Você está pensando em conseguir um trabalho no exterior por experiência ou mudança de vida? Existem boas e interessantes oportunidades em diversos países.

Com objetivo de auxiliá-lo nessa escolha, preparamos 9 dicas que facilitarão para você arrumar suas malas e ir trabalhar no exterior.

Leia mais: 5 benefícios de participar de um intercâmbio em inglês

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

9 dicas para conseguir trabalho no exterior

Pensar em conseguir um trabalho fora do Brasil é um sonho de muitos jovens ou profissionais formados.

Além de proporcionar uma experiência incrível, pode ser o início de uma carreira internacional e abertura de outras oportunidades ao redor do mundo.

Para encorajá-los a seguir esse caminho, reunimos algumas dicas para que você possa trabalhar no exterior:

1. Documentos legais: vistos e as permissões para trabalho no exterior

Primeiramente, para sair do Brasil é necessário o visto ou permissão para permanência no país escolhido para trabalhar.

Considere o tempo para obtenção dessas autorizações, que nem sempre são imediatas e requerem tempo. Outro ponto é quanto ao tempo de permanência que é estipulado para cada país.

Portanto, esses tempos e prazos devem estar presentes no seu planejamento.

2. Descubra qual custo de vida do país que você deseja trabalhar

Outro ponto a ser considerado é a relação custo de vida para morar e trabalhar naquele país, cidade e região.

Dessa forma, atente-se para isso no momento da seleção a fim de não ter surpresas posteriores.

3. Aprenda sobre o país e sua cultura

Pensar em trabalhar no exterior pode parecer uma coisa bastante positiva, mas não se esqueça que passará meses ou até anos por lá.

Logo, necessita pesquisar muito sobre o país e a cultura e, desse modo, imaginar como será a sua vida e rotina num país com poucas pessoas conhecidas por perto.

Dessa forma, seja o mais realista possível. Projete e se planeje de maneira mais detalhada a fim de diminuir as chances de bater aquele arrependimento.

Uma boa dica é buscar informações sobre variados assuntos, lugares, restaurantes, culturas, esportes, áreas de lazer e tentar se aproximar de grupos de pessoas locais ou na região onde será sua nova moradia

5. Caso seu planejamento der errado: o que fazer?

Ser aventureiro é uma das características presentes em quem busca por um trabalho no exterior. No entanto, tenha seus pés no chão. Se seu planejamento der errado tenha em mãos a opção B.

Uma boa maneira para diminuir a probabilidade isso ocorrer é listar cada uma das possíveis coisas que poderiam dar errado.

Dessa forma, tomar consciência dessas possibilidades e propor ações para que nada ocorra diminui muito o risco delas realmente acontecerem.

6. Descubra países com boas possibilidades de trabalho no exterior

A busca por oportunidade no exterior está crescente, conforme pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Talenses.

O resultado da pesquisa apontou que 91% de todos os pesquisados pensam em sair do Brasil caso ganhassem uma proposta de emprego.

Diante deste cenário, vejamos quais os países que mais contratam brasileiros dentro do escopo legal, ou seja, que possuem mais flexibilidade para contratação de estrangeiros:

  • Alemanha;
  • Austrália;
  • Canadá;
  • Estados Unidos;
  • Irlanda;
  • Nova Zelândia;
  • Portugal;
  • Suécia.

Por hora, dependendo do país escolhido as exigências legais são distintas. Fique atento! Contudo, esse lista não limita encontrar outras boas oportunidades em outro países.

É importante saber que, geralmente as empresas buscam profissionais das áreas de tecnologia da informação, saúde e engenharia.

Portanto, investir em um curso dessa área pode aumentar muito suas chances de trabalho no exterior.

7. Três formas de conseguir trabalho no exterior

Destaca-se três formas de conseguir trabalhar no exterior independentemente do país escolhido. Vejamos:

Empresa multinacional

Se você já trabalha ou faz estágio em alguma empresa multinacional é uma boa porta de entrada para morar fora do país.

Demostre seu interesse e disponibilidade de realizar a mudança e prepare-se para adquirir a fluência da língua do país de destino.

Empresa no exterior

Muitas empresas destinam seleção específica para estrangeiros. Esteja atento a essas oportunidades por intermédio da sua faculdade que normalmente possui alguma ligação ou contato com pessoas da empresa desejada.

Muitas vezes, as empresas ainda não estão bem definidas pelo aluno ou profissional e a faculdade através de seu corpo docente poderá auxiliá-lo na sua escolha.

Busca pela oportunidade já no exterior

Aqui as pessoas resolvem que querem passar por uma nova experiência e com esse desejo buscam um país com características que mais o agradam e partem para aventura.

Sem emprego em vista, partem com visto de turista e por muitas vezes ficam ilegalmente no pais. Assim, esse não é considerado o melhor caminho a seguir.

Nessa opção corre-se o risco de realizar atividades fora da sua área de formação, porém quando jovens toda experiência é válida! Passar por dificuldades e lidar com situações inesperadas podem trazer pontos positivos mas não ideais.

Porém, esteja ciente da importância da legalidade. E, além disso, escolher a empresa e o trabalho ainda no Brasil é um grande vantagem.

8. Ir além de ter bom currículo

Aqui é interessante pedir auxílio a uma agência especializada em recrutamento de pessoas para empresas no exterior.

Seja qual for a área: tecnologia da informação, vendas, publicidade ou engenharia. Ou apenas esteja aberto as outras oportunidades existentes dentro do seu campo de conhecimento.

Repasse essas informações para as agências que possuem experiência e vão ajudá-lo a encontrar o trabalho no exterior mais adequado com suas habilidades e competências, alinhadas com suas expectativas.

Com isso para você ser um bom concorrente precisar ter um bom currículo e se atentar para os seguintes pontos:

  • Apresentar domínio da ferramenta e funcionalidades da plataforma LinkedIn;
  • Buscar sempre adquirir experiências e conhecimentos novos;
  • Criar um rede de contatos profissionais por meio da participação de eventos, feiras e workshops profissionais;
  • Manter suas redes sociais com informações que não afetem sua imagem;
  • Participar de cursos disponíveis na internet sobre assuntos pertinentes à sua área de atuação ou algo que desenvolva alguma habilidade importante mas que você ainda não possui;
  • Realizar constantes reciclagens de conhecimentos da sua área e do seu setor, a fim de aperfeiçoar suas habilidades e conhecimentos;
  • Se já possuir um trabalho manter a presteza e as boas relações com colaboradores.

9. Domínio do idioma estrangeiro

Encontrar trabalho no exterior para brasileiros não tão é complicado caso tenha domínio do inglês, considerado o idioma universal.

Portanto, caso seu interesse for trabalhar na Alemanha, França ou China, dedique-se a aprender um pouco sobre o idioma nativo antes de se candidatar. Dessa forma, terá mais chances de conseguir um vaga de trabalho no exterior.

Além disso, prepare-se fazendo testes oficiais de proficiência no inglês, como o TOEFL, IELTS ou Cambridge English com objetivo de comprovar a sua fluência no idioma, ou outros certificados.

Só para exemplificar, o TOEFL ou Test of English as a Foreign Language é o exame de proficiência da língua inglesa mais solicitado por universidades no exterior.

Este teste de avaliação de domínio da língua é um dos pré-requisitos exigidos para ingressar em muitas das universidades e empresas no exterior. Ele é feito pelo computador, com outras pessoas na mesma sala que você.

Em contrapartida, o exame de IELTS ou International English Language Testing System também é um teste de proficiência em língua inglês, porém de forma oral e individual com o examinador.

Mas lembre-se que ambos provavelmente serão necessários para conseguir um trabalho fora do Brasil.

Leia também: O que é Au Pair? Esse tipo de intercâmbio vale a pena?

E você, está pronto para arrumar um trabalho no exterior?

Caso já tenha concluído sua faculdade e quer passar pela experiência de trabalhar no exterior, prepare-se e planeje como fará isso com as dicas mencionadas acima.

E se ainda não fez sua graduação, confira as opções de cursos que a Estácio oferece e matricule-se agora!

E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui