Uma das graduações que mais exige leituras constantes é, sem dúvida, o curso de Direito. Além dos livros recomendados pelos professores para concluir cada disciplina, existem também outros livros para estudantes de Direito que são verdadeiras obras literárias, capazes de promover uma profunda reflexão desta área.

Se você já é um estudante de Direito ou ainda está na dúvida se investe nesta profissão, confira algumas dicas de leitura, começando com obras literárias que apresentam questões bem delicadas para quem pretende seguir a carreira jurídica ou se tornar advogado(a).

Leia mais: Como é o curso de Direito? Tudo que você precisa saber!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Obras literárias para estudantes de Direito

Momentos de lazer podem ser também de muito aprendizado. Em ordem alfabética, vamos deixar algumas dicas de livros para estudantes de Direito. A sugestão é aliar a leitura com uma dose de introspecção e análise, observando as mais inusitadas situações que todo profissional de Direito poderá enfrentar um dia.

A firma

O autor John Grisham retrata na obra A firma o dia a dia de grandes escritórios de advocacia americanos. A rotina corrida e o trabalho sob pressão são bem exploradas. Além do cotidiano dos profissionais, a história vira um suspense com o personagem Mitchell. Ele é um dos primeiros estudantes da Faculdade de Direito de Harvard.

Se não bastasse o esforço para conseguir se formar, ao se tornar um advogado, Mitchell acaba enfrentando um inesperado problema no trabalho! Ainda mais, fazendo parte de uma famosa firma especializada em direito tributário.

Acima de qualquer suspeita

Esta famosa obra de Scott Turow também virou filme e ficou conhecida no cinema. Pela sua carreira como advogado e promotor, Scott soube como ninguém narrar acontecimentos em um tribunal.

O caso é de um promotor público que investiga a morte brutal de uma advogada, que foi sua colega. Mesmo tendo trabalhado para apagar o histórico de toda e qualquer relação que tenha tido com ela, no final, ele acaba sendo um dos acusados pela morte da advogada. O jogo vira e o promotor precisa provar sua própria inocência!

Crime e Castigo

Neste romance de 1866, o autor Fiódor Dostoiévski narra a história de um jovem estudante de Direito que, após matar uma mulher, não consegue conviver com a culpa. Ele fica refém do medo de ser punido, caso seja o crime seja descoberto.

Além do contexto do crime, o autor provoca questionamentos, como a prepotência do personagem que acredita que pode fazer justiça, escolhendo quem deve ou não morrer, como se fosse um ato heroico. E assim surge a reflexão sobre o que é certo ou errado, o quanto um crime em prol do bem de todos pode ser aceito ou não.

O caso dos exploradores de caverna

Um dos livros para estudantes de Direito é O caso dos exploradores de caverna, de Lon Fuller. Formado em Economia e em Direito, o autor elaborou um caso que instiga uma argumentação jurídica em uma situação bastante complexa.

Resumindo, a obra trata de cinco pessoas que foram soterradas em uma caverna. Cansadas de aguardar pelo resgate, que demorava muito além do previsto, uma delas sugere um sorteio, em que, o premiado seria morto, servindo de alimento para os demais.

Que situação, hein? No final, quando os sobreviventes são resgatados, acabam sendo acusados de homicídio. Uma história envolvente e um tanto complicada de se julgar!

Leia também: Estágio em Direito: onde encontrar as melhores oportunidades

O Primeiro Ano – Como se faz um Advogado 

Certamente, muitos profissionais e estudantes de Direito tem curiosidade de saber como é ser aluno da Faculdade de Direito da Harvard.

E é esta a proposta do livro de Scott Turow. O autor conta sobre as suas próprias experiências como aluno do primeiro ano da Faculdade de Direito de Harvard, especialmente as do primeiro ano da graduação.

Através da leitura deste livro é possível conhecer uma realidade diferente, a partir de relatos reais. Além disso, o autor expõe seu ponto de vista sobre o ensino jurídico que obteve em uma das faculdades mais conceituadas e almejadas por estudantes de todo o mundo.

O processo

Este é um clássico da literatura. Para qualquer estudante de direito, sem dúvida, é leitura obrigatória. O livro conta a história de Joseph K, que é preso sem entender a razão, e relata a angustiante jornada do personagem e tem relação direta com a prática de princípios gerais do direito como a ampla defesa e o devido processo legal. 

Sem dúvida, para quem está começando, é uma leitura que leva para a ficção a importância de determinadas diretrizes do ordenamento jurídico.

Todo advogado deveria ter esse livro em sua coleção, principalmente, os criminalistas. Essa é uma narrativa que se dá em torno de um processo nada plausível. Nela, a personagem não sabe porquê está sendo processada e a trama acontece envolta a esse absurdo.

Você já imaginou uma pessoa ser presa e não saber o que ela fez para merecer isso? O que a personagem principal do romance passa é justamente isso. Assim, a trama caminha pelos limites da justiça e do direito à defesa.

O sol é para todos

Um livro narrado sob a perspectiva de uma criança, a filha do advogado que tem a missão de defender um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca.

A história se passa nos Estados Unidos, na década de 30, envolvendo um contexto preconceituoso. Assim, o advogado acaba se destacando por lutar por uma sociedade mais justa, ainda mais fazendo parte de uma comunidade racista daquela época.

A autora Harper Lee foi premiada várias vezes por esta obra desde sua publicação, incluindo prêmios como o Pulitzer, o qual honra trabalhos de excelência no jornalismo, na música e, claro, na literatura.

Um pilar de ferro

Enfim, chegamos na última indicação de livros para estudantes de Direito. Para quem gosta de História, esta obra é um prato cheio pois apresenta, de forma romanceada, a vida de um orador e advogado da Roma Antiga, Marco Túlio Cícero.

Mesmo tratando-se de um período tão antigo, alguns acontecimentos e comportamentos ainda podem ser vistos nos dias de hoje. Em sua obra, Taylor Caldwell retrata algumas momentos da vida de Cícero, como uma brilhante defesa criminal que marcou a sua carreira, assim como a estratégia das contratações em cargos públicos, a fim de minimizar o poder das críticas e os belos discursos patrióticos, construídos com a finalidade de esconder a corrupção e outros aspectos inaceitáveis da política.

Outros livros para estudantes de Direito

Finalmente, passamos das dicas de obras de ficção para uma breve indicação de livros mais técnicos, envolvendo questões jurídicas. Confira estas opções que preparamos para você.

Teoria Geral do Processo

Tratando-se de livros mais técnicos da área, a Teoria Geral do Processo, de Antonio Carlos de Araújo Cintra, Ada Pellegrini Grinover e Cândido Rangel Dinamarco, proporciona uma noção precisa de todo o funcionamento da Justiça, e não somente do processo judicial.

Nesta obra, aspectos como organização judiciária e as junções do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Superior Tribunal Federal (STF) são abordadas. Além do mais, temas como Ministério Público, serviços auxiliares da Justiça, atuação de advogados públicos e particulares também ganham destaque neste livro. É uma boa recomendação para obter um conhecimento geral sobre estes assuntos.

Teoria da Norma Jurídica

Por fim, tem ainda a obra de Norberto Bobbio, este outro clássico é bastante teórico e foca na explicação do funcionamento das normas jurídicas, bem como toda a sistemática por trás do ordenamento jurídico. Um dos livros para estudantes de Direito indicado para entender as bases e o fundamento desta Disciplina.

Leia também: Pós em Direito: descubra as 9 mais procuradas do mercado.

Conclusão

E assim, terminamos este post após apresentar algumas opções de livros essenciais para estudantes de Direito. Para isso, focamos em obras de ficção e também livros mais técnicos, a fim de proporcionar uma visão geral da área.

Agora, para fazer a diferença na sua carreira, além de bons livros, invista também em um curso de pós-graduação em Direito. Afinal, são muitas as possiblidades de atuação nesta área e nada mais justo do que estar preparado para quando as oportunidades do mercado de trabalho baterem à sua porta.

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui