Saiba mais detalhes sobre as formas de ingresso na Estácio

Se você está pensando em fazer um curso superior, conheça mais as formas de ingresso na Estácio. Existem pelo menos cinco maneiras de você ingressar em um curso, sendo que duas delas servem a quem estuda na própria instituição ou em outras. As outras três podem ser uma forma de ingresso para quem fez a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibular ou segunda graduação.

Se você está em busca de um diploma de ensino superior e isso é o seu sonho, a Estácio pode ser um dos caminhos que você pode trilhar para ir ao encontro disso. Afinal de contas, são diversas maneiras de ingresso para facilitar a sua vida e a entrada em um curso superior com qualidade acadêmica de estudos.

Além disso, são diversas modalidades de cursos, como presenciais, Ead e Flex. Veja a seguir e confira quais são as formas de ingresso na Estácio.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia também: Entenda por que a infraestrutura da Estácio é uma das melhores do país

As formas de ingresso na Estácio

Fazer um curso de graduação é o sonho de muitos jovens. Afinal de contas, essa é uma das maneiras mais eficazes e sólida de adquirir uma formação profissional. Pois esse grau acadêmico garante um aprofundamento teórico maior, o que torna esse nível de ensino a principal porta de entrada para um curso de pós-graduação, por exemplo.

Portanto, ele permite que o aluno tenha opções de escolha em sua vida profissional, podendo investir em uma formação continuada, como uma pós stricto sensu ou lato senso.

Mas para dar seguimento aos estudos acadêmicos, antes é necessário escolher um curso de graduação e ser aprovado no processo seletivo. Para isso, existem algumas formas distintas para começar em um curso de nível superior.

Veja a seguir três das principais formas de ingresso na Estácio.

1- Vestibular

Esse é o método mais comum e existem duas formas de fazer o vestibular para a instituição, sendo eles da maneira tradicional ou agendado. Mas para poder participar desse processo, é fundamental cumprir um pré-requisito básico, caso contrário, não será possível ingressar no curso superior.

A única exigência para fazer o vestibular é ter o diploma de conclusão do ensino médio, portanto isso é simples e é cobrado em qualquer instituição de ensino. Confira como funciona cada modalidade de prova:

Agendado

Um dos lemas da Estácio é: “Se você não pode ir à faculdade, a Estácio vai até você”. Ou seja, não é necessário sair de casa para fazer o vestibular. Saiba que é possível realizar o processo seletivo online.

Essa modalidade conta com uma grande facilidade que é a de escolher a data e a hora conveniente para o candidato realizar a prova. Para fazer a prova, basta se inscrever no portal do site da instituição e informar seus dados.

O vestibular agendado pode ser realizado em diversos períodos do ano, diferentemente do tradicional, que acontece em períodos específicos e determinados no calendário da instituição. Após realizar a inscrição, você deverá escolher que dia realizar o exame. É possível fazer online de casa ou em um local determinado pela Estácio.

A prova, tanto online quanto presencial, é dividida em duas etapas: uma prova objetiva com conhecimentos gerais obtidos durante o ensino médio e uma prova de redação.

Tradicional

O vestibular tradicional ocorre em um local físico e determinado pela instituição. Como o próprio nome sugere, essa é uma maneira tradicional de realizar o processo seletivo.

Como a prova é presencial, o candidato deverá levar o comprovante de inscrição, documento com foto e recente, e o material exigido pelo edital, uma caneta azul.

A prova da modalidade tradicional contém 30 questões objetivas divididas entre as disciplinas que são aprendidas no ensino médio, como: Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Biologia, História e Geografia.

Além dessa etapa, também é exigido que o candidato faça uma redação. É importante ressaltar que a instituição não revela qual gênero textual será cobrado no dia da prova. Portanto, é preciso praticar a escrita e saber montar um bom texto dissertativo e narrativo para ter uma boa nota.

Para se inscrever nessa modalidade, o candidato precisa acessar o portal da instituição e informar seu estado, cidade e curso que pretende fazer. Em algumas regiões, é possível escolher um local entre diversos outros, o que pode facilitar sua locomoção para o dia da prova.

Portanto, além de ser o meio mais comum como forma de ingresso na Estácio, o vestibular também é simples e nada burocrático.

2- Enem

Se você realizou a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou qualquer outra, saiba que essa também pode ser uma das formas de ingresso na Estácio. Para isso, basta cumprir os pré-requisitos que são: ter tirado uma nota igual ou superior a 300 na Redação e ter uma pontuação igual ou superior a 100 em cada uma das disciplinas.

Essa pode ser uma grande vantagem em ingressar na instituição, pois não precisará realizar a prova do vestibular. Portanto, essa forma acaba garantindo mais tranquilidade para escolher um curso.

A única exceção para essa modalidade é sobre o curso de Medicina, que deve ser realizado presencialmente no local destinado pela instituição. De resto, a prova do Enem pode ser utilizada para os demais cursos.

Para se inscrever nessa modalidade, basta acessar o site da Estácio e ter os documentos necessários, como CPF e as informações referentes ao Enem. Após estar com tudo em mãos, você deverá selecionar o estado, a cidade e qual o curso você pretende estudar.

Modalidades a sua escolha

Vale ressaltar que também é possível optar pela modalidade à distância, presencial ou Flex (consiste em aulas presenciais e remotas).

Após realizar essas etapas, é preciso comparecer presencialmente em um polo da Estácio. Nesse local, você finaliza a matrícula, que consiste nos seguintes passos:

  • As informações referentes aos resultados do Enem;
  • Documentos: carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, entre outros.
  • Certificado de Pessoa Física, CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou certificado de proficiência equivalente à conclusão do Ensino Médio (Enem).

Através do Enem, também tentar uma bolsa de estudos. Isso é possível através de um programa do governo chamado Programa Universidade Para Todos, também conhecido como Prouni.

Para isso, você precisa se inscrever no site do Ministério da Educação (MEC). Lá, conferir se você se enquadra nos requisitos básicos para concorrer a uma bolsa de estudos.

No entanto, programa pode garantir um benefício de 50% ou 100%, isso vai depender do desempenho obtido na realização do exame.

3- Segunda graduação

Se o candidato já tiver concluído o ensino superior, também é possível investir em uma segunda graduação. Essa é uma das formas de ingresso na Estácio mais direta. Para isso, basta apresentar o diploma de conclusão do ensino superior e a documentação necessária. Isso sem a necessidade de realizar um vestibular ou outro processo seletivo.

Além disso, dependendo da área que o candidato se formou, é possível eliminar matrículas já cursada. E, assim, diminuir consideravelmente o tempo de graduação.

4- Transferência externa

Se você pretende mudar de cidade, estado ou até mesmo de instituição de ensino. A transferência externa também acaba sendo uma das formas de ingresso na Estácio. Isso pode ser feito após você entrar em contato com o colegiado do seu curso e solicitar a documentação necessária.

Esse processo também é simples, gratuito e você ainda aproveita os créditos das disciplinas que já foram cursadas.

5- Reabertura de matrícula

Se você não concluiu a graduação na Estácio, saiba que isso não é problema. Se por algum motivo foi necessário suspender o curso de graduação, a instituição não barra o seu retorno para ela.

Para solicitar a reabertura de matrícula, basta acessar o site da Estácio e fazer o pedido. Isso é bem simples, fácil e prático. Você retorna do ponto onde parou e poderá dar prosseguimento aos estudos, rumo ao tão sonhado diploma.

Conclusão

A Estácio é uma das instituições de ensino mais conhecidas no país. Esse reconhecimento se deve graças ao modelo de ensino tradicional nos cursos presenciais ou moderno no ensino à distância. Para poder estudar nessa instituição, o processo é bem simples através das diversas formas de ingresso.

Para isso, basta compreender qual é o seu momento nos estudos. Se é necessário via vestibular, Enem ou outros e se inscrever naquele que é mais adequado para você.

Confira mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *