Se você cursa Arquitetura e Urbanismo, certamente está sempre atento às principais tendências da área, certo? De acordo com uma pesquisa da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, os acadêmicos desse curso gastam 22,2 horas semanalmente estudando e fazendo trabalhos, sendo esta a graduação que mais ocupa o tempo dos alunos.

Boa parte dessas horas é gasta com a procura e o estudo de projetos de arquitetura. Esse trabalho faz com que o profissional saia da faculdade já tendo uma boa noção prática de como irá atuar no mercado de trabalho. Para ajudá-lo com os trabalhos do curso, reunimos neste post algumas das principais tendências em projetos de arquitetura atualmente. Aproveite as dicas e crie ambientes modernos e de acordo com o que as pessoas estão buscando neste momento!

Projetos de arquitetura: quais as principais tendências?

Confira abaixo o que está em alta para projetos arquitetônicos. Há dicas relacionadas a cores, formas, componentes, sustentabilidade e tecnologia. Acompanhe algumas das principais tendências e inspire-se para os seus projetos:

1. Cores

Living Coral é a cor de 2019, segundo o Pantone Color Institute, trazendo conforto e alegria para os projetos de arquitetura. Já no Workshop Global de Cores da PPG, o tom de verde Night Watch foi o selecionado como aposta para o ano. Há uma forte tendência em utilizar tons que lembrem a natureza, como terrosos, azuis e verdes.

Outra cor muito lembrada em 2019 está sendo o roxo, que deve ser utilizado principalmente em áreas pequenas e nos detalhes, para não deixar o ambiente muito carregado. Dá para sugerir uma parede dessa cor ou móveis menores, como poltronas, pufes e aparadores, por exemplo.

2. Formas

A ideia em alta para projetos de arquitetura é que eles não utilizem arestas e cantos. De acordo com essa ideia, não se deve ter nada quadrado no ambiente, pois assim é possível deixá-lo mais aconchegante. Seguindo essa tendência, procure inserir móveis com linhas curvas nos projetos de arquitetura, como mesas e sofás, além de espelhos ovais ou redondos.

3. Componentes naturais

Assim como as cores da natureza estão em alta, os componentes naturais também estão sendo cada vez mais procurados. Materiais como pedras, madeira e vegetação são a nova moda nos projetos de arquitetura.

4. Sustentabilidade

Não faz sentido ter uma casa com diversas referências à natureza se ela não for sustentável. Aproveite, nos seus projetos de arquitetura, materiais recicláveis ou reutilizáveis, como contêineres. É hora também de apostar em energia solar, compostagem, telhado/jardim verde e materiais naturais.

5. Smart houses

Também não dá mais para fugir da tecnologia. Por isso, procure pensar no espaço que ela ocupará no ambiente dos seus projetos de arquitetura. As smart houses, ou casas conectadas, em português, estão em alta.

Essas residências contam com sistemas de automação para monitorar e controlar diversos aspectos do local, como a temperatura, as portas e janelas, a iluminação e os aparelhos eletrônicos. Pense onde gadgets, como os hardwares do Google Home, Alexa e Siri ficarão em cada um dos cômodos do seu projeto.

Por que cursar Arquitetura e Urbanismo?

Você ainda não é aluno do curso mas chegou até aqui porque se interessa pelo tema? Então saiba que existem vários ramos de atuação para quem se forma em Arquitetura e Urbanismo, sendo essa uma das graduações que mais abrem portas e possibilidades para os seus egressos.

O profissional formado em Arquitetura e Urbanismo está apto a criar projetos de arquitetura de espaços internos e externos de residências, hospitais, áreas de lazer, entre outros. Vale ressaltar que sua função não é meramente estética, uma vez que os projetos devem levar em conta o meio ambiente, a iluminação, a ventilação e a funcionalidade, por exemplo.

O arquiteto e urbanista pode atuar em áreas como planejamento urbano, paisagismo, restauração, iluminação, condução de obras e interiores.

Como entrar na faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

Na Estácio, existem duas maneiras de ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo para quem está fazendo uma faculdade pela primeira vez: pelo Vestibular Estácio e com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, também existe a possibilidade de entrar no curso através de transferência externa ou do processo de segunda graduação.

A Estácio oferece parcelamento facilitado, com juro zero e sem necessidade de fiador, bem como oportunidades de bolsas de estudo variadas.

Procure a unidade mais próxima e verifique as opções disponíveis. Aproveite também para conhecer toda a infraestrutura do campus disponível para quem deseja fazer Arquitetura e Urbanismo e investir em projetos de arquitetura modernos e sustentáveis.

Se você gostou deste post, fique de olho em nosso blog e confira outros conteúdos sobre cursos de graduação, mercado de trabalho, processos seletivos, entre outros temas relacionados à educação superior.

Para quem já está na faculdade, temos também materiais com dicas de estudos e de produtividade. Esperamos a sua leitura e feedback. Até mais!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui