Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Dentre a área de humanas, o curso de Direito é um dos mais desejados entre os futuros estudantes, não só pelo reconhecimento que essa profissão possui, mas também por conta do dia a dia de trabalho do advogado.
Como esses profissionais podem atuar em diversos setores, a rotina deles chama a atenção de muitos brasileiros.
Isso porque, é possível que eles atuem em um mercado muito amplo, advogando diretamente, em empresas privadas e até no setor público, optando por uma área que tenham familiaridade.

Quer conhecer como funciona o dia a dia de um advogado e os motivos dela motivar tantos estudantes a ingressarem nessa área? Portanto, continue a leitura que a Estácio preparou sobre o tema!
Leia também: Quanto ganha um advogado? Saiba tudo sobre essa carreira!
Dia a dia de um advogado
O dia a dia de trabalho do advogado está muito conectado com o estilo e nicho que ele escolheu atuar. Isso porque, existem diversos caminhos que esse profissional pode seguir carreira.
De modo geral, o dia a dia dessa profissão lida muito com:
- Leitura de uma série de documentos;
- Análise de processos;
- Estudos de casos;
- Atendimento de clientes para consultas;
- Participação em audiências;
- Reuniões;
- Audiências;
- Atividades administrativas.
Uma das características da profissão é a de trabalhar com prazos determinados, que devem ser cumpridos obrigatoriamente. Nessa área não é possível atrasar, postergar ou esquecer das datas fixadas pela justiça para o cumprimento de obrigações, pois pode prejudicar muito a realização do trabalho e o resultado dele.
Justamente por esse motivo, é importante que quem deseja se tornar um advogado tenha esse perfil disciplinado e pontual com datas e horários.
Também é importante que esses profissionais dediquem algum período semanalmente para estudar o seu setor de atuação e se atualizar de como ele está sendo praticado no mundo.
Por fim, é fundamental destacar que o dia a dia de trabalho do advogado pode variar bastante conforme o nicho que ele atua.
É notório dizer que a rotina de trabalho de um advogado que trabalho no ramo criminal difere daqueles que estão no mercado trabalhista, por exemplo. Já que nessa primeira situação, há também uma frequência em visitas em delegacias, presídios, e centros de detenções.
Em outras palavras, dependendo da área de atuação do advogado, as atividades possuem características próprias.
Rotina profissional de um advogado
Como explicamos anteriormente, a rotina de um advogado é estabelecida de acordo com o local onde ele trabalha e em qual ramo ele decidiu seguir.
Mas, de modo geral, esses profissionais lidam com muitas pessoas, dedicam algumas horas do dia para estudar ou ler sobre um determinado tema e buscam ampliar, diariamente, o seu conhecimento em todos os detalhes da legislação vigente no país.
Além disso, eles trabalham 20 horas semanais, conforme determinação do artigo 20 da Lei 8.906/94, que estabelece essa jornada máxima aos advogados. Certamente, existem alguns casos em que esse horário pode ser ultrapassado, que são nos acordos, na convenção coletiva e na dedicação exclusiva do profissional.
Vale destacar que, hoje em dia, esses profissionais possuem a facilidade de realizar algumas atividades no formato de home office, já que podem utilizar a tecnologia a favor do seu dia a dia de trabalho.
Dentro dessa rotina de trabalho, normalmente, em todos os nichos que um advogado desejar atuar, ele deverá ter mais disponibilidade durante a semana do que aos finais de semana. Em todo caso, é importante lembrar que existem exceções.
Salário médio de um advogado
Uma parte muito importante no que diz respeito ao dia a dia de trabalho dos advogados é a remuneração que eles possuem.
Segundo informações do portal Salario.com.br junto aos dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e do Empregador Web, o salário médio de um advogado no Brasil é de 4.688,27 mil.
Entretanto, esse valor pode variar bastante conforme o seu estado de atuação e setor escolhido, já que os estados do sudeste possuem oportunidades mais atrativas financeiramente para esses profissionais do que as outras regiões, por exemplo.
Existem alguns casos em que o ganho médio desses profissionais mensalmente é acima de R$ 10 mil, principalmente nas especialidades trabalhistas e penal.
Onde um advogado pode atuar?
Existem muitas áreas que os advogados podem explorar, tornando-se especialistas no nicho. Veja a seguir as principais oportunidades:
- Direito Trabalhista e Previdenciário;
- Civil;
- Tributário;
- Direito Penal;
- Empresarial;
- Eleitoral;
- Ambiental;
- Defensor público.
Cada uma dessas áreas possui um dia a dia diferente, e oferece aos profissionais uma rotina. Em algumas dessas áreas o profissional deve fazer a busca por licenças, em outras ele pode atuar diretamente com a defesa dos seus clientes, e até fazer o acompanhamento de processos.
Na prática, o advogado pode representar tanto pessoas físicas, como pessoas jurídicas, que são empresas e organizações.
Justamente por conta desse dinamismo no dia a dia de trabalho do advogado, é importante que as pessoas que queiram ingressar nessa área tenham um perfil mais disciplinado, que estejam dispostas a acompanhar as tendências e atualizações na legislação e gostem de ser cordiais com outras pessoas.
Além disso, outras características que podem contribuir com esse profissional é o gosto pela leitura, capacidade de comunicação e facilidade para fazer a organização de demandas.
Como se tornar um advogado e começar nessa rotina profissional?
Se você deseja atuar no ramo da advocacia, o caminho é ingressar em uma faculdade para cursar Direito, em uma universidade reconhecida no mercado, como a Estácio.
Após a conclusão do curso você poderá participar do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e buscar a sua aprovação, ela visa verificar se a pessoa tem capacidade, conhecimento e práticas para ser um advogado.
Ao passar e solicitar a sua carteira da OAB, você poderá entrar nessa profissão e criar seu próprio dia a dia como um advogado, elaborando a melhor rotina para o seu sucesso profissional e pessoal!
Leia também: Inteligência Artificial no Direito: um guia para você começar
Aproveite essa oportunidade e conheça mais detalhes sobre o curso de Bacharel em Direito da Estácio, como a sua grade curricular e as facilidades na matrícula.
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!