Você consegue se ver no futuro? Como você estará em cinco ou dez anos? Estará formado, trabalhando, bem sucedido? Se você reflete sobre tudo isso, saiba que está pensando no seu plano de carreira. Neste post, vamos mostrar como fazer um plano de carreiras e quais as vantagens de ter um para a sua carreira.

Em outras palavras, ter objetivos e metas faz parte da vida de todos os seres humanos. Quando se trata de melhora de vida, ter uma profissão de sucesso e principalmente, estabilidade financeira, saiba que são muitos passos que precisam ser percorridos até que você chegue lá. Quais habilidades, por exemplo, você deve desenvolver nesse caminho?

Com a grande oscilação das relações de trabalho é de extrema importância que o profissional tenha bem definido onde ele quer chegar. Para isso, planejar o futuro é o primeiro passo para que você possa atingir seus objetivos e para isso, existe o plano de carreira.

Conheça mais sobre esse assunto agora.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia também: 6 dicas para estudar em casa e fazer a graduação no seu tempo

O que é um plano de carreira?

Plano de carreira é o conjunto de metas ou caminhos feitos com o intuito de servir como guia profissional. É um instrumento utilizado para alcançar objetivos.

É utilizado tanto por empresas quanto por profissionais para fazer uma projeção de crescimento e evolução de carreira. Define uma trajetória hierárquica. Pode também ajudar as pessoas a conseguirem novas oportunidades de trabalho.

O plano de carreira é uma importante ferramenta para crescimento tanto dentro da empresa quanto no mercado de trabalho. Enfim, é considerado um instrumento de gestão de pessoas.

Dentro das empresas é relativamente recente. Até algumas décadas atrás, a maioria das pessoas conseguia um emprego quando era jovem e normalmente, permanecia naquela função até se aposentar. Só tinham espaço para crescimento aqueles que tinham maior perfil de liderança.

Quais os tipos de plano de carreira que existem

Os planos de carreira podem não apenas ser feito pela empresa, como também planejado por você mesmo.

Feitos pela empresa

Os planos feitos pelas das empresas são fixos e determinados por diversos parâmetros. Por exemplo, tempo de serviço. Podem significar aumento de salário, responsabilidade, entre outros. Visa definir a trajetória dos funcionários dentro da organização.

Quando uma empresa tem um plano de carreira, ela normalmente tem uma divisão de cargos e funções bem definidos, inclusive com evolução salarial. Dessa maneira, o colaborador já sabe como e quando ele pode atingir um local específico dentro da organização.

Determina competências necessárias para cada posição que o profissional irá ocupar. Também define as expectativas que as empresas tem em relação aos colaboradores.

Normalmente é elaborado pelo setor de Recursos Humanos da empresa e serve para motivação dos colaboradores. É mais comum em empresas de grande porte.

Alguns outros motivos pelos quais as empresas escolhem ter plano de carreira:

  • Formação de líderes: metas claras de crescimento geram colaboradores motivados e comprometidos com a empresa;
  • Atrair novos talentos: não tem nada mais atrativo em uma empresa do que saber que você não ficará estagnado em um cargo ou salário para o resto da vida. Colaboradores sempre buscam crescimento, principalmente na qualidade de vida;
  • Retenção de talentos: não basta apenas recrutar bons funcionários, mantê-los motivados depois de investir neles é importante tanto para o crescimento quanto para as finanças da empresa;
  • Foco no trabalho: com plano de carreira os funcionários tendem a ter mais foco e dedicação já que sabem onde e como chega;
  • Desenvolvimento de pessoal: com a expectativa de crescimento, os colaboradores tendem a querer se especializar cada vez mais para atingirem os objetivos da empresa.

Como muitas empresas não oferecem esse tipo de recurso, principalmente as menores, é importante que cada profissional faça o seu próprio plano de carreira.

Feitos pela própria pessoa

Já os planos planejados pela própria pessoa são individuais e podem ser muito variáveis. Como aquisição de novos conhecimentos ou experiência em outro país. São projetos pessoais com objetivo de aprimorar habilidades que podem atender tanto a demanda pessoal quanto profissional de cada um.

Podem ser feitos tanto pela própria pessoa quanto por um profissional ou empresa especializados em recursos humanos ou até um coach.

Elaborar um plano de carreira faz com que a pessoa perceba seus pontos fortes e fracos e, consequentemente, como fazer para exaltar uns e melhorar os outros. Dessa maneira, exige que haja reflexão sobre a vida como um todo. Isso tudo para que possa conhecer sua missão, visão e valores.

Além disso, ajuda o profissional a moldar seu currículo e portfólio, buscando capacitações e formações específicas para atingir as metas definidas pelo plano de carreira que escolheu.

Se você quer fazer um plano de carreira pessoal, vamos te dar uma série de dicas para que consiga atingir seus objetivos.

Dicas de como fazer o seu plano de carreira pessoal

Em que lugar você está

Primeiramente, você precisa saber em que lugar você está. É importante você analisar qual o nível de satisfação que sua posição atual te traz e quanto você quer evoluir a partir dali.

Analise quais opções você pode ter no futuro. Tanto as funções quanto as carreiras disponíveis. Como já mencionamos antes, reflita também sobre a sua vida, missão e valores. Isso se chama Mapeamento Pessoal, identificar seus medos, motivações e interesses.

Também é importante que você faça um Mapeamento de Competências, ou seja, além das questões pessoais, você também precisa saber em que ponto você está em termos de conhecimento e habilidades. Precisa saber o que você tem de diferente das outras pessoas.

O terceiro rastreio é o Mapeamento de Mercado. Nesse, você verifica como estão as opções de mercado e quais locais você quer chegar.

Daí você parte para a segunda etapa que é estabelecer as metas.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Gosta de tecnologia? Confira as profissões do futuro e como se preparar para elas

Metas

Estabeleça metas, seja dentro da empresa que você já está ou até na sua própria no futuro. Muitos não tem ideia de onde querem chegar, por isso talvez seja necessária a ajuda de algum profissional para decidir que metas são essas.

Dessa maneira, escreva essas metas em uma linha do tempo: quanto você quer ganhar daqui um período x, qual cargo você quer ocupar daqui um tempo y. Nesse meio tempo, estabeleça todas as tarefas que você terá que executar até concluir aquela meta.

Metas são diferentes de sonhos. Sonhos são abstratos, metas são mais palpáveis. Por isso é importante anotá-las e revisitá-las de tempos em tempos para que você não se esqueça de nenhuma.

Faça um plano de ação, definindo todas as etapas e traçando um planejamento. É preciso definir o passo a passo de todas as estratégias.

Networking

Estar perto de pessoas influentes, conhecer gente que pode te ajudar é sempre um bom negócio. Se você já trabalha em uma empresa e seu plano de carreira tem como foco continuar nela, ter contato com seus colegas que estão em cargos mais altos pode te ajudar a perceber o que é preciso para chegar onde você quer.

Pessoas de outras empresas também podem ter informações valiosas de como chegar lá. Conheça as trajetórias de profissionais de sucesso e inspire-se neles.

Leia também: Nova carreira: saiba como uma segunda graduação pode ajudar

Motivação

A sua vida profissional nem sempre será fácil. Aliás, a maioria das vezes não será. Para que você consiga atingir seus objetivos e chegar nas suas metas de plano de carreira, vai precisar de muita motivação.

Tente manter sempre a energia em alta. Esteja disposto a aprender sempre. Dedique-se ao trabalho. Isso tudo vai ajudar a você a cursar essa linha do tempo de estratégias de crescimento.

Para isso, faça cursos, presenciais ou à distância, capacite-se, contrate profissionais que possam te ajudar a estabelecer essas metas e, principalmente, a cumpri-las. E não esqueça que uma boa graduação é um dos primeiros passos para um bom plano de carreira!

Quer ajuda no seu plano de carreira? Faça uma graduação na Estácio

E se você quer ter acesso a todas essas vantagens e a um ensino de qualidade, a dica é se inscrever em uma das graduações da Estácio.

Não perca mais tempo e garanta um diploma de qualidade em uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil. Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui