A área da comunicação pode ser bastante abrangente. Se você é uma pessoa criativa e gosta de estar bem informado, e também informar as pessoas, essa área pode ser uma ótima opção de carreira para seguir. A área da comunicação pode ser bastante rica e possibilitar, que se trabalhe em diversos segmentos. Neste post, vamos listas 10 profissões para seguir na área da comunicação.

Em suma, atuar na área comunicação é a possibilidade de mergulhar em uma mercado de trabalho bastante dinâmico. A comunicação é fundamental para que uma empresa funcione de maneira eficiente, com diálogo e afinidade entre todos os setores.

Ela exerce uma nobre função que é transmitir informação e conhecimento para as pessoas. A consequência disso é de facilitar o entendimento entre diversos setores diferentes de uma empresa, por exemplo. Órgãos públicos não funcionam sem um serviço de assessoria eficiente.

O primeiro passo para ingressar nessa área é optar por um curso de graduação de qualidade. A Estácio oferece muitas alternativas. Então, vamos conhecer as 10 profissões na área da comunicação para ajudar você nessa escolha.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO OFERECIDO PELA ESTÁCIO!

Leia também: O que faz um profissional de comunicação institucional?

10 profissões da área da comunicação

Para trabalhar na área da comunicação, é preciso buscar uma universidade que ofereça a você qualidade de ensino. Esse é o primeiro passo a ser dado para poder definir uma carreira profissional.

Na Estácio, você encontrará cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e também poderá escolher pela modalidade de ensino a distância ou presencial. Portanto, isso pode garantir a você poder de optar quanto ao método de ensino que mais seja adequado a sua rotina.

Confira a seguir as profissões para a área da comunicação e descobrir qual curso é necessário fazer para seguir na carreira profissional.

1- Assessor de imprensa

Essa profissão é muito abrangente e pode ser requisitada em inúmeras áreas. Esse profissional trabalha como uma espécie de porta-voz de um órgão, pessoa ou setor que seja responsável por alguma área. Ele desempenha um importante papel de transmitir uma notícia ou comunicado para construir um vínculo entre uma mídia e o púbico alvo.

A assessoria de imprensa é um poderoso instrumento de comunicação que funciona muito bem no meio corporativo ou político. Além disso, é um serviço essencial para melhorar a comunicação entre a empresa e seus diferentes setores e também fazer a mediação das informações com o público.

Se você se interessou por essa profissão, saiba que é fundamental fazer um curso de Jornalismo. Pois, é através dessa formação que se aprenderá as técnicas que devem ser aplicadas para o exercício da profissão. Além disso, esse curso permite que você tenha opção de escolha para outras profissões, o que faz com que o jornalismo seja muito versátil.

2- Produtor cultural

Se você gosta de produção de eventos que sejam ligados à cultura, essa profissão é um tiro certeiro para a sua carreira profissional. Saiba que os eventos culturais não acontecem em nenhum local sem a atuação desse profissional.

Desse modo, produtor cultural é o principal agente para divulgar eventos de dança, musica, cinema, teatro, entre vários outros. Além disso, ele também pé o responsável em captar recursos e patrocinadores para a realização dos festivais.

Para ser produtor cultural, é possível através de qualquer formação na área da comunicação. Portanto, um curso de Marketing ou Jornalismo podem ser opções interessantes para seguir nessa carreira profissional.

3- Publicitário

Se você tem afinidade com marketing, propaganda, essa profissão é bastante indicada para o seu perfil. Além disso, a profissão de publicitário é bastante requisitada e ela é um dos pontos principais para a captação de clientes para uma marca ou empresa. Para trabalhar nessa área é importante ter uma mente criativa e gostar de se envolver em projetos a curto e longo prazo.

Além disso, é preciso saber desenvolver campanhas e tudo aquilo que seja atrativo para o público alvo de onde você irá trabalhar. Outra questão importante para essa profissão é estar sempre atualizado e saber utilizar a tecnologia a seu favor.

Para se tornar esse profissional, é necessário fazer o curso de graduação de Publicidade e Propaganda. Através dessa formação, você aprenderá técnicas que podem ser aplicadas na profissão e aprenderá a administrar os conteúdos digitais e assim ter uma ampla possibilidade de atuação no mercado de trabalho.

4- Relações Públicas

Esse profissional é responsável pelas estratégias de comunicação adotadas pelas empresas privadas, órgãos públicos ou de alguma pessoa pública. O trabalho dessa profissão consiste em transmitir informações entre diversos setores e fazer a mediação da comunicação de origem interna ou externa de uma empresa, por exemplo.

Quem trabalha com isso cria campanhas, informativos e ações que integram a comunicação entre todos, facilitando o entendimento das ações planejadas.

Para trabalhar nessa área, você pode optar pela graduação de Relações Públicas ou também se graduar em outra área da comunicação. Pois além de encontrar essa faculdade para obter o diploma de ensino superior, também é possível encontrar algum curso de especialização ou pós-graduação.

5- Comunicação institucional

Empresas costumam contratar profissionais dessa área. Principalmente para implementar projetos de marketing ou na área de recursos humano (RH). Quem trabalha com comunicação institucional realiza processos para divulgar os valores e objetivos de uma empresa ou instituição.

Além disso, suas ações afetam tanto o público interno, como administradores e funcionários, como também o público externo, como clientes, parceiros comerciais, entre outros.

Para trabalhar nessa área da comunicação, você pode encontrar o curso de Comunicação Institucional. Nele, você aprenderá a dominar as técnicas e estratégias para implementar os projetos para consolidar os valores e uma imagem pública que seja positiva internamente e externamente.

6- Designer

Essa também é uma profissão que permite trabalhar em diversos segmentos da área da comunicação. A área do design é muito variada e também bastante requisitada nos tempos atuais. Afinal de contas, é esse profissional que projeta e desenvolve uma série de processos que melhoram os aspectos funcionais de um produto.

Além de trabalhar em industrias, fábricas e em diversas empresas, o campo digital também é um campo muito interessante para ser explorada pelo designer.

Para se tornar um designer, é necessário cursar a graduação de Design. Nela, você aprenderá técnicas e projetos fundamentais para explorar a funcionalidade dos produtos. Se você é uma pessoa criativa e gosta de arte, esse curso vai ser muito interessante.

7- Jornalista

O jornalista é um dos profissionais que podem atuar em vários segmentos da comunicação. Afinal de contas, essa área é muito promissora e abrangente para esse profissional, podendo trabalhar como repórter, autônomo, assessor, entre outras profissões.

Para aprender as ferramentas dessa profissão, o curso de Jornalismo irá preparar você para atuar no mercado de trabalho e se tornar um profissional diferenciado. Aproveite a abrangência desse curso para explorar todo dinamismo que essa formação pode permitir a você.

8- Produção editorial

Se você gosta de trabalhar com editoria de livros, folhetins, diagramação ou até mesmo trabalhar em websites, saiba que essa profissão pode ser um tiro certo para atuar nesses segmentos.

Para tornar-se esse profissional, a faculdade de Marketing pode ser uma boa pedida. Além dessa graduação, o curso de Jornalismo também pode ser indicado para trabalhar nessa área.

Portanto, essa é uma profissão com bastante abertura para o mercado de trabalho e oferece a você uma certa versatilidade na carreira profissional.

9- Diagramador

Se você tem o interesse em trabalhar na diagramação de revistas, livros, jornais ou outros veículos e mídias, saiba que essa profissão é fundamental para que esses produtos circulem.

A atividade dessa profissão consiste em distribui de maneira organizada os elementos gráficos em um espaço determinado. Além de poder trabalhar em veículos impresso, também existe a possibilidade de trabalhar nos meios digitais.

Para tornar-se um diagramador, a graduação adequada é a de Design Gráfico. Através dela você aprenderá tudo aquilo que é relevante para essa área do design e poderá aprender sobre diversas vertentes da profissão.

Portanto, essa é uma graduação que permite você trabalhar de maneira dinâmica, podendo optar por inúmeros segmentos da área da comunicação.

10- Revisor

Tudo aquilo que é publicado precisa de uma boa revisão. Se você tem habilidade com a escrita e consegue tornar um texto mais fluido através dos mecanismos da linguagem. Essa profissão pode ser uma carreira em potencial para você seguir.

Através desse trabalho, é possível atar em diversas frentes, como jornais, revistas, editoras ou outra área que necessite do trabalho de um revisor.

Para tornar-se esse profissional, você pode encontrar mais de uma graduação. Uma interessante pode ser a de Letras com habilitação em revisão ou até mesmo o Jornalismo. Portanto, você poderá escolher um curso superior que seja mais adequado ao seu perfil de estudo.

Conclusão

E aí? Alguma dessas profissões da área da comunicação são do seu interesse? Se você gosta de trabalhas com a linguagem, certamente essa área será muito promissora. Pois ela é bastante abrangente e também muito requisitada nos tempos atuais. Além disso, é uma área que se adapta muito bem aos avanços tecnológicos.

Confira todos os cursos de graduação na área da comunicação oferecidos pela Estácio e boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui