Os cursos voltados à saúde humana sempre são muito procurados nos vestibulares. Afinal, eles dão mais chances de carreira após o final da graduação e possuem grande prestígio. A parte boa é que as universidades já estão oferecendo esses cursos na modalidade EAD, como é o caso da graduação de Enfermagem semi presencial.

No caso, quando falamos em semi presencial estamos nos referindo a um método híbrido, o qual utiliza tanto aulas presenciais quanto a distância. Assim, facilita a vida dos alunos que não podem ir sempre à universidade e precisam pagar menos nas mensalidades.

Ainda assim, é um pouco estranho pensar em como funciona o ensino dentro da Enfermagem semi presencial, pois destoa da imagem de faculdade a qual estamos todos acostumados. Por isso, preparamos um texto com a intenção de te explicar mais sobre a modalidade e suas vantagens.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Saiba mais: 3 dicas para encontrar bolsas de estudo para graduação

Enfermagem semi presencial: como funciona?

Primeiro de tudo, vamos lembrar como as aulas em um curso de graduação funcionam. Aquelas com base teórica, onde o aluno estuda conceitos em livros, artigos e até mesmo em vídeo geralmente acontece numa sala de aula, correto? Além disso, as práticas ocorrem em laboratórios, com supervisão dos professores.

Basicamente, é assim que funciona um curso de graduação, especialmente os votados à saúde. Quando uma faculdade opta pelo estilo semi presencial, ela coloca toda a parte teórica em plataformas online. Ou seja, as explicações dos professores são gravadas e o conteúdo teórico é disponibilizado na web.

Aí vem a prática, e a funcionalidade muda em cada curso. Como estamos falando de Enfermagem, vamos focar como é feito nessa graduação. Geralmente, por duas vezes na semana, os alunos se reúnem com professores e fazem aulas práticas, focando em atendimento e no contato direto com pacientes.

Com isso, você não perde em nada para uma faculdade presencial. Afinal, terá toda a parte teórica para estudar de casa e quando tiver contato com pacientes, estará sendo orientado por professores com experiência na área.

Qual a diferença para outras modalidades?

A principal diferença é realmente o uso da plataforma online, a qual permite acesso a todos os conteúdos. Com isso, você assiste as aulas quando quiser e no seu tempo. Lá também é possível entrar em contato com professores e realizar provas teóricas e exercícios.

No mais, pouco muda. A universidade ainda te dá todas os conceitos para se tornar um profissional de primeira, sem cobrar tanto por isso. Vale lembrar: uma faculdade semi presencial custa relativamente menos, o que é bem atraente considerando como cursos da saúde podem ser caros.

Outra vantagem é o diploma. Ele vale exatamente o mesmo de uma faculdade presencial. Quando você for entrar num processo seletivo, fizer um concurso ou entrevista de emprego, não perderá em nada para outro candidato que optou por uma formação tradicional.

Claro, ainda é necessário escolher uma boa universidade, com professores qualificados e uma infraestrutura excelente. Para tudo isso, verifique os locais aprovados pelo Ministério da Educação e com boas avaliações no Enade.

Enfermagem semi presencial na Estácio

Uma das melhores opções no mercado é a Enfermagem semi presencial da Estácio. Se escolher o curso, ficará cerca de 5 anos estudando temas com importância grande para a formação, como Anatomia, Histologia, Parasitologia, Patologia e Ensino Clínico.

Na Estácio, as matérias contam com avaliações em três etapas, podendo ser provas teóricas, práticas ou trabalhos. Além disso, o estudante deve realizar um Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em instituições ligadas à faculdade.

E claro, a infraestrutura não deve em nada à qualquer outra grande universidade. Os laboratórios são muito bem equipados, prontos para receber os alunos. Lá, as práticas acontecem e desenvolvem as habilidades dos universitários, os quais já estão bem preparados, devido às aulas teóricas.

Grade Curricular

Abaixo, separamos algumas das principais matérias da Enfermagem semi presencial da Estácio. Vale lembrar: no fim do curso o aluno ainda deve apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para conseguir se formar.

  • Anatomia Sistêmica;
  • Anatomia Clínica;
  • Biologia Celular;
  • Biofísica;
  • Ensino Clínico em Cirurgia;
  • Ensino Clínico em Saúde Mental;
  • Fisiologia Humana;
  • Fundamentos da Estatística;
  • Histologia e Embriologia;
  • Microbiologia e Imunologia;
  • Nutrição;
  • Parasitologia Básica em Enfermagem;
  • Psicologia da Saúde;
  • Saúde Mental e Atenção Psicossocial;
  • Saúde, Gênero e Sexualidade;
  • Tanatologia e Cuidados Paliativos;
  • TCC em Saúde.

Mensalidade

As mensalidades da Enfermagem na Estácio variam conforme o campus em questão e também de acordo com o período escolhido. Geralmente, o preço no semi presencial fica na faixa de R$ 550, podendo aumentar ou diminuir. Apesar disso, o aluno pode tentar uma bolsa ou fazer financiamento a partir do FIES.

Para ingressar, há quatro opções: Vestibular, ENEM, Segunda Graduação ou Transferência Externa.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESTÁCIO E CRESÇA NA CARREIRA

Leia também: Sisu 2022: saiba como usar sua nota do Enem

Vai cursar Enfermagem semi presencial?

Com certeza ficou mais simples de entender como funciona o curso nessa modalidade e quais as vantagens de escolher fazer dessa forma. A graduação em Enfermagem vai te abrir muitas portas e oportunidades no futuro, por isso tenha certeza que é uma ótima escolha.

Segue lendo as produções do nosso blog e continue bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui