Biblioteca Universitária: entenda a sua importância na graduação

A biblioteca universitária é um dos espaços mais importantes na formação de um aluno durante sua graduação. Afinal de contas, são ferramentas fundamentais para a aprendizagem e ampliação de conhecimentos de alunos e professores. Mais do que um espaço para o arquivamento de livros, pesquisas e documentos, as bibliotecas são um dos melhores lugares para que as pessoas possam explorar, descobrir, interagir, aprender e mesmo ensinar.

Aas bibliotecas possuem um papel primordial para a evolução do conhecimento e das próprias civilizações. E, ainda hoje, com tantos avanços tecnológicos, esses espaços seguem se reinventando e mantendo sua importância por gerações. Tanto é que grande parte das universidades passaram a ter acervos híbridos, ou seja, bibliotecas com obras físicas e digitais.

Tudo isso para que esse espaço não perca sua característica e importância como uma extensão da sala de aula. Além disso, para que continue sendo referência fundamental para a  pesquisa e aprendizagem de alunos e professores. Na Estácio, por exemplo, as bibliotecas são diferenciais e referências no país.

 Neste artigo entenda como a importância da biblioteca universitária para a sua formação e confira dicas para aproveitar ainda mais esse espaço durante sua vida acadêmica.

Boa leitura!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia mais: Entenda por que a infraestrutura da Estácio é uma das melhores do país

Por que você deve utilizar a biblioteca universitária

As bibliotecas são espaços que possuem uma relação intrínseca com as universidades. Afinal de contas, são nas bibliotecas que são preservados os patrimônios intelectual, cultural, literário, artístico e científico da humanidade.

Isso, é claro, sem se esquecer que são as através das bibliotecas que todos esses conteúdos são acessados e transformados em conhecimento. Ou seja, o espaço perfeito para quem busca aprimorar o que tem aprendido no ambiente universitário.

Uma característica importante das bibliotecas universitárias é que, em muitos casos, elas se tornam o fator principal para que um aluno se interesse por determinada área em sua formação ou busquem por projetos de iniciação científica. 

Afinal de contas, é neste espaço onde os alunos se aprofundam em determinados temas ou têm os primeiros contatos com o ramo das pesquisas acadêmicas.

Seu trabalho pode estar na prateleira de uma biblioteca

Outro fato importante, e que muitas vezes cai no esquecimento, é o fato de que, em breve alguns de seus trabalhos podem fazer parte do acervo da biblioteca da sua universidade. Um exemplo clássico disso são os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, que ficam disponibilizados para a consulta de outros frequentadores do lugar.

Por esses e outros milhares de motivos, não deixe de frequentar e utilizar com sabedoria a biblioteca universitária. Um lugar rico de conhecimento, histórias e inspirações que, com certeza, vão fazer a diferença em sua formação acadêmica e também profissional.

7 dicas para aproveitar a biblioteca universitária

E para ajudar você a aproveitar da melhor forma a biblioteca universitária, separamos algumas dicas para te inspirar. Veja só: 

1 – Silêncio e concentração para os estudos

As bibliotecas são conhecidas por serem locais silenciosos, ideais para quem precisa se concentrar nos estudos.

Mas além de um ambiente bem tranquilo, esses espaços costumam ser acolhedores e ainda oferecem mesas e cadeiras confortáveis e a iluminação correta para que você possa se dedicar aos estudos e pesquisas com qualidade.

Isso sem falar do acesso gratuito à internet e, em alguns casos, até mesmo de computadores para que você possa fazer seus trabalhos e se aprofundar em pesquisas e estudos online.

2 – O melhor espaço para você se dedicar ao seu TCC

Como já explicamos no item acima, as bibliotecas são lugares confortáveis, tranquilos e bem equipados para que os alunos possam se dedicar com atenção as suas atividades.

Além disso, é o local ideal para quem busca referências para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, o temido TCC.  É que as bibliotecas universitárias costumam ter arquivados os principais TCCs apresentados por ex-alunos e os disponibilizam para consulta e estudo dos novos graduandos.

Leia também: Como conseguir horas complementares na faculdade?

3 – Muitas informações de qualidade em um só lugar

As bibliotecas universitárias são organizadas de forma a disponibilizar com qualidade e facilidade todo tipo de material que possa auxiliar no estudo e na pesquisa de seu corpo docente e alunos.

Isso significa que, quanto mais cursos uma universidade oferece, maior será seu acervo e diversidade de materiais relacionados a graduação. Ou seja, em um mesmo espaço você poderá encontrar conteúdos sobre a área de humanas, exatas, biológicas…

Sendo assim, você tem a sua disposição informações das mais variadas áreas e não tem o seu conhecimento restrito a área de sua graduação.

4 – O bibliotecário pode ser o seu grande parceiro

Já pensou em poder contar com o auxílio direto de um profissional qualificado que conhece sobre o acervo da biblioteca e ainda tem conhecimentos aprofundados sobre pesquisa, redação e edição de trabalhos e artigos científicos?

Pois este profissional está dentro das bibliotecas universitárias: é o bibliotecário.

Muitas pessoas vêm o bibliotecário apenas como o profissional responsável pela organização e armazenamento de um acervo. Mas mais que isso, o bibliotecário é um profundo entendedor da área de pesquisa e pode auxiliar você com dicas e informações preciosas.

Por isso, em sua próxima visita a biblioteca, não hesite em conversar com um bibliotecário.

5 – Mais concentração para estudos em grupo

Algumas bibliotecas universitárias oferecem espaços de convivência com mesas especiais para grupos. Sendo assim, você pode realizar o trabalho com sua equipe com toda a estrutura necessária e em uma localização fácil e segura para todos: dentro da própria universitária.

Além de utilizar o espaço para a realização de trabalhos, você ainda pode formar grupos de estudo na própria universidade e assim, aproveitar ainda mais a biblioteca.

6 – Aproveite os clássicos da literatura

Engana-se quem pensa que as bibliotecas universitárias oferecem apenas conteúdos relacionados diretamente a sua área de formação. Nestes espaços você também pode encontrar uma infinidade de clássicos da literatura brasileira e mundial.

Ou seja, além de se aprofundar sobre as áreas de seu curso, você também pode transformar a biblioteca em uma fonte inesgotável de lazer ao buscar por clássicos da ficção, biografias, entre outros estilos da literatura.

7 – Atualize-se sobre as novidades de sua área de formação

Geralmente, as bibliotecas universitárias possuem assinaturas e convênios de renomadas publicações científicas e acadêmicas.

Sejam impressas ou virtuais, essas publicações são fundamentais para que alunos e professores se atualizem sobre novos estudos e pesquisas relacionadas à sua área de formação.

Entre essas publicações estão:

  • Periódicos;
  • Boletins de pesquisas;
  • Anais de congressos;
  • Relatórios de Centros de Pesquisas;
  • Revistas científicas, entre outros.

De forma geral, esses materiais são pagos e é através das bibliotecas que estudantes podem acessar todas essas fontes de informação de forma gratuita.

Conheça a biblioteca virtual da Estácio

A Estácio é uma das instituições de ensino que oferecem bibliotecas híbridas: com obras físicas e digitais. Dependendo da localização do campus, o aluno poderá ter acesso a ambas estruturas.

Já a biblioteca universitária virtual da Estácio oferece o primeiro e único acervo eletrônico de livros-texto, com obras totalmente em Português e leitura total disponível pela Internet.

A biblioteca pode ser acessada pelo Ambiente Virtual (SIA) da Estácio, que  possibilita, de forma prática, o acesso dos alunos a todas as obras.

E se você quer ter acesso a todo esse acervo e a um ensino de qualidade, a dica é se inscrever em uma das graduações da Estácio.

Não perca mais tempo e garanta um diploma de qualidade em uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *