O Excel online é uma ferramenta útil que pode ser utilizada por estudantes e profissionais de diferentes áreas. Apesar de muitas pessoas associarem o Excel a organização de planilhas numéricas, essa é uma ferramenta que permite lidar com diferentes tipos de dados.

Profissionais de marketing, por exemplo, podem utilizar para criar planilhas de planejamento do conteúdo que será publicado nas plataformas do cliente. Assessores de impressa podem criar lista de contatos organizadas nas linhas e colunas por diferentes parâmetros.

O Excel online também poder ser muito útil para que deseja organizar e acompanhar seus gastos mensais. Já os estudantes podem aproveitar o melhor dessa ferramenta criando um plano de estudos eficiente.

Neste post, nós vamos apresentar o que é o Excel online e como acessá-lo. Em seguida você irá entender o que pode fazer nele e como criar um plano de estudos na ferramenta.

Ficou curioso? Então continue lendo para se dar bem na organização da sua rotina de estudos!

Leia também: Como evitar que a procrastinação prejudique os seus estudos

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

O que é o Excel online?

O Excel é um software desenvolvido pela Microsoft. Ele faz parte do pacote básico do Microsoft Office, conjunto de programas que incluem o Word, editor de textos; o PowerPoint, editor de slides; e OneNote, criador de anotações.

A principal finalidade do Excel é criar e editar planilhas. Apesar de parecer complexo inicialmente, basta um pouco de dedicação e estudo para aproveitar as funcionalidades dessa ferramenta no seu dia-dia.

Sua primeira edição offline foi lançada no ano de 1987. Já são mais de 30 anos no mercado. O Excel online ganhou sua primeira versão estável no ano de 2010 trazendo novos usuários e novas possibilidades de uso da ferramenta.

Entenda como acessar o Excel online gratuitamente

Primeiro, você precisa acessar a página de entrada do Excel online clicando aqui. Ao abrir, serão solicitados seus dados de login para uma conta Microsoft. Caso já possua, é só inserir o e-mail, número de telefone ou Skype no campo indicado.

Ao preencher o campo, basta clicar em avançar e pôr a senha na página seguinte. Assim que você apertar o botão “entrar” terá acesso ao Excel online.

Caso não possua uma conta Microsoft, é preciso clicar na opção “Nenhuma conta? Crie uma!” na página de entrada. Logo após, é só seguir as instruções que aparecem na tela e abrir sua conta Microsoft em pouco minutos.

Assim que a conta estiver criada, você já pode aproveitar o Excel online de graça.

Leia também: Estácio graduação Flex: 6 cursos de exatas nessa modalidade

O que é possível fazer no Excel online?

O Excel online gratuito possui algumas diferenças da versão de desktop do Excel. Essa segunda, é a versão que já costuma vir instalada no seu computador com Windows. Ela é ativada através da compra de uma licença do Microsoft Office 365.

Mesmo que algumas funcionalidades do Excel pago não estejam disponíveis no Excel online, ainda é possível realizar diversas coisas na ferramenta.

Veja a seguir o que você pode realizar no Excel online:

1 – Compartilhar e editar arquivos em tempo real com outras pessoas

Uma das vantagens do Excel online é a facilidade para compartilhar arquivos com outras pessoas. Com o arquivo aberto, você deve clicar na opção “Compartilhar” localizada na parte superior direita da tela.

Em seguida, um janela pop-up aparecerá em frente à pasta ou planilha. Você deve adicionar o e-mail da pessoa com quem deseja compartilhar o arquivo e pronto, ela terá acesso.

Você também pode copiar o link de compartilhamento na opção “Copiar link” da parte inferir da janela pop-up. Além disso, você pode optar entre as opções “Qualquer pessoa com o link pode editar” e “Qualquer pessoa como o link pode exibir”.

Caso a opção de edição esteja ativada, as pessoas que recebem o acesso ao arquivo podem editar direto do computador ou celular em tempo real. Esse é um grande benefício para atividades desenvolvidas em grupo. Todos podem participar da construção e edição de planilha ao mesmo tempo sem perder informações.

2 – Salvar automaticamente planilhas e pastas na nuvem

Como o próprio nome da ferramenta apresenta, o Excel está online. Ou seja, conectado diretamente com a internet. Dessa forma, fica difícil de perder as atualizações feitas na sua pasta ou planilha porque elas são salvas automaticamente.

Isso se dá porque o Excel online está conectado com a nuvem, um serviço de armazenamento seguro e virtual. No caso, todos os seus arquivos estarão salvos no OneDrive, serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft.

3 – Acessar e imprimir planilhas

Além de criar planilhas, você também pode abrir arquivos de pastas e planilhas no Excel online. Para isso, você pode subir o arquivo no Excel online ou no OneDrive.

Isso facilita o acesso de arquivos em dispositivos que não possuem o Excel pago instalado. Auxiliando também na impressão de planilhas em gráficas ou outros estabelecimentos.

Na próxima parte deste post te apresentamos quais são os formatos de arquivos que podem ser abertos no Excel online.

Leia também: Gosta de números? Confira os cursos para quem gosta de matemática

4 – Utilizar fórmulas do Excel

Usuários antigos do Excel adoram utilizar fórmulas para auxiliar a análise e disposição de dados em suas planilhas. As fórmulas podem localizar totais de uma coluna ou linha de números, realizar cálculos de pagamentos, solucionar problema matemáticos, entre outras possibilidades.

5 – Filtrar dados

Em planilhas com muitos dados é possível realizar uma filtragem através da função “Classificar e filtrar” localizada no canto direito da aba “Página inicial” do Excel online. Dessa forma, você encontra rapidamente os valores que procura, dando visibilidade ao que precisa.

Sendo assim, você se concentra melhor nas informações que serão úteis naquele momento.

Quais os formatos de arquivo aceitos no Excel online?

O Excel online oferece acesso aos seguintes tipos de arquivo:

  • .xlsx – Planilha Excel;
  • .xls – Planilha Excel 1997-2003, que será convertida automaticamente para .xlsx;
  • .xlsb – Planilha Excel binária;
  • .osd – OpenDocument Spreadsheet ;
  • .xlsm – Planilha de macro Excel, vale observar que os macros não serão executados.

O formato (.csv) não é aceito pelo Excel online.

Monte um plano de estudos no Excel online!

Se preparar para uma avaliação como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou até a semana de avaliações da sua escola ou curso de graduação pode ser um desafio. São várias disciplinas com conteúdos para estudar.

É nesse contexto que um plano de estudos pode ser extremamente útil. Ele vai te proporcionar a organização necessária para se dar bem nas avaliações com tranquilidade.

Veja agora como organizar um plano de estudos no Excel online.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

1 – Criando um arquivo no Excel online

Após logar em sua conta Microsoft e acessar o Excel online, clique na opção “Nova pasta de trabalho em branco” localizada no lado esquerdo da tela abaixo da palavra “Novo”. Pronto, você será direcionado para a interface de edição do Excel online com seu novo arquivo aberto.

2 – Nomeie as cédulas

Uma planilha do Excel online é formada por linhas e colunas. As colunas estão dispostas na vertical e são representadas pelas letras do alfabeto na parte superior da planilha. Já as linhas estão na horizontal e são representadas pelos números no canto esquerdo do arquivo.

Cada encontro entre linha e coluna representa uma cédula, os quadradinhos que compõem a planilha. É nesses espaços que as informações serão inseridas.

Para se referir a uma cédula usamos a junção da letra que representa a coluna com o número que se refere a linha. Dessa forma, a primeira cédula do documento será identificada como “A1” por estar na primeira linha e primeira coluna.

Para criar seu plano de estudo você deve então preencher as cédulas da linha 1 com as seguintes palavras:

  • A1 – Data
  • B1 – Horário
  • C1 – Matéria
  • D1 – Conteúdo
  • E1 – Observações
  • F1 – Status

3 – Preencha as informações

Agora, você deve anotar em um outro arquivo de texto ou em um papel quais são as datas das suas avaliações. A partir disso você irá preencher as colunas correspondentes na planilha com a sua organização de estudos.

Vamos supor que você tenha uma avaliação de matemática no dia 30 de outubro. Você deve então planejar os estudos dos conteúdos da matéria até alguns dias antes desta data.

Na coluna “Data” você irá colocar a data do dia que irá estudar e na coluna “Horário” de que horas dará início aos estudos. Na próxima coluna você preencherá com o nome da matéria.

É importante então ter bem planejamento o que irá estudar naquele dia. Por isso, a coluna “Conteúdo” é tão relevante. Nela, você descreverá especificamente qual assunto da matemática irá estudar. Você pode colocar, por exemplo, “equações polinomiais”.

A coluna de observações deve ser preenchida quando você achar necessário. É possível anotar uma dúvida ou a necessidade voltar naquele assunto mais vezes, por exemplo.

Por fim, na coluna “Status” você marcará os estudos como “Realizado” ou “Não realizado”. Dessa forma, você estabelece um controle do quanto você está seguindo o seu cronograma e consegue até comemorar o seu comprometimento com ele.

Alterne entre as matérias estudadas

Ah, vale ressaltar que é importante alternar entre as matérias estudadas. Você também precisa preservar dias de feriado e finais de semana para o descanso.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog para mais informações de qualidade! Aproveite para ficar por dentro dos cursos de graduação de qualidade oferecidos pela Estácio!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui