transformação digital, ter um diploma de graduação ou de pós-graduação na modalidade EaD é apenas um dos elementos valorizados nos processos seletivos.

Buscando por profissionais cada vez mais qualificados, muitas empresas apostam na formação complementar de seus colaboradores a partir de cursos online oferecidos por universidades como a Estácio ou através de plataformas de educação próprias.

E você, já está preparado para abraçar de vez a transformação digital no ensino? A Estácio conta com diversos cursos EaD que são muito bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Confira a lista completa em nosso site.

Se você se interessa pelo assunto educação e por ofertas de cursos de graduação e de pós-graduação, continue navegando pelo nosso blog e saiba mais sobre as modalidades de ensino flex, presencial e EaD oferecidas pela Estácio. Até o próximo conteúdo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *