Existem boas opções de faculdade para quem gosta de desenhar?

É comum as pessoas acharem que saber fazer uma ilustração é um hobby. E tudo bem, pode ser só um hobby sim, mas existe a possibilidade de você transformar essa qualidade em uma carreira duradoura.

Veja bem, é ótimo quando percebemos um gosto ou uma prática que dominamos e achamos o curso perfeito para exercitar essa técnica. Aliás, será bem mais fácil desenvolver gosto pela futura profissão se você tem paixão por aquilo, se é algo com a capacidade de te inspirar.

E quem é bom no desenho e tem gosto pela coisa, pode ficar tranquilo. Existe um número considerável de faculdades com disciplinas que usam a técnica e várias profissões relacionadas a esse tipo de arte. Então sim, existe faculdade para quem gosta de desenhar. Vamos conhecer dez delas?

Saiba mais: Curso de desenho: 8 melhores opções

Faculdades para quem gosta de desenhar: conheça 10 opções

1. Artes Visuais

O curso de Artes Visuais é um dos mais conhecidos na linha artística e aborda as mais variadas técnicas. Nele, o aluno desenvolve trabalhos em pintura, cerâmica, escultura e fotografia.

Claro, a parte de desenhar ganha mais destaque em matérias específicas, como Desenho Artístico em Design Gráfico, Estética e Teoria e Prática da Cor. Ainda assim, dá de exercitar os seus dotes artísticos e aprender tudo relacionado a arte visual: história, movimentos culturais e diferentes técnicas.

2. Arquitetura e Urbanismo

O arquiteto é responsável por desenhar e planejar espaços urbanos ou internos, com o objetivo de criar ambientes confortáveis, seguros e funcionais. Apesar disso, a estética é muito importante e diversos autores consideram a Arquitetura como uma forma de arte.

Por isso, é normal considerar essa graduação se você gosta de desenhar casas, prédios ou locais internos. Mas, antes de escolher Arquitetura e Urbanismo saiba que no curso você precisará fazer os projetos com base em cálculos.

3. Design Gráfico

O Designer Gráfico fica dois anos na faculdade para aprender a desenvolver materiais para comunicação visual. Logo, o profissional sabe como criar logotipos, panfletos e páginas de internet, com foco em uma identidade visual bonita e com capacidade de chamar atenção.

Quem estudo Design Gráfico tem um olhar empresarial e em vendas, mas consegue pôr em prática sua criatividade e preferências. Além do mais, é uma profissão em alta, considerando a força das redes sociais atualmente.

4. Desenho Industrial

Sabe quem desenha e projeta produtos como garrafas, embalagens de perfumes ou mesmo joias e móveis? Sim, o Designer Industrial. Eles criam peças específicas para produtos do nosso dia a dia, como os citados anteriormente.

Afinal, uma embalagem precisa chamar atenção, ser bonita e funcional, não é? Aí entra o trabalho do Designer, o qual precisa ter muito jeito com ilustração para projetar materiais interessantes.

5. Design de Games

Nesse curso, unimos diversas técnicas, como tecnologia, programação e, é claro, desenho. Quem é formado em Design de Games cria cenários e roteiros para jogos e domina a linguagem multimídia e outras tecnologias.

Nesse caso, é preciso entender as técnicas de desenho em plataformas digitais e gostar de criar cenários principalmente. Apesar disso, há espaço para desenvolver avatares e ser bem criativo.

6. Designer de interiores

Semelhante ao trabalho do Arquiteto, o Designer de Interiores é o profissional capacitado para projetar espaços, focando mais na parte interna de imóveis, como quartos, salas e escritórios. 

O Design de Interiores é uma boa faculdade para quem gosta de desenhar. Isso porque os projetos exigem uma construção criativa, aí entra o olhar do desenhista.

7. Engenharia Civil

A Engenharia Civil e a Arquitetura andam de mãos dadas na construção de imóveis. Porém, a primeira é mais prática e voltada à aplicação de técnicas, enquanto a segunda possui uma veia mais criativa.

Ainda assim, na Engenharia Civil você vai precisar fazer alguns projetos a mão, em diversas matérias. Por isso, é uma ótima faculdade para quem gosta de desenhar.

8. Engenharia cartográfica

Talvez uma engenharia mais desconhecida, a cartográfica é responsável por coletar e analisar dados geográficos e geológicos, na intenção de elaborar mapas da superfície terrestre.

Para isso, um bom olho no visual é sempre bem-vindo. Claro, os cálculos e o entendimento sobre geologia aparecem muito, mas saber ilustrar será primordial na profissão.

9. Moda

O tecnólogo de Designer de Moda dura três anos e mostra muito do trabalho de estilistas, figurinistas e designers de produtos. Nele, o aluno entende como desenhar roupas e acessórios, como vestidos, ternos e até mesmo joias e perfumes.

Já viu como começa o processo para fazer uma roupa? É preciso primeiro desenhar ela, fazer um esboço do projeto. Esse tipo de ilustração é chamada de croqui e está muito presente nessa graduação.

10. Tatuagem

Tudo bem, ainda não existe uma faculdade para atuar como tatuador. Mas há cursos livres, com a capacidade de te mostrar as técnicas da tatuagem. Se optar pela área, vai poder exercitar muito da sua criatividade, brincar com as cores e eternizar uma arte na pele de um cliente.

Leia também: Vale a pena escolher uma faculdade de artes?

Faculdade para quem gosta de desenhar: escolheu a sua?

O importante é escolher uma graduação aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e com características similares ao seu gosto. Segue lendo o nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados à educação e à Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui