Quando se fala sobre mercado de trabalho, o campo da saúde nunca decepciona. Afinal, as pessoas sempre vão precisar de médicos, enfermeiros ou dentistas. Além disso, a demanda por cientistas de muitas áreas da saúde é constante.

Com tantas possibilidades, o maior risco muitas vezes é ficar indeciso. Isso porque, em diferentes graduações, encontramos um perfil profissional parecido. Assim, quem tem interesse em medicina, talvez tenha em farmácia ou enfermagem.

Mas não se preocupe, pois aqui vamos falar sobre as mais promissoras áreas da saúde. Além disso, vamos indicar caminhos possíveis para progredir nelas. Dessa forma, você pode tomar a decisão com mais consciência e segurança!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia mais: Megavestibular: faça a prova online da Estácio com desconto no curso!

Áreas tradicionais da saúde

Antes de entrar nas tendências, vamos explicar um pouco sobre as áreas mais conhecidas do público. Esses são caminhos mais seguros e testados, com bom retorno financeiro. Além disso, possuem mais vagas no mercado de trabalho.

Isso não quer dizer que sejam, necessariamente, melhores. Quem aposta nas tendências está se arriscando mais, mas ao mesmo tempo pode ter um retorno maior. São perfis diferentes, não melhores ou piores.

Medicina

Começando pela favorita do público. O médico cuida da saúde e bem-estar do paciente de uma forma geral. É um profissional que dificilmente fica desempregado e, com especialização, consegue com facilidade um salário na casa das dezenas de milhares. Essa carreira exige muito trabalho sob pressão e um grande senso de responsabilidade.

Farmácia

É quem trabalha no desenvolvimento e administração de medicamentos, mas também alimentos e cosméticos. Podem ter emprego na rede pública, em laboratórios privados, redes de farmácia, entre outros. Quem gostou de biologia no ensino médio vai se dar bem aqui.

Enfermagem

Quem cuida do bem-estar, preparando para o atendimento médico. Embora exista um preconceito quanto à função, ela é importante para o funcionamento da rede de saúde. Isso significa muitos empregos, com um salário razoável. Tem um perfil parecido com o da medicina.

Odontologia

Todo mundo já foi em um consultório ver um dentista. Então, você já sabe que este profissional cuida da saúde bucal e que há bastantes vagas no mercado. A preocupação com a aparência torna essa área ainda mais promissora, pois existem muitas cirurgias estéticas envolvendo essa região.

Psicologia

Essa é a área da saúde que lida com a mente humana. Possui uma tendência de alta, pois o aumento de problemas de saúde mental é uma realidade. Como no caso da nutrição, é preciso muita sensibilidade. Possui bastantes vagas tanto no setor privado quanto no público.

Serviço social

Talvez você não saiba, mas o serviço social é uma das áreas da saúde. Se parar para pensar, faz todo sentido. As demandas sociais têm um impacto importante na saúde. Possui uma remuneração média, com bastante vagas, principalmente se você se dispor a fazer concursos em outras cidades. Um campo de atuação importante, além do público, é o terceiro setor.

Áreas da saúde que estão em alta no mercado

Escapar do comum pode ser uma ótima ideia. Afinal, aqueles campos em que ninguém está apostando são os que tendem a crescer mais. É importante, ainda assim, manter as perspectivas abertas. Isso porque você não pode depender de uma vaga muito específica de emprego.

Assim, vamos dar algumas dicas de áreas mais quentes, mas que possuam uma empregabilidade razoável.

Fisioterapia

As pessoas estão vivendo cada vez mais e, com isso, tendo mais problemas de mobilidade no corpo. Mais gente trabalhando em computadores são mais problemas de ergonomia. Para tudo isso, o fisioterapeuta acaba sendo o profissional mais indicado.

Destacamos a gerontologia – especialização em idosos. Essa área está quente com o envelhecimento da população e tende a só crescer.

Biomedicina

Precisamos falar aqui das pandemias. Com o COVID-19, ficou evidente que vacinas são estratégicas para governos. Isso significa que essa área vai ver mais dinheiro e vagas nos próximos anos.

Porém, você não precisa ser um cientista. O biomédico consegue trabalhar em laboratórios privados, onde se faz exames.

Nutrição

O nutricionista é, principalmente, quem lida com os aspectos da saúde ligados à alimentação. Anda em alta, em especial na área da saúde esportiva. Tem um mercado muito promissor, pois as preocupações em relação à estética são uma tendência constante.

É recomendado para quem tem bastante sensibilidade, pois lida com um campo sensível na vida das pessoas. Há muitas vagas, tanto no setor privado quanto no público.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESTÁCIO E CRESÇA NA CARREIRA

Leia mais: Estácio Enem: como conseguir bolsa com a nota da prova?

Encontrou sua profissão nas áreas da saúde?

Sabemos que escolher uma graduação ou carreira pode ser difícil. Afinal, quantas possibilidades existem? Quais as consequências de cada decisão que se toma? Como otimizar minhas escolhas?

Uma coisa que certamente ajuda é a informação. Saber onde está pisando é fundamental para construir uma jornada de sucesso. Aqui no blog você consegue exatamente isso, a informação que precisa para tomar suas decisões. Continue nos acompanhando!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui