Quem sonha em passar no vestibular e começar uma faculdade já sabe da importância do Enem. Afinal, ele é o melhor caminho para conseguir uma vaga, seja em faculdade pública ou privada. Todo ano, o INEP divulga as datas do exame e vamos te mostrar como ficará o Calendário do Enem 2022.

Porém, é importante entender que nem todas as etapas possuem um dia definido. É comum o INEP ir soltando aos poucos, então vamos te mostrar as informações que temos até este momento. Ainda assim, dá pra se adiantar e iniciar os estudos para arrasar no dia da prova.

Por isso, veja a seguir o nosso guia com informações sobre o Calendário Enem 2022 e como ele acontece este ano, incluindo as mudanças já programadas. No fim, você também confere algumas dicas para não perder nenhum prazo. Continue lendo o texto e tenha todas essas informações!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Saiba mais: Novo Enem 2024: confira o que já se sabe sobre a prova

Enem 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para universidades no Brasil. Nele, o aluno prova seus conhecimentos sobre as principais temáticas do Ensino Médio, respondendo questões sobre matérias como Matemática, Língua Portuguesa, Física e História.

Desde 2017, o Enem acontece em dois domingos consecutivos, dando um descanso aos candidatos. Normalmente as provas ocorrem no final do ano, mais especificamente em novembro. Veja a seguir como funciona a divisão de temas para cada dia:

  • 1º domingo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • 2º domingo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Confira o Calendário Enem 2022

Veja a seguir as datas já divulgadas sobre o Enem 2022. Vale lembrar que o órgão responsável por definir e comunicar o calendário é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

  • Publicação do edital: ainda não divulgado;
  • Justificativa de ausência no Enem 2021 e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022: 04 a 15 de abril de 2022;
  • Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência: 22 de abril de 2022;
  • Recurso para quem não conseguiu a isenção: 25 a 29 de abril de 2022;
  • Saldo do recurso: 06 de maio de 2022;
  • Inscrições para o Enem 2022: ainda não divulgado;
  • Prazo para pagamento da taxa de inscrição: ainda não divulgado;
  • Solicitação de atendimento específico e especializado: ainda não divulgado;
  • Solicitação de uso do nome social: ainda não divulgado;
  • Locais de prova: ainda não divulgado;
  • Aplicação das provas: 13 e 20 de novembro de 2022;
  • Resultado do Enem 2022: ainda não divulgado.

Como deu de perceber, ainda não temos algumas datas para questões importantes, como o dia das inscrições ou o prazo para pagamento da taxa. Ainda assim, é possível se programar para estudar, pois os dois domingos estão definidos. Conforme passem os meses, o INEP vai divulgando outras informações.

Mudanças do Enem para este ano

Existem algumas novidades para o Enem 2022. A primeira delas e talvez a mais importante é que o exame deste ano aumenta ainda mais o modelo online da prova, chamada de Enem Digital. A tendência é vermos outros estados implementando o modelo.

Nele, o aluno realiza o teste diretamente em um computador, deixando o processo mais rápido e dinâmico. Porém, a redação segue sendo feita de forma escrita, para testar os conhecimentos de gramática e concordância do aluno.

Outra novidade é o Enem Seriado. Essa prova é aplicada todo final de ano e feita pelos estudantes do Ensino Médio. Com isso, ao final do 3º ano, os alunos conseguem uma pontuação final para utilizarem na tentativa de ingressar no ensino superior.

Em 2022, estudantes do 1º e do 2º ano do Ensino Médio poderão fazer o exame. A ideia do Enem Seriado é ser uma alternativa ao tipo atual, que concentra as temáticas dos três anos em uma única prova.

Dicas para não perder os prazos

Agora você já sabe como está o Calendário do Enem 2022 e quando ocorre a prova. Porém, não dá pra dar bobeira e esquecer de verificar quando iniciam as inscrições ou onde acontecerá o seu teste. Por isso, separamos algumas dicas para não perder os prazos do Enem:

  • Abra com frequência o site do INEP;
  • Anote em um calendário cada etapa concluída;
  • Coloque no calendário do celular os dias já definidos;
  • Siga páginas de redes sociais especializadas no exame.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Saiba mais: Entomologia Forense: conheça mais sobre essa área de atuação

Anotou as datas do Calendário ENEM 2022?

Ainda faltam algumas informações, mas o dia da prova você já sabe. Agora é só se programar e estudar bastante para o exame. Lembre-se: além de ser a principal maneira de entrar na faculdade, você pode utilizar o Enem para conseguir bolsas de estudo pelo Prouni, Sisu e FIES.

Nosso texto te ajudou? Então continue lendo as produções do nosso blog e siga bem informado. Aqui tem textos sobre o Enem, educação e ensino superior, assim como informações sobre a Universidade Estácio de Sá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui