Quais são as áreas da Administração que mais se destacam? Se fazer um curso de Administração está nos seus planos, saber quais são as oportunidades profissionais que te esperam é essencial. Afinal de contas, isso vai te ajudar a definir qual será o seu plano de carreira e objetivo profissional.

É natural ter dúvidas de qual caminho seguir dentro da carreira, por isso quanto mais informado você estiver, mais segura será a sua decisão. Para ficar por dentro de quais as áreas da Administração que estão em alta nos últimos anos, continue lendo este texto que preparamos com as principais dicas e informações. 

Boa leitura!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Fique por dentro: Faculdades para fazer: veja opções interessantes para sua carreira

O curso de Administração

Na Estácio você precisa estudar por 4 anos (8 semestres) para se tornar um bacharel em Administração. Durante o curso serão estudadas diversas áreas, que envolvem a gestão de projetos e recursos humanos em ambientes corporativos ou organizações públicas e também organizações sem fins lucrativos.

O administrador, ao exercer a sua profissão, irá contribuir com as seguintes tarefas:

  • Estabelecer metas a serem alcançadas pelos times de trabalho;
  • Criar políticas internas alinhadas com os princípios e realidade da empresa;
  • Analisar os resultados obtidos e assim traçar novas rotas de ação;

Estas são apenas algumas das funções que um bacharel em Administração pode exercer. Veja a seguir quais são as áreas da Administração que tem se destacado nos últimos anos.

Áreas da Administração que são tradicionais

Existem áreas da Administração que têm ganhado cada vez mais destaque nos ambientes empresariais onde a inovação e criatividade são importantes. Porém, para que uma empresa funcione bem, há algumas áreas que permanecem ao longo dos anos, como por exemplo recursos humanos, gestão financeira e logística.

Recursos humanos

É bem provável que você já tenha ouvido a seguinte frase: o que uma empresa tem de importante são os seus colaboradores. E para que uma equipe seja criada e mantida, há a necessidade de um administrador especialista em recursos humanos.

Este é o profissional que vai auxiliar a empresa nas seguintes questões:

  • Processos seletivos;
  • Organização de treinamentos;
  • Retenção de talentos;
  • Programas para preservação da saúde dos colaboradores;
  • Processo de contratação e demissão.

Se você gosta de contato humano e tem boa comunicação, esta pode ser uma área da Administração que se encaixa no seu perfil.

Saiba mais: A faculdade Estácio é boa? Conheça as 5 principais vantagens

Gestão financeira

Mas se o seu talento é com os números e não com as pessoas, então a área ideal para você pode ser a gestão financeira. Além da habilidade com números, um gestor financeiro deve estar muito atento. E também ter um bom pensamento lógico.

É essencial que na hora de organizar o orçamento da empresa e fazer projeções financeiras erros não sejam cometidos. Já que isso pode ser a diferença entre a continuidade da empresa ou a sua falência.

As novas áreas da Administração

Nós sabemos que o mercado de trabalho e o mundo, de maneira geral, mudaram. E o setor administrativo não ficou de fora dessa revolução. Por isso que algumas áreas que anteriormente não eram valorizadas, ou até mesmo não existiam, surgiram e passaram a ser priorizadas. Conheça duas delas a seguir:

Empreendedorismo

Muitas pessoas hoje estão se aventurando e abrindo o seu próprio negócio. Porém, a grande maioria não conta com conhecimentos específicos sobre administração empresarial. Por isso, ter um parceiro de negócios que seja administrador pode garantir o sucesso do seu projeto. 

Um bacharel em Administração pode atuar prestando consultoria a empresas que estão dando os seus primeiros passos. Ou então que já tem sucesso e contas equilibradas, mas desejam expandir os seus negócios. Por isso, você deve considerar o empreendedorismo uma área da Administração para ser sua especialidade. Todos os dias novas empresas e iniciativas nascem, é um mercado cheio de oportunidades.

Marketing: a mais promissora área da Administração

É possível que você já tenha pensado que parece que hoje tudo é sobre marketing, e que todos nós precisamos saber um pouco a respeito. Pois saiba que seu pensamento está correto. Afinal, além de ter um produto e clientes interessados, é essencial que boas estratégias de marketing sejam aplicadas na divulgação do produto ou da empresa.

Não apenas quem estuda Publicidade e Propaganda pode ser um especialista em marketing. Você pode fazer uma graduação em Administração e ao longo do curso e também depois dedicar-se ao marketing. 

O especialista em marketing vai criar as estratégias de divulgação dos produtos. E para que os resultados das ações sejam positivos, o profissional deve conhecer o seu público. Ou seja, deve ser capaz de fazer um estudo de mercado e identificar as expectativas e necessidades dos possíveis consumidores.

Um profissional em marketing deve ser um estrategista mas, além disso, também deve ser criativo.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Qual área da Administração escolher?

Agora que você já conhece algumas das possibilidades profissionais que existem para os administradores, é hora de tomar a sua decisão. Acesse o site da Estácio e garanta agora a sua vaga no curso de Administração. Confira aqui sobre as opções de bolsas de estudo que a universidade oferece.

E não deixe de continuar acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre educação e carreiras do futuro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui