Mestrado na Estácio de Sá pode ser o seu próximo passo profissional. Quando terminamos um curso de graduação estamos empolgados com as novas possibilidades que se apresentam, certo? Temos a vontade de continuar estudando com o intuito de contribuir para o nosso desenvolvimento como sociedade.

Ao obter o seu diploma de ensino superior você já pode ingressar no mercado de trabalho e começar a atuar na área. Ou então decidir aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos em um curso de mestrado oferecido pela Estácio de Sá.

Mas também é possível que você faça o seu curso de mestrado enquanto já está trabalhando. Quando o tema é desenvolvimento de carreiras não há um jeito certou ou errado de buscar mais conhecimento.

Cada realidade é única, e a partir do momento que você decide por dar continuidade aos seus estudos o mais importante é colocar o seu plano em ação.

Quer saber mais sobre os cursos de mestrado da Estácio de Sá? Leia este texto até o final e fique por dentro dos detalhes que te ajudarão a tomar a melhor decisão.

Leia mais: Conheça os programas de mestrado e doutorado abertos na Estácio

Mestrado Estácio de Sá: quais os cursos disponíveis?

Um curso de mestrado deve complementar a formação que você já obteve durante o seu curso de graduação. Ou seja, se você é um profissional da área da saúde, pode procurar por cursos que aprofundem seu conhecimento na área.

Porém, isso não é um impeditivo para que você procure por cursos em áreas diferentes da sua formação original. Tudo vai depender de qual é o objetivo para a sua carreira. Em outras palavras, você pode buscar uma formação interdisciplinar.

Na Estácio de Sá você tem cinco opções de programas de pós-graduação stricto sensu para escolher. Entre estes programas são oferecidos os seguintes cursos de mestrado:

Destas opções de curso, direito, educação e odontologia são cursos de mestrado acadêmico. E administração e desenvolvimento empresarial e saúde da família são cursos de mestrado profissional.

Qual a diferença entre um curso de mestrado acadêmico e um de mestrado profissional na Estácio de Sá?

Os dois cursos têm o mesmo tempo de duração, 24 meses ou dois anos. A diferença está no objetivo profissional que cada um deles te permite alcançar.

Caso você tenha o objetivo de atuar como professor universitário, o mestrado acadêmico é o mais indicado. Este é o curso que te capacitará para o exercício da profissão docente em faculdades e universidades.

Agora, se o seu objetivo é o mercado de trabalho, o mestrado profissional é o mais indicado.

Os cursos de mestrado profissional contribuem para a formação de pessoas com perfil mais analítico. A sua abordagem mais prática permite a união do mundo teórico com o mundo prático da sua área de atuação.

Ficou clara essa diferença? Continue a leitura para conhecer mais sobre os cursos disponíveis na Estácio de Sá.

Saiba mais: Descubra quanto tempo dura uma pós-graduação e organize-se!

O mestrado profissional em Saúde da Família

Este curso de mestrado passou a ser oferecido em 2005 pela Universidade Estácio de Sá, sob a coordenação do Dr. Hésio Cordeiro, uma das figuras envolvidas no processo de reforma sanitária no Brasil. E também pela implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sem dúvidas este é um curso de qualidade, que contribuirá significativamente para a sua evolução profissional.

A proposta pedagógica do curso articula-se com diversos cursos da área da saúde:

  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Medicina;
  • Nutrição;
  • Odontologia;
  • Psicologia e outros.

O profissional que opta por esse curso de mestrado deverá estudar por 24 meses para obter o diploma.

Ao final do curso estará capacitado para contribuir com o desenvolvimento do SUS com a melhoria de práticas e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à área da saúde.

O curso de mestrado em questão já contribuiu para a formação de 200 mestres ao longo dos seus 15 anos de existência.

Mestrado acadêmico em Odontologia

No ano de 2002 a Estácio de Sá passou a oferecer o mestrado profissional na área de Endodontia. Em 2012 houve uma mudança importante, passou a ser um programa de pós-graduação Stricto Sensu em odontologia.

O curso de mestrado, com 24 meses de duração, é bem avaliado pelo MEC (nota 4 de 5). Contribuiu ao elevar a qualidade da produção científica na área e também a qualidade dos profissionais, permitindo o desenvolvimento da ciência.

A formação proporcionada aos profissionais permite o seu desenvolvimento nas seguintes áreas específicas:

  • Biologia Oral;
  • Endodontia;
  • Periodontia.

Mestrado acadêmico em Direito

O curso de mestrado em Direito, oferecido pela Estácio de Sá, tem duração de 24 meses. É reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nota 5. Ou seja, qualidade de ensino e pesquisa garantidas.

O curso permite ao profissional formado em direito o desenvolvimento nas seguintes áreas:

  • Fenômeno jurídico: compreensão e análise diante de suas múltiplas dimensões;
  • Pesquisa jurídica e estudos dogmáticos;
  • Sistema jurídico: compreensão do sistema e sua relação com a realidade.

Mestrado acadêmico em Educação

O mestrado acadêmico em Educação, oferecido pela Estácio de Sá, também é reconhecido pela CAPES. Da mesma forma que os demais cursos, ao escolher uma pós-graduação Estácio você garante que terá acesso a uma educação de qualidade.

O mestrado em educação permitirá ao profissional educador alcançar os seguintes objetivos profissionais:

  • Conduzir e realizar atividades de pesquisa para identificar e solucionar problemas educacionais recorrentes nas instituições de ensino;
  • Desenvolver teorias que permitam uma visão inovadora, consciente e crítica sobre o cenário educacional brasileiro;
  • Enfrentar os desafios e mudanças na educação, que estão associados às mudanças culturais contemporâneas;
  • Reconhecer problemas educacionais modernos e relacionar com aspectos socioculturais atuais.

Fique por dentro: Especialização em educação: conheça os cursos da Estácio

Mestrado profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial

Este curso de mestrado profissionalizante, disponibilizado pela Estácio de Sá, também passou pelo processo avaliativo da CAPES. O conceito obtido foi 4, de forma que comprova-se a qualidade pedagógica oferecida pela instituição.

Ao final dos dois anos do curso, o profissional estará capacitado para:

  • Atuar como professor na área de gestão empresarial ou como consultor para empresas;
  • Contribuir para a produção de conhecimento sobre gestão empresarial;
  • Produzir pesquisas e artigos científicos sobre administração de empresas, considerando aspectos interdisciplinares;
  • Promover a aproximação entre centros universitários, como a Estácio de Sá, e agências que fomentam o desenvolvimento de empresas, pequenos e grandes negócios;
  • Realizar críticas ao processo científico considerando os desafios tecnológicos, culturais e sociais da nossa realidade como país.

A mensalidade do mestrado na Estácio de Sá

Os valores das mensalidades para os cursos de mestrado da Estácio de Sá podem variar conforme a área.

No caso das disciplinas isoladas você deve ficar atento. Serão cobradas como um valor extra no valor mensal disponibilizado no momento da sua matrícula. Para saber mais sobre valores, processo seletivo e matrícula você pode acessar o portal Estácio.

Como ingressar no mestrado Estácio?

Gostou das propostas pedagógicas dos cursos de mestrado oferecidos pela Estácio de Sá?

É provável que você já tenha decidido qual o curso de mestrado é compatível com o seu objetivo profissional.

Caso você ainda não tenha tomada a decisão final, você pode conversar com colegas ou seus professores da graduação, a fim de que eles te ajudem no momento da escolha.

Tome o tempo necessário. Esta é uma decisão muito importante. Dedique-se ao momento da escolha e analise atentamente o currículo de cada um dos programas de mestrados citados no texto.

Com a sua escolha feita, você deve ficar atento ao portal de matrículas da Estácio de Sá. Lá serão divulgados os editais dos processos seletivos. Os cursos de mestrado acontecem na cidade do Rio de Janeiro, exclusivamente na modalidade presencial.

Não deixe esta oportunidade passar. Dê continuidade aos seus estudos e cresça profissionalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui