A grande maioria dos alunos que iniciam uma graduação já sonham em como será a sua vida profissional. E uma das etapas mais importantes para se alcançar a tão sonhada carreira é o estágio.  Por isso, a importância de conseguir bons estágios durante a faculdade. Afinal de contas, não existe oportunidade melhor do que essa para unir teoria e prática e aprender com quem já está no mercado de trabalho.

Além de todo esse aprendizado, o estágio pode ser uma porta de entrada para sua vida profissional, já que muitos estagiários acabam sendo contratados assim que se formam.

Mas, antes de assumir um compromisso com um estágio, saiba que é preciso ter uma atitude profissional e responsável. Afinal de contas, uma das obrigações de um estagiário é colaborar com a equipe e no cumprimento dos objetivos e metas da organização. E tudo isso sem se esquecer de seu compromisso com a graduação.

Para ajudar você a entender ainda mais sobre a importância do estágio, separamos aqui 10 bons motivos. Além disso, saiba como para conquistar um bom estágio através da Estácio e se preparar com qualidade para a sua vida profissional.

Vamos lá?

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia também: Como funciona o estágio obrigatório na universidade?

10 motivos para você buscar por um estágio

Você já compreendeu que ter um estágio em seu currículo é um grande diferencial. Mas para deixar tudo ainda mais claro, listamos aqui os principais motivos para que você torne-se um estagiário durante a sua graduação. Confira: 

1- Conhecer melhor a profissão escolhida

Dependendo do curso que você escolher, grande parte do seu aprendizado se dará através da teoria. O que, em muitos casos, principalmente nos primeiros períodos, pode deixar você em dúvida se essa é ou não a carreira que você quer seguir.

Ao fazer um estágio você tem a oportunidades de conhecer a profissão na prática, além de já exercer algumas tarefas fundamentais para essa profissão. Dessa forma, você conseguirá ter mais certeza se fez a escolha correta.

2- Ampliar sua rede de contatos

É durante o estágio que você terá uma das primeiras e melhores oportunidades de ampliar sua rede de contatos profissionais.

Afinal de contas, você terá a oportunidade de trabalhar com profissionais que estão no mercado há mais tempo e que conhecem mais sobre a profissão, outras empresas e demais tópicos relacionados à uma carreira profissional.

É de extrema importância fazer e manter bons contatos durante o estágio. Até porque, todo esse networking pode ajudar você a receber bons conselhos profissionais ou mesmo indicações de trabalho.

Por isso, procure conhecer seus colegas de trabalho e demonstre interesse pelas atividades. Dessa forma, você terá chances de ter bons relacionamentos e ser lembrado por sua competência e iniciativa no mercado de trabalho.

3 – Conseguir crédito no sistema de horas complementares

Em alguns cursos, o estágio supervisionado é obrigatório e conta como uma disciplina. Já em outros, fazer um estágio equivale a créditos no sistema de horas complementares exigido pela universidade.

Ou seja: além de aprender e conhecer mais sobre a sua futura profissão, você ainda cumpre suas obrigações com a faculdade.

Mas lembre-se: não faça um estágio apenas pelos créditos. Dedique-se e abrace essa oportunidade que será sua referência profissional.

4 – Conhecer os desafios de um emprego

O estágio tem ganhado cada vez mais importância nas empresas. Afinal de contas, empreendedores e gestores consideram essa uma etapa fundamental para encontrar profissionais e desenvolvê-los na própria organização.

E é por isso mesmo que você será desafiado e deverá assumir algumas tarefas importantes tanto para sua formação, quanto para a empresa. E ao encarar esses desafios, você aprenderá ainda mais e amadurecer profissionalmente.

5- Conhecer o funcionamento de uma empresa

O estágio também é uma grande oportunidade para que você conheça e compreenda o funcionamento de uma empresa: departamentos, procedimentos internos e todo o funcionamento organizacional.

Dessa forma, você conseguirá entender qual área mais te agrada e que tipo de função você gostaria de exercer no futuro.

6- Ganhar o seu próprio dinheiro

A nova Lei do Estágio garantiu importantes direitos aos estagiários, entre eles a remuneração mensal (sem descontos) e o direito a férias remuneradas.

Para muitos estudantes, esse é o primeiro salário, que ajudará você arcar com parte de suas despesas ou mesmo fazer uma reserva financeira.

É claro que esse salário não será tão alto, mas irá condizer com sua função. De toda forma, esse é um excelente incentivo para que você busque um estágio.

7- Descobrir novos caminhos em sua área de atuação

Você poderá encontrar um estágio em uma empresa que não seja necessariamente ligada a sua área de formação, mas  onde você poderá ser supervisionado por um profissional com sua formação. Por exemplo, um estudante de Letras que faz estágio em uma agência de publicidade.

Esse tipo de estágio permite que você conheça novas opções de trabalho além daqueles previsíveis em sua área de formação. 

Com isso, além de desenvolver a prática da profissão você tem a chance de ampliar suas possibilidades de atuação no mercado.

Leia também: Carreira vitoriosa: 6 dicas para quem está iniciando a sua jornada agora

8- Desenvolver suas habilidades

O estágio é uma das melhores oportunidades para que você possa desenvolver suas habilidades relacionadas ao seu curso de formação e que, não necessariamente, você terá essa oportunidade na faculdade.

Um dos exemplos é o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em equipe, essencial em muitas vagas de trabalho.

9- Aumentar as chances de ser contratado

Um dos maiores receios de quem está terminando uma graduação é se formar e não conseguir um emprego. Ao realizar um estágio você aumenta as suas chances de ser efetivado na empresa.

E isso acontece porque muitas organizações possuem programas de estágio voltados para a formação de profissionais que são, desde o início, familiarizados com sua cultura organizacional. 

Além disso, para as empresas é muito melhor contratar alguém que já conhece o negócio e está familiarizado com a equipe, do que alguém que precisará ser treinado do zero. Mas para que você seja contratado, é fundamental que sua atuação durante o estágio seja de qualidade.

10 – Ganhar experiência

Como já vimos nos itens acima, é durante o estágio que você conhecerá como funciona o mercado de trabalho, irá conviver com profissionais da área e a rotina de um trabalho, além de conhecer o funcionamento de uma empresa.

Tudo isso tem muito a agregar ao seu currículo profissional, afinal de contas, isso é experiência. O estágio, além de preparar você para o mercado, faz com que seu currículo seja mais valorizado e reconhecido por seus futuros contratantes.

Por que a Estácio pode me ajudar a conseguir um estágio durante a graduação?

Como você já deve ter percebido, o estágio é uma importante etapa da carreira de um profissional. 

E os alunos da Estácio podem contar com um excelente programa de estágio, que oferece vagas para os mais diversos cursos oferecidos pela instituição.

O objetivo principal deste programa é proporcionar oportunidades concretas de aprendizado e desenvolvimento. São mais de 75 mil oportunidades de trabalho por ano, tanto para estágios, como também para empregos.

Se você quer se graduar em uma instituição de ensino de qualidade e ter a chance de estagiar nas melhores empresas do Brasil, faça já a sua inscrição e venha para a Estácio. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui