O que se aprende no curso de Artes Visuais?

As artes visuais vão muito além dos desenhos e das pinturas. Essa área não se restringe, portanto, às artes. Na verdade, ela engloba o conjunto de artes que têm a visão como principal forma de avaliação e apreensão. Ou seja, fazem parte da área das artes visuais a fotografia, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura e a moda, por exemplo.

Para muita gente, esse ramo é um hobby. Todavia, se você é bom nisso e gosta de passar a maior parte do seu tempo entre as artes, por que não fazer disso a sua profissão? Quem se forma no curso de Artes Visuais pode trabalhar em atividades tão diversas quanto lecionar a disciplina de Artes em colégios, criar estampas e novas coleções em indústrias têxteis, selecionar obras para eventos culturais, desenvolver ilustrações e animações para diversos meios, entre outras oportunidades.

Artes Visuais: saiba com quais disciplinas você terá contato na graduação

Ficou interessado no curso de Artes Visuais? Acha que tem uma boa “veia artística” e apuro visual e gostaria de trabalhar nessa área? Conheça então, logo abaixo, alguns dos assuntos que são contemplados na graduação de Artes Visuais com ênfase em licenciatura. Quem sabe você não descobre que esse é o curso ideal para você? Confira!

1. Teoria e Prática da Cor

Essa disciplina é necessária para qualquer profissional que trabalha com criação de imagens, como artistas, designers gráficos e publicitários. Nela, você irá aprender o que as cores representam e como utilizá-las da melhor forma. Essa matéria aborda desde a questão fisiológica, mostrando como o cérebro interpreta as cores, até as sensações que estas podem proporcionar.

2. Desenho Técnico

Engana-se quem acha que apenas os engenheiros aprendem desenho técnico. Essa é uma disciplina comum também nos currículos de artes visuais. O objetivo dessa matéria é fazer com que os alunos aprendam a criar o projeto de um produto com formas, posições e dimensões. Por ter essas características, essa disciplina é diferente do desenho artístico, que tem como objetivo transmitir os sentimentos e o mundo interior do artista.

3. História da Arte

Estudar a história da arte é uma maneira de entender a cultura dos povos que já existiram. Para isso, são abordadas as manifestações artísticas de determinados períodos e regiões por meio de sua arquitetura, música, cinema, teatro, dança, pintura e artesanato.

4. Didática

Didática é o campo de estudo que discute os processos de ensino. Assim, essa disciplina está voltada para as relações que existem entre o ato de ensinar e o de aprender. Nessa matéria, o acadêmico irá aprender a criar condições que facilitem a construção do conhecimento.

5. Museologia

A Museologia estuda a instituição museu, preparando profissionais para fazer o seu gerenciamento, a sua preservação, produzir mostras e outros eventos relacionados com esses ambientes. Essa disciplina traz aspectos de Ciências Humanas, História da Arte, Filosofia e Ciências Biológicas.

6. Cenografia

A cenografia é necessária tanto no teatro quanto no cinema e em outras produções audiovisuais. É o especialista em cenografia que cria os cenários, escolhendo os objetos, os móveis, as cores e a iluminação que serão utilizados em cada um desses produtos audiovisuais.

7. Contação de História

A contação de história é muito importante na prática pedagógica por despertar as emoções e a imaginação. É algo natural ao ser humano, que desde que começou a ter habilidade de comunicação passou a contar histórias. De acordo com uma entrevista da educadora e escritora Kátia Vieira para o portal Terra, “criança que ouve histórias amplia o vocabulário e melhora a linguagem”.

Outras disciplinas que fazem parte da graduação de Artes Visuais

Além das matérias apresentadas acima, a grade curricular da graduação em Artes Visuais da Estácio também traz as seguintes disciplinas:

  • Filosofia da Educação;
  • Linguagens da Arte e Regionalidades;
  • Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte;
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem;
  • Pintura: Investigação de Materiais e Suportes;
  • Educação Ambiental;
  • Políticas Públicas e Organizacionais da Educação Básica;
  • Escultura;
  • Estética;
  • Educação Especial;
  • Arte e Tecnologias: Vídeo e Novas Mídias;
  • Desenho Artístico em Design Gráfico;
  • Economia Criativa: Gestão de Carreira.

Você se identificou com o curso de Artes Visuais? Então não perca mais tempo e se matricule agora mesmo nesse curso de graduação da Estácio. Se você quiser saber mais sobre cursos de graduação e ver dicas de produtividade e outras relacionadas com o ambiente da faculdade, confira outros conteúdos do nosso blog. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *