Escutar um podcast de educação pode ser uma ótima maneira de estudar diversos assuntos. Esse tipo de mídia permite o aprendizado de forma interessante e até mesmo divertida. O podcast é um formato de conteúdo digital disponibilizado em áudio. É possível encontrar uma variedade de programas com inúmeros temas nas plataformas de streaming como SoundCloud, Spotify e Deezer.

Em 2019, uma pesquisa da Deezer mostrou que em um ano o consumo de podcasts por usuários brasileiros na plataforma cresceu 177%. Um percentual maior do que países da Europa, como Alemanha e França, que apresentaram então um crescimento de 50%.

Com a popularização cada vez maior desse formato de conteúdo, esse é um momento interessante para usar o podcast para educação e aprender enquanto escuta. Inclusive, há canais exclusivos para estudar para o Enem.

Por conta disso, apresentamos neste post as vantagens que um podcast de educação por oferecer, indicamos cinco podcasts e mostramos como acessá-los de graça. Quer começar a usar podcasts para alavancar seus estudos? Então continue lendo!

Leia também: Entenda porque a infraestrutura da Estácio é destaque no país

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

3 vantagens que um podcast de educação proporciona

Dispositivos tecnológicos como smartphones e notebooks foram popularizados nos últimos anos no Brasil. O acesso de mais pessoas a esses aparelhos permite um crescimento no número de produtores de conteúdo digital.

Além disso, com os aplicativos para dispositivos móveis é possível gravar, editar e publicar um áudio rapidamente. Trazendo praticidade para o que antes só poderia ser realizado em estúdios de gravação.

Esses são alguma fatores que permitiram a especialistas em diferentes áreas do conhecimento criar podcasts para educação. Eles apresentam várias vantagens. Veja abaixo três delas!

1 – Podcasts de educação possuem informação de qualidade com curta duração

Através de um podcast de educação você tem acesso ao próprio especialista falando sobre assuntos dentro da sua área de conhecimento. É como receber água direto da fonte! Isso garante então a qualidade do conteúdo que chega até você.

Os podcasts de educação podem ter diferentes formatos. Em alguns, o próprio especialista apresenta o programa e traz os dados. Em outros, podem ser utilizadas entrevistas por jornalistas e apresentadores com fontes que dominam os assuntos.

A curta duração de alguns podcasts também ajuda a receber informações relevantes em um curto período de tempo. Dessa forma, você pode otimizar o seu período de estudos.

2 – Podcasts de educação permitem estudar utilizando apenas a audição

Nem sempre é possível sentar para estudar e se concentrar na leitura. Em dias com muitas atividades recorrer a um podcast para educação pode ser o ideal. É possível ouvir um podcast enquanto realiza tarefas do cotidiano. Isso se dá porque se trata de um conteúdo em áudio.

Sendo assim, você pode escutar um podcast enquanto arruma parte da sua casa ou se desloca até o lugar em estuda ou trabalha. Dessa forma você consegue otimizar o tempo enquanto realiza múltiplas atividades.

Sua atenção não estará totalmente voltada para o podcast enquanto você realiza outra atribuição, mas, ainda assim, você pode aprender conteúdos relevantes.

Leia também: Criar o hábito da leitura: 7 dicas para quem quer ler mais

3 – Podcasts de educação são gratuitos

Os podcasts para educação estão disponíveis em diferentes plataformas de forma gratuita. Você não precisa realizar nenhum tipo de assinatura ou pagar taxas para ter acesso ao conteúdo.

O mesmo aplicativo que você usa para ouvir suas músicas traz também um espaço dedicado aos podcasts. O Spotify, a Deezer e o SoundCloud são exemplos de serviço de streaming que disponibilizam podcasts.

Além disso, é possível utilizar tanto no computador quando em dispositivos móveis os agregadores de podcasts. Como o próprio nome apresenta, eles são plataformas dedicadas a agregar uma variedade grande de podcasts. Basta acessá-los e reproduzir o áudio.

MATRICULE-SE EM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE PELA ESTÁCIO!

Leia também: Estácio SIA: veja como funciona o ambiente virtual da Estácio

Como acessar um podcast de educação

Para acessar um podcast para educação de forma rápida e prática é preciso baixar ou acessar o site de um agregador de podcasts. Em dispositivos móveis, você deve ir até a loja de aplicativos do aparelho e digitar “agregador de podcast” no campo de busca. Feito isso e clicado para buscar, serão sugeridos então diversos agregadores.

O Google Podcasts é um dos agregadores mais famosos. É possível utilizá-lo sem grandes dificuldades e ainda associá-lo a sua conta Google para acompanhar os podcasts. Você também pode testar outros agregadores e ver em qual a sua experiência como ouvinte é melhor. O importante então é que funcione e se adeque para você.

A outra possibilidade é escutar podcasts para educação em plataformas de streaming de música. Cada uma delas vai ter uma forma diferente de dispor os podcasts, por isso, é preciso que você verifique como funciona no seu serviço.

No Spotify, por exemplo, não é preciso ter uma assinatura premium para ouvir podcasts. Basta baixar o app na loja de aplicativos do seu dispositivo e criar uma conta. Com aplicativo aberto, acesse “Sua Biblioteca” no canto inferior direito da tela. Depois, selecione a opção “Podcasts” na parte superior e você terá acesso ao que procura.

Separamos cinco podcasts de educação para ajudar a sua experiência com esse formato de conteúdo.

Podcast de educação: confira cinco opções

1 – Infiltrados no Cast

Que tal compreender temas de atualidades através de uma perspectiva de pessoas negras brasileiras? Essa é a proposta do Infiltrados no Cast apresentado por Ale Santos.

Ele discute temas polêmicos de forma informativa com a presença de convidados. Ale é autor do livro “Rastros de Resistência, histórias de luta e liberdade do povo negro”.

Entre os temas abordados nos episódios está o sistema de cotas, discussões sobre quem foram os nazistas e porque a abolição não acabou com o racismo. É conhecimento histórico e social com cerca de 30 minutos de duração cada conteúdo.

2 – Café da Manhã

O Café da Manhã é um podcast jornalístico que também é útil para a educação. Essa é uma produção da Folha de São Paulo junto com a plataforma Spotify. Por conta disso, ele só pode ser acessado no Spotify.

Os jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles apresentam o podcast de segunda-feira até a sexta-feira. Nele, você encontra então notícias e análises com entrevistados sobre temas que estão em alta na semana.

Os episódios possuem cerca de 30 minutos de duração. Entre os temas recentes estão a reabertura das escolas durante a pandemia, como a televisão moldou a identidade nacional e a situação do aborto legal no Brasil.

3 – Como Começar

O Como Começar está na nossa lista de podcasts de educação porque traz em cada episódio uma obra ou movimento da literatura, da música ou do cinema. Ele é produzido pelo jornal digital Nexo.

Através dele, é possível entender como começar a ler um determinado autor como Gabriel Garcia Márquez ou Virginia Wolf. Também são apresentados gêneros musicais como a ópera e a cumbia, além de filmes como os documentários de Eduardo Coutinho.

Cada episódio tem cerca de 30 a 40 minutos. Na descrição de cada episódio, é possível ver todas as referências dadas no podcast para que o ouvinte possa se aprofundar posteriormente.

4 – Nada Sei

O Nada Sei é um podcast de educação para debater a própria educação. A proposta é explorar perspectivas novas nas jornadas educacionais.

Os episódios são produzidos pela B9 e a maioria deles têm aproximadamente 30 ou 40 minutos de duração. Entre outras coisas, o podcast pensa formas de melhorar a educação.

Os temas tratam da aprendizagem através da emoção e a através do erro, por exemplo. No episódio “Eu aprendo… OUVINDO” o Nada Sei reflete se a aprendizagem pela audição realmente funciona e qual o impacto das novas tecnologias sobre isso. Interessante, não é?

5 – English Podcast

O aprendizado da língua inglesa também pode ocorrer através de um podcast para educação. O English Podcast funciona como um guia em áudio para quem está aprendendo o idioma.

Os episódios tem cerca de 30 minutos e exploram conteúdos gramaticais e de vocabulário. O podcast é produzido pelo English Experts e traz conversas com professores da língua.

Entre as temáticas abordadas estão desde o Inglês da série “Friends” até classes gramaticais e o uso da segunda língua no trabalho. Também é possível ouvir análises detalhadas de textos em inglês.

Podcast de educação: já escolheu o seu?

Gostou da nossa lista? Então continue acompanhando o nosso blog para novas informações de qualidade! E aproveite para conferir os cursos de graduação de qualidade da Estácio!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui