As novas tecnologias se inserem no cotidiano promovendo mudanças e trazendo fenômenos como o chef digital. Amantes da cozinha agora conduzem fogões e páginas de redes sociais com milhares de seguidores.

Entre receitas e fotos de pratos apetitosos, uma tendência entre os chefs digitais é ter como prática culinária a cozinha contemporânea. Ela alia criatividade e tecnologia trazendo técnicas que inovam desde seu almoço de família até o seu pequeno negócio.

O curso de graduação em Cozinha Contemporânea da Estácio é o pontapé inicial para quem deseja se tornar um chef digital.

Quer entender mais sobre a cozinha contemporânea e invadir as redes sociais como um chef digital? Te apresentamos neste post mais detalhes sobre o curso de graduação da Estácio e trazemos informações essenciais para ser um chef digital.

Confira!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE PELA ESTÁCIO

Leia também: Gastronomia contemporânea: conheça o curso de cozinha contemporânea

Chef digital: entre receitas e seguidores

Segundo pesquisa do Ibope Inteligência, 52% dos usuários de internet no Brasil seguem influenciadores digitais. Por conta desse contexto, influencers de gastronomia ganham audiência como apreciadores ou chefs digitais.

Um chef digital pode desenvolver seus pratos tanto na cozinha da própria casa quanto em cenários profissionais. O resultado e as receitas são compartilhados em seus perfis incentivando que os seguidores também reproduzam o prato.

Ser um chef digital pode se tornar mais que um hobby. Produzir conteúdo gastronômico é uma forma de se transformar em referência no mercado culinário e até desenvolver seu pequeno negócio.

A página do Chef à Mesa no Instagram é um exemplo disso. Os influenciadores Neto Costa e Jessie Caruzo que a administram já possuem mais de 100 mil seguidores.

Crescendo como um chef digital

Uma boa estratégia de marketing é um dos pontos chave para ser bem-sucedido como chef digital. Por conta disso, um nicho aparece na área de comunicação, o marketing para chefes ou marketingchef.

O marketingchef possibilita o desenvolvimento de um melhor marketing pessoal para o profissional da gastronomia. É através do marketing em redes sociais que pode ocorrer também o primeiro contato entre consumidores e os produtos culinários de um chef digital.

Uma estratégia de marketing bem planejada traz mais credibilidade para esse chef, aumenta sua influência e melhora o relacionamento com possíveis clientes.

Um chef digital também precisa estar atento às tendências no mercado gastronômico. Os processos de automação e inovação tecnológica no preparo dos pratos se destacam hoje no meio culinário.

A cozinha contemporânea é uma das tendências entre chefs digitais. Ela utiliza inovação tecnológica no preparo dos alimentos e aguça a curiosidade dos seguidores através de combinações de sabor.

Leia também: Conheça a gastronomia molecular e os chefs que são referência nessa área

Cozinha contemporânea: agregando referências

Elementos culinários de diferentes origens se encontram na cozinha contemporânea. A mistura é intensa ao ponto de não ser possível diferenciar as origens do prato.

As grandes cidades apresentam hoje um número alto de estabelecimentos que adotam a cozinha contemporânea. Ela está presente em pequenos empreendimentos e grandes restaurantes de famosos chefes nacionais, como Felipe Bronze.

Mesclam-se referências desde os ingredientes de diferentes países até técnicas de preparo. Entretanto, é essencial o respeito a combinação dos elementos, mesmo que a cozinha contemporânea não esteja presa a uma tradição rígida.

As releituras de pratos consagrados também estão presentes nessa prática culinária. A produção gastronômica reinventa modos de preparação e modifica atributos como temperaturas e texturas.

É possível dar asas à imaginação e se empenhar em novas criações com o conhecimento necessário sobre as características de cada alimento. Os avanços tecnológicos também aparecem com grande importância nesse processo.

A gastronomia molecular é um exemplo de recurso tecnológico atrelado à cozinha contemporânea. Ela explora processos culinários físicos e químicos proporcionando novos sabores, formatos e texturas.

O desenvolvimento da cozinha contemporânea agrega valor ao chef digital. Além disso, parte da experiência gastronômica está na apresentação dos pratos. Imagine as imagens incríveis que podem ser publicadas online de pratos com técnicas inovadoras.

Ser torne um Chef Digital com o curso de Cozinha Contemporânea da Estácio

A graduação tecnóloga em Cozinha Contemporânea da Estácio possui dois anos de duração. É um aprendizado de qualidade em um curto período de tempo dividido em quatro períodos.

Ela também pode ser cursada na modalidade de educação a distância (EAD). Dessa forma, é possível aprender e praticar direto da sua casa.

O curso busca formar profissionais que desenvolvam uma cozinha criativa. O graduado poderá organizar atividades de produções de alimentos e assumir responsabilidades em funções operacionais do ramo alimentício.

A formação apresenta habilidades fundamentais para um chef digital. Entre elas estão aprender a organizar, executar e comercializar nas diferentes fases de produção dos serviços de alimentação.

Além disso, o curso de Cozinha Contemporânea tem o compromisso com o meio-ambiente. O estudante aprenderá a valorizar os recursos alimentares e evitar desperdícios.

O contato com a cozinha internacional faz parte do curso e agrega positivamente a quem deseja ser um chef digital. Outras disciplinas trazem conhecimentos sobre a culinária de todas as regiões do Brasil.

O curso de Cozinha Contemporânea vai além dos aprendizados sobre alimentos e técnicas gastronômicas. O estudante também entenderá como deve planejar sua carreira para ter sucesso profissional.

Ademais, o aluno descobrirá com elaborar receitas. Seguidores de um chef digital buscam as receitas de seus influenciadores, como dissemos anteriormente. Sendo assim, é essencial que esse profissional domine a criação delas.

Não é necessário possuir conhecimentos prévios na área de gastronomia para ser aluno do curso de Cozinha Contemporânea da Estácio. Conhecer a área é recomendável, mas não é obrigatório.

Confira a grade curricular do curso de Cozinha Contemporânea da Estácio:

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Grade curricular

  • Antropologia da Alimentação;
  • Higiene e Segurança de Alimentos;
  • Nutrição Básica;
  • Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional;
  • Preparo Prévio de Alimentos;
  • Almoxarifado, Estoque e Custos;
  • Cozinha Brasileira – Centro-Oeste/Sul/Sudeste;
  • Cozinha Fria;
  • Ervas, Especiarias e Molhos;
  • Técnicas de Cozinha;
  • Café da Manhã e Lanches;
  • Cozinha Brasileira (Norte/Nordeste);
  • Cozinha Contemporânea e Tendências;
  • Eventos e Negócios em Serviços de Alimentação;
  • Panificação e Confeitaria;
  • Culinária Internacional;
  • Elaboração de Cardápios;
  • Elaboração de Receitas – Cerveja Caseira;
  • Enologia, Aperitivos e Drinks;
  • Gastronomia Saudável e Sustentável;
  • Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão.

Deseja se tornar um chef digital?

Então se matricule no curso de Cozinha Contemporânea da Estácio! A instituição que te proporciona um ensino de qualidade e com uma das melhores infraestruturas do Brasil!

Gostou do post? Continue acompanhando nosso blog para novos conteúdos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui