A paixão por bichos pode te fazer ingressar em profissões para quem gosta de animais. Essa é uma boa forma de unir carreira profissional com algo que te traz felicidade.

As possibilidades profissionais são diversas e vão muito além da Medicina Veterinária, que por sua vez traz muitos avanços nessa área. É possível trabalhar com animais sendo um engenheiro ambiental ou um zootécnico, por exemplo.

Quer entender mais sobre o assunto para escolher a melhor opção de profissão para você? Listamos neste post cinco profissões para quem gosta de animais. É importante destacar também que a Estácio oferece excelentes cursos de graduação para quem tem afinidade com essa área.

Confira!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia também: Aprenda a gerenciar o poder da Natureza com o curso da Estácio

Atuar em profissões para quem gosta de animais requer dedicação

Pessoas que querem trabalhar em profissões para quem gosta de animais precisam de dedicação aos estudos. Amar os bichos e manifestar cuidado por eles ajudando causas ambientais ou adotando um pet de estimação não é o suficiente para iniciar sua carreira.

Sendo assim, é preciso realizar um curso superior de qualidade na área que você tem interesse. Isso demanda uma dedicação de no mínimo 2 anos em um curso superior tecnólogo (CST) ou mais de 3 anos em uma graduação.

A formação superior na Estácio, por exemplo, pode ser realizada de forma presencial, através da educação a distância (EAD) ou na modalidade Flex. Essa última, une a praticidade do EAD com a experiência presencial em sala de aula em momento específicos e relevantes.

Leia também: Presencial, EaD e Flex: dicas para escolher a modalidade de curso ideal para você

Antes de escolher o curso superior e a modalidade ideal para você é preciso conhecer exemplos de profissões para quem gosta de animais. Veja abaixo!

5 profissões para quem gosta de animais

1 – Engenheiro ambiental

O engenheiro ambiental trabalha para promover a sustentabilidade entre o homem e a natureza. Ou seja, ele vai atuar para que ações humanas permitam que o meio ambiente permaneça existindo e funcionando da melhor forma possível.

Dessa forma, o engenheiro ambiental busca garantir o equilíbrio de todas as formas de vida, protegendo também os animais. Algumas das ações desse profissional podem ser: atuar na recuperação de áreas degradadas e realizar a gestão do saneamento.

Como funciona o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária?

A graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Estácio tem duração de 5 anos. Ao fim do curso, o aluno estará pronto para avaliar e propor soluções para problemáticas relacionadas ao meio ambiente.

Os conteúdos estudados durante o curso passam por áreas como biologia, química, física e matemática. O aluno aprenderá também assuntos como lógica de programação e análise de dados para ter então um olhar mais abrangente na construção e realização de projetos.

Leia também: Engenharia Ambiental e Sanitária: o que se aprende nesse curso

O gestor de ecorrelações é um dos cargos disponíveis para o formado em Engenharia Ambiental. Nessa função, ele atua realizando a intermediação entre entidades como Organizações Não-governamentais (ONGS), o Governo e profissionais como administradores e engenheiros. O objetivo é estabelecer a sustentabilidade nas decisões desses atores.

Como o curso também é voltado para a questão sanitária, é possível atuar como gestor de resíduos. Nesse cargo, o profissional estará preocupado com o tratamento que é dado ao lixo e buscará alternativas sustentáveis para administrá-lo.

2 – Biólogo

O termo biólogo se refere a aqueles que estudam a vida, desde as microscópicas até as macroscópicas. São eles que realizam pesquisas sobre como surgem, se desenvolvem e funcionam os seres vivos.

Essa é uma das profissões para quem gosta de animais porque é possível atuar realizando pesquisas sobre ele. Buscando, entre outras coisas, melhorar a qualidade de vida ou compreender doenças que assolam os bichos.

Para ser um biólogo é preciso ser formado no curso de Ciências Biológicas. É possível se matricular no bacharelado ao na licenciatura na área.

Ciências Biológicas: bacharelado ou licenciatura

O Bacharelado em Ciências Biológicas da Estácio tem como objetivo torna o aluno apto para desenvolver pesquisas sobre os seres vivos. Sendo capaz de analisar a relação entre diferentes formas de vida e os ambientes. O curso tem duração de 4 anos e disponibiliza laboratórios de Química e Anatomia que auxiliam no aprendizado do estudante.

Já a Licenciatura em Ciências Biológicas da Estácio capacita o biólogo desenvolvendo as mesmas aptidões que o bacharelado. No entanto, o licenciado terá como atribuição principal no mercado de trabalho o ensino de Biologia na educação básica.

Enquanto isso, o bacharel estaria voltado para trabalhar com a pesquisa em laboratório e para a promoção de programas de preservação dos animais e da natureza.

Leia também: Ciências Biológicas: cursar licenciatura ou bacharelado?

3 – Gestor ambiental

Fazer o monitoramento da qualidade ambiental é uma das atribuições do gestor ambiental. Esse profissional possui uma visão mais ampla sobre os processos que estão relacionados ao meio ambiente.

Através das soluções de recuperação de áreas afetadas por problemas ambientais, o gestor ambiental aparece com uma das profissões para quem gosta de animais. A vida animal depende da preservação e reestruturação do ambiente em que ele vive, por conta disso a gestão ambiental tem uma grande relevância.

Conheça o curso de Gestão ambiental da Estácio

Para se tornar um gestor ambiental é preciso ter formação no curso de Gestão Ambiental. Na Estácio, esse curso superior tecnólogo (CST) tem duração de dois anos e pode ser realizado na modalidade presencial ou EAD.

O objetivo final é que o formado possa gerir projetos tanto na área urbana, quanto na rural e nas indústrias. Além disso, o gestor também pode executar a o diagnóstico e a fiscalização, avaliando os impactos ao meio ambiente.

4 – Médico veterinário

Ser um médico veterinário talvez seja a possibilidade de carreira mais conhecida entre as profissões para quem gosta de animais. É a esse profissional que os amantes dos bichos recorrem para prevenção e cuidado dos seus pets.

Indo além das clínicas veterinárias, um médico veterinário pode atuar a proteção ambiental, produção animal e produção de alimentos. As oportunidades de trabalho estão presentes tanto em locais urbanos, quanto em ambientes rurais, trabalhando como agronegócio

Como é o curso de Medicina Veterinária da Estácio?

Um médico veterinário é formado na graduação em Medicina Veterinária que possui duração de 5 anos. O aluno estudará desde a anatomia estrutural de um animal até a administração e economia rural passando pela farmacologia veterinária e a clínica cirúrgica de animais.

O curso de Medicina Veterinária da Estácio não permite que os estudantes realizem cirurgias em animais vivos. Impedindo a vivissecção, ou seja, a dissecação de seres vivos com o objetivo de estuda-los.

Dessa forma, os estudantes praticam suas habilidades em laboratórios e realizam atendimentos na policlínica. Além disso, também é possível realizar estágio em uma Clínica de Recuperação da Fauna. Interessante, não é?

5 – Zootécnico

O zootécnico trabalha principalmente no setor de produção de alimentos. Sua função é aumentar e cuidar da produtividade dos animais em criadouros. Dessa forma, é garantida uma maior rentabilidade dos insumos origem animal.

A atuação direta com rebanho é o importante ponto que faz dessa uma das profissões para quem gosta de animais. É o zootécnico que irá coordenar grupos de vacas, bois, cavalos, ovelhas e porcos. Ele também coordenará forma de nutrir e melhorar geneticamente esses bichos.

Uma demanda cada vez mais crescente é por zootécnicos que trabalhem diminuindo a crueldade animal em criadouros comerciais. Além disso, também é possível atuar com a preservação e cuidado de animais silvestres. Animais silvestres são todos aqueles que não são domesticados e tem com meio ambiente os habitats naturais.

Para ser um zootécnico é preciso realizar o curso de Zootecnia. A duração média é de 5 anos de estudos. Integram o a grade curricular disciplinas da zoologia, biologia e genética. O aluno também terá sua atenção voltada para o ambiente estudando, entre outras coisas, as ciências do solo. Para concluir o curso é necessário realizar estágio obrigatório.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

O sucesso em profissões para quem gosta de animais começa com uma graduação de qualidade!

Matricule-se em um curso superior da Estácio e dê o pontapé inicial que a sua carreira precisa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui