Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Muitas pessoas que se identificam com a área da saúde, tem a graduação em Biomedicina como objetivo profissional. Mas qual será o perfil do estudante de Biomedicina e quais características são importantes que ele tenha?
Inicialmente é importante lembrar que essa é uma área muito ampla e permite que seus profissionais atuem em diversos setores, podendo contribuir diretamente com pesquisas sobre doenças, realização de exames clínicos, no desenvolvimento de tratamentos e até mesmo em prevenções.
Justamente por conta desse vasto mercado de trabalho, essa é uma área que tem atraído cada vez mais estudantes no Brasil.
Quem sabe essa não é a área certa para você, conforme o seu perfil de estudante?
Para conferir todas as características que um estudante de Biomedicina deve ter, continue a leitura e veja se vale a pena ingressar nessa graduação e se ela tem familiaridade com seu perfil.
Matricule-se em Biomedicina na Estácio!
- Um dos melhores cursos do Brasil
- Graduação de 4 anos
- Bolsas especiais
- Modelos de aulas Flexíveis, Semipresenciais e Presenciais
- Unidades em todo o Brasil
- Ingresso simplificado sem vestibular ou pelo ENEM
Leia também: Diferenças entre a graduação de Biomedicina e Farmácia
Confira como é o perfil do estudante de Biomedicina
Como dissemos anteriormente o biomédico pode atuar em diversos nichos do mercado e, justamente por isso, durante a graduação ele é preparado para pesquisar e desenvolver tratamentos para doenças, e em alguns casos, atuar na prevenção delas.
Além disso, ele também pode pesquisar outras condições da espécie humana, visando trazer melhorias para a população.
Por conta disso, o perfil do estudante de Biomedicina engloba aquelas pessoas que gostam de realizar atividades em laboratório, tenham gosto em se aprofundar em pesquisas, gostem de ler, tenham vontade de conhecer os conceitos sobre microrganismos e entender como funcionam as patologias.
Também é importante que o estudante goste de acompanhar as tendências da área da saúde, e esteja sempre atento a doenças humanas e seus elementos ambientais.
Além disso, o perfil ideal do estudante de Biomedicina também prevê uma pessoa que goste de trabalhar em equipe, pois no futuro ele deve trabalhar ao lado de médicos, farmacêuticos, biólogos e bioquímicos — em equipe esse profissional terá mais facilidade de realizar pesquisas e estudos.
Vale destacar ainda que, também, é importante que o estudante de Biomedicina seja uma pessoa curiosa, pois deve sempre ter vontade de entender melhor como algumas doenças funcionam, e buscar estratégias para prevenção delas.
Em outras palavras, o biomédico deverá ser, literalmente, um pesquisador da saúde e ter a curiosidade como característica pessoal é muito importante para isso!
Diferencial do perfil do estudante de Biomedicina
Como diferencial do perfil do estudante de Biomedicina podemos destacar o domínio do inglês, já que é muito comum que eles tenham que acessar estudos internacionais sobre determinados temas.
Caso ele ainda não possua esse conhecimento, poderá fazer um curso paralelamente a graduação, ou ainda após que concluir a faculdade, isso fará bastante diferença no seu dia a dia de trabalho.
Além do inglês, aprender outras línguas também é importante para o estudante de Biomedicina, devido aos estudos exclusivos feitos no exterior.
Principais matérias do curso de Biomedicina
Se você já sabe que tem o perfil do estudante de Biomedicina mas está inseguro sobre o que a grade dessa graduação prevê, confira a seguir alguns dos temas e disciplinas que devem ser abordado durante o período de estudo.
- Bromatologia;
- Química biológica;
- Produção dos alimentos;
- Propriedades e composições dos alimentos;
- Exames clínicos em laboratório;
- Imunologia clínica;
- Toxicologia e saúde ambiental;
- Tratamentos para disfunções dermatológicas e fisiológicas;
- Líquido corporais;
- Genética forense;
- Entre muitos outros!
Áreas de atuação do Biomédico
O biomédico pode atuar de diversas maneiras no mercado de trabalho, pois ele é um profissional requisitado em diversos processos.
O profissional formado em Biomedicina pode, por exemplo, trabalhar diretamente com análises clínicas ou ambientais, na área da genética, no comandando pesquisas, na reprodução humana, manipulando óvulos, na indústria dos alimentos, na parte de biomedicina estética, entre muitos outros setores.
Já em relação ao seu local de atuação, esse profissional tem como opção os laboratórios, institutos de pesquisas, bancos de sangue, faculdades, indústrias, hospitais, clínicas de estética, etc.
É importante destacar que por conta dessa amplitude de atuação, o biomédico tem facilidade para encontrar um nicho que atenda as suas expectativas financeiras e profissionais.
Vantagens de cursar Biomedicina
O segmento de Biomedicina é muito vantajoso para quem deseja ajudar a população. Mas, além do papel importante que esses profissionais possuem na sociedade, essa é uma área vantajosa também por outros quatro motivos. São eles:
Amplo campo de atuação
Inicialmente a diversidade de opções para trabalhar é uma das vantagens mais expressiva que a área da Biomedicina possui, pois é possível escolher um nicho que você tenha familiaridade.
Salário atrativo
Outro benefício que essa área possui é o salário atrativo, uma vez que existem muitas oportunidades para biomédicos com uma boa margem de salário mensal. Inclusive, dependendo da região o valor pode ser elevado.
Chance de seguir na carreira acadêmica
Quem quer trabalhar no meio acadêmico também encontra na Biomedicina essa possibilidade. Para isso, o estudante deve fazer um mestrado nesse segmento, e após isso, pode atuar com docência, ministrando aulas e elaborando pesquisas em faculdades.
Área em plena expansão
Por fim, é fundamental lembrar que essa é uma área muito requisitada e que está em plena expansão, principalmente depois da pandemia, quando a busca por uma vacina contra a Covid-19 se tornou constante.
Além disso, devido aos avanços tecnológicos na área da genética e pesquisas com células-tronco, há uma ampla demanda para o desenvolvimento de novas vacinas e de medicamentos.
Vale destacar ainda que, essa não é uma área que se enfraquece em períodos de crise na saúde mundial, como aconteceu na pandemia. Ao contrário disso, esse setor se torna ainda mais importante nesses momentos.
Matricule-se em Biomedicina na Estácio!
- Um dos melhores cursos do Brasil
- Graduação de 4 anos
- Bolsas especiais
- Modelos de aulas Flexíveis, Semipresenciais e Presenciais
- Unidades em todo o Brasil
- Ingresso simplificado sem vestibular ou pelo ENEM
Leia também: Biomedicina: o que é, salários, mercado de trabalho e melhores faculdades
Ingresse no curso de Biomedicina!
Identificou que você tem o perfil do estudante de Biomedicina e sonha em trabalhar nesse segmento? Então aproveite para fazer a sua inscrição na Estácio, e ingressar nessa área com todo conhecimento que você precisa para ser um profissional de sucesso!
Aqui na Estácio os estudantes contam com um excelente corpo docente, formado por professores muito competentes que vão te preparar para desenvolver medicamentos e vacinas para a população.
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!