Não é novidade que vivemos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Mas como se diferenciar e garantir o emprego dos sonhos? Não é fácil driblar a concorrência e aí que entra um forte aliado na sua carreira: a especialização. Isso mesmo, hoje em dia não basta apenas fazer uma graduação. É necessário seguir estudando e se especializar em assuntos e áreas para conseguir uma boa oportunidade.

Há muitas vantagens em fazer uma especialização. Além de ajudar a valorizar o currículo, amplia os seus conhecimentos e a rede de contatos, essenciais para lhe abrir portas na carreira. Assim como apostar em uma pós-graduação amplia as chances de progressões dentro da empresa e melhores salários.

Um profissional especializado em um determinado assunto já sai na frente. Sabia que um profissional pós-graduado ocupando uma função de coordenação pode ganhar até 53% mais do que alguém que tem apenas nível superior? Foi exatamente o que mostrou pesquisa realizada pela Catho Educação. Nos cargos operacionais ou de assistente, a especialização pode aumentar em até 25% o salário.

A verdade é que os estudos após o curso superior não podem parar. Na Estácio você encontra a especialização que precisa para a sua área. São muitas opções nas modalidades presencial e distância. Neste post, vamos te ajudar entender melhor a importância e as vantagens em escolher uma especialização para a sua carreira.

Vamos lá?

MATRICULE-SE EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO COM A QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia também: MBA Estácio: 5 vantagens de fazer uma pós-graduação!

Vale a pena fazer uma especialização?

Se você está em dúvida se vale a pena investir em uma especialização, saiba que ela pode dar um up surpreendente na sua carreira. As exigências e novidades do mundo corporativo são crescente e profissionais obsoletos e estagnados em uma única graduação tendem a ficar para trás. Buscar especializar-se em uma área é tão importante quanto estudar inglês e aprender sobre as novas tecnologias que surgem a todo momento.

O profissional com uma ou mais especializações no currículo tem valor para a empresa. Ele se torna uma pessoa diferenciada no local onde trabalha, com competências e habilidades necessárias para melhor se sobressair e apresentar resultados. O curso de especialização abre horizontes profissionais e traz qualificação ao trabalho.

Um profissional que investe em especialização costuma ser mais capacitado para resolver problemas complexos, tem maiores habilidades de negociação, gestão de equipe, inovação, entre outras qualidades. Isso vai depender muito também da especialização escolhida. Com o diploma de uma pós-graduação em mãos elevam-se as chances de você se tornar um profissional valioso para a empresa.

O que é a especialização?

Também conhecida como pós-graduação Lato Sensu, a especialização tem o foco no desenvolvimento de habilidades específicas em determinada área de formação. Ou seja, ela ajuda profissionais a se aprofundarem e se atualizarem em temas de determinada área do conhecimento. Geralmente estes temas são relacionados a sua graduação.

O Ministério da Educação (MEC) preconiza que as especializações devem ter duração mínima de 360 horas, que corresponde a um ano e meio. Elas podem ser realizadas nas modalidades a distância, presencial e também EaD Flex. As aulas costumam acontecer nos períodos da noite ou aos finais de semana.

Vale destacar que especialização não é a mesma coisa que MBA. Ambos são pós-graduações, porém no MBA o foco principal está na Administração, Gestão e Negócios. O MBA busca capacitar profissionais que almejam se desenvolver em cargos de liderança e gestão, por exemplo.

Leia também: MBA ou especialização: qual escolher para ter sucesso

Especialização: conheça as vantagens para a sua carreira

Já mencionamos algumas das vantagens em fazer uma especialização, mas agora vamos entrar em detalhes em algumas delas. Tudo para você entender o quanto vale a pena seguir estudando e se aprofundando em conhecimentos que vão fazer de você um profissional melhor e mais qualificado.

Então vamos lá, listamos abaixo os principais diferenciais para a sua carreira ao investir em uma especialização e conquistar o sucesso:

1. Aprofundar os conhecimentos na área

Ao optar por uma pós-graduação, você irá se aprofundar em um conhecimento especializado na área que decidiu atuar. Essas expertise sem dúvida será um diferencial dentro da equipe de trabalho. É uma possibilidade de aprender e desenvolver ainda mais suas habilidades profissionais. A especialização permite que você possa se capacitar em uma área de atuação do seu interesse e se sobressair profissionalmente nela.

2 – Valorizar o currículo

Normalmente, os diplomas de especialização agregam valor ao currículo e à carreira da pessoa. Vai além da satisfação pessoal. Uma vez que o desenvolvimento pessoal é bem visto pelos gestores e pode ser diferencial e uma vaga concorrida, por exemplo. Assim como pode contribuir para aumentos salariais e progressões de carreira. Vamos concordar que um currículo que contém a graduação e nenhuma especialização fica mais “pobrinho”, né?

3 – Aumentar o seu networking

Outra vantagem em apostar em uma especialização é aumentar a sua rede de contatos. Isso mesmo, vai ampliar o seu networking e isso vai lhe ajudar na sua carreira. Afinal, muitos dos seus colegas ou professores são profissionais que já estão no mercado de trabalho. Esses contatos sem dúvida podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional e nas suas habilidades interpessoais, seja compartilhando aprendizados ou até mesmo indicando para vagas de emprego.

4 – Explorar novos segmentos

Podemos ainda ressaltar que a pós-graduação lhe permite explorar novos segmentos dentro da sua profissão. Ou seja, você tem a oportunidade de ampliar seus horizontes e se aprofundar em conhecimentos e técnicas que não teve experiência até então. A especialização lhe permite, inclusive, trocar de área. Por exemplo, se você é formado em Psicologia clínica e quer mudar de carreira, pode optar por uma especialização em psicologia do esporte ou forense e jurídica.

5 – Aumentar o salário e subir de cargo

Conforme destacamos ao longo do post, o aumento salarial também figura entre os benefícios de apostar em uma especialização. Claro que não se trata de uma garantia, mas profissionais pós-graduados costumam ter uma patamar de remuneração melhor aos que são graduados ou tem apenas o ensino médio. Bem como tem mais chances de alcançar melhores cargos dentro da hierarquia da empresa.

Para se ter ideia, estima-se que um profissional com especialização pode ganhar até 4 vezes mais de quem só concluiu o ensino médio. Já quem tem nível superior ganha mais que o dobro daquele que tem apenas o diploma no colegial.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESTÁCIO E CRESÇA NA CARREIRA

Leia mais: Pós-graduação a distância: faça uma especialização logo após se formar!

Onde fazer uma especialização?

Convencido do quanto fazer uma especialização pode potencializar a sua carreira? Na Estácio você encontra uma infinidade de cursos para te ajudar no seu desenvolvimento pessoal. São especializações reconhecidas no mercado nas mais diversas áreas, como:

  • Comunicação e Design;
  • Direito;
  • Educação;
  • Engenharia;
  • Gestão;
  • Gestão e Comunicação;
  • Humanas;
  • Marketing e Vendas;
  • Médica;
  • Saúde; Tecnologia.

É importante ressaltar que se você deseja cursar uma especialização deve buscar uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Além disso, é necessário apresentar o currículo, documentos que comprovem a graduação e, em alguns casos, realizar uma entrevista.

Leia mais: MBA ou especialização: qual escolher para ter sucesso

Não perca mais tempo e invista na sua carreira profissional

Gostou de ler sobre as vantagens de se cursar uma especialização? Então não perca mais tempo e matricule-se. O quanto antes você investir na sua pós-graduação, mais rápido colherá os frutos desta excelente escolha. Boa sorte!

Continue acompanhando mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio. Fique de olho nos próximos posts e não perca as novidades!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui