Faculdade de Farmácia a distância: por que ela ainda não é oferecida?

Em janeiro de 2019 o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, determinou a proibição da inscrição de formados em uma faculdade de Farmácia a distância nos conselhos regionais da categoria. De acordo com a entidade, essa decisão vai ao encontro de sua atribuição legal, que é “trabalhar e zelar pelo bom conceito e pelo prestígio da profissão”.

Ou seja, em outras palavras, o CFF considera que os conteúdos práticos laboratoriais e clínicos, bem como a interação com os pacientes, são indispensáveis à formação dos farmacêuticos e não podem ser atendidos pelos cursos a distância. O presidente da entidade avalia que os cursos de graduação na modalidade de ensino a distância colocam em risco a qualidade da formação dos profissionais da saúde e, em especial, dos serviços prestados à sociedade. Você deseja atuar na área de Farmácia? Então saiba que a faculdade de Farmácia a distância não é reconhecida, mas as suas especializações nessa modalidade sim. Saiba mais a seguir.

Por que a faculdade de Farmácia a distância não é reconhecida, mas suas especializações sim?

Além da entidade de classe não reconhecer a faculdade de Farmácia a distância, essa modalidade de formação também não é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Ou seja, mesmo que algumas instituições de ensino superior (IES) ofereçam o curso, o diploma não terá validade em território nacional.

Apesar de a faculdade de Farmácia a distância ainda não ser reconhecida, os cursos de pós-graduação na área podem ser realizados na modalidade EaD.

Se você está atuando na área ou se pensa em fazer um curso superior em Farmácia e depois se especializar na área, confira algumas das opções disponíveis na Estácio:

  • Farmácia Clínica em Cirurgia, Emergência e Trauma
  • Farmácia Clínica em Endocrinologia, Metabologia e Obesidade
  • Farmácia Clínica em Geriatria
  • Farmácia Clínica em Infectologia
  • Farmácia Clínica em Oncologia
  • Farmácia Clínica em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
  • Farmácia Hospitalar
  • Farmacologia Clínica

Como é o curso de Farmácia e o mercado de trabalho?

Para entender o posicionamento do Conselho Federal de Farmácia contra a faculdade de Farmácia a distância e conseguir tirar suas próprias conclusões, é importante saber como é desenvolvida essa graduação. Se você quer ser farmacêutico, pelo menos por enquanto, precisará se organizar para assistir às aulas presencialmente.

Veja agora mais algumas informações sobre o curso para descobrir se essa é a carreira que você gostaria de seguir:

1. Atuação e mercado de trabalho

O farmacêutico pode trabalhar com pesquisas e testes para detectar as substâncias presentes em remédios, alimentos, cosméticos e produtos de higiene, orientando a fabricação desses itens e verificando o cumprimento das normas da Vigilância Sanitária.

Nos laboratórios, o farmacêutico realiza exames para diagnóstico e acompanhamento de doenças. Nas farmácias, atua para controlar a distribuição dos medicamentos e na produção de outros remédios a partir de fórmulas padrões ou personalizadas.

O mercado farmacêutico brasileiro é o sexto maior do mundo, com chances de alcançar o quinto lugar até 2022. Isso se deve ao tamanho da população do País e do incentivo para o setor oferecido por programas governamentais de assistência na área. O segmento movimentou R$ 56,80 bilhões no Brasil em 2017, sendo o maior montante entre os países da América Latina – à frente de países como México e Argentina.

As indústrias de medicamentos e cosméticos, os laboratórios de análises clínicas e o setor público, por meio das farmácias populares e da Vigilância Sanitária, concentram o maior número de oportunidades para quem escolhe a área de Farmácia. Desde 2014, também é obrigatório ter a presença de farmacêuticos em qualquer ambiente de distribuição de medicamentos, tornando esse profissional indispensável em locais como farmácias privadas e unidades básicas de saúde.

2. Faculdade e perfil profissional

Não desanime: apesar de ainda não existir uma faculdade de Farmácia a distância, o curso é ofertado em diversas universidades na modalidade presencial. Ou seja, provavelmente há opções próximas a você. Antes de saber mais sobre a grade curricular dessa graduação, será interessante verificar se você possui o perfil necessário para seguir essa carreira.

O ideal é que o acadêmico dessa área goste de Ciências Biológicas, base da maioria das disciplinas da faculdade de Farmácia. Também deve saber ou ter interesse de aprender inglês, porque boa parte dos artigos do setor farmacêutico está nesse idioma. Além disso, é necessário saber trabalhar em grupo, uma vez que o farmacêutico integra equipes multidisciplinares em serviços de saúde.

Entre as disciplinas que fazem parte da graduação em Farmácia da Estácio estão: Biologia Celular; Genética; Bioquímica; Histologia e Embriologia; Fisiologia Humana; Imunologia; Farmacobotânica; Microbiologia; Parasitologia; Fundamentos da Epidemiologia; Virologia; Hematologia e Patologia.

Mesmo não sendo possível fazer a faculdade de Farmácia a distância, você está disposto a cursar essa graduação presencialmente? Então saiba que a Estácio possui duas formas de processo seletivo para quem está fazendo uma faculdade pela primeira vez: o Vestibular Estácio e o ingresso com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além dessas formas de ingresso, você pode começar uma graduação em Farmácia através de um processo de segunda graduação ou através de transferência externa. Procure o campus mais próximo, tire as suas dúvidas e aproveite para conhecer a infraestrutura do curso de Farmácia.

Se você gostou deste post, acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades sobre processos seletivos, cursos reconhecidos pelo MEC e mercado de trabalho. Você também terá acesso a conteúdos com dicas de estudos e produtividade. Até mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *